Os destaques da Euroshop 2020, feira de inovações para o Varejo

Os destaques da Euroshop 2020, feira de inovações para o Varejo

Nesta semana (de 16 a 20 de fevereiro), aconteceu na cidade de Düsseldorf, Alemanha, a Euroshop 2020, uma das maiores feiras de inovação para o varejo.

O evento ocorre a cada 3 anos, com cerca de 2.300 expositores oriundos de 61 países e mais de 114.000 visitantes de diversas nacionalidades. Os 19 pavilhões de exposições apresentaram ideias de comunicação visual, arquitetura para lojas, mercado alimentício, soluções tecnológicas e o que há de mais avançado nas áreas que permeiam o setor varejista.

Os destaques deste ano foram as tecnologias aplicadas para gerar um ambiente imersivo nos pontos físicos, um diferencial para as compras online, que apesar de eficientes, deixam a desejar no quesito experiência. O omnichannel já é realidade e a preocupação com o meio ambiente permeou todo o evento.

Iluminação

A iluminação foi responsável por grande parte do impacto da feira, os expositores não economizaram nos recursos para promover o encantamento nos stands. Além disso, trabalharam com imagens em alta qualidade, 3D e técnicas de luzes que trazem um pouco da realidade aumentada e movimento para as lojas.

Pensar estrategicamente as cores e a iluminação tem tudo a ver com criar diferentes emoções no consumidor, acolhimento, desejo, felicidade; chama atenção para os produtos e pode ser aplicado nos mais diversos setores do varejo.

Mas como a preocupação energética também esteve em pauta, as lâmpadas eram de LED, menos prejudiciais.

Reprodução: EuroShop The World’s No. 1 Retail Trade Fair

Varejo Sensorial

O sensorial retail, ou varejo sensorial, é a combinação dos avanços tecnológicos com a humanização. A iluminação nas lojas, do tópico anterior, por exemplo, faz parte de uma compra totalmente interativa, que permite ver, tocar, ouvir e sentir cada pequeno detalhe.

A Tesla, empresa de carros de luxo do empreendedor e visionário Elon Musk, quer levar os consumidores à uma compra única, através de uma jornada sensorial, premium e de alto valor agregado, ao invés de simplesmente expor seu catálogo de veículos.

Os supermercados, por sua vez trouxeram a tecnologia em favor de uma maior percepção de frescor. Já as empresas de decoração e móveis abriram a oportunidade de cocriação dos produtos, em que os clientes personalizam o produto final, saindo da loja com um item diferenciado.

Pagamento

Mudanças nas formas de pagamento também foram abordadas na Euroshop 2020. As inovações estão sendo feitas, principalmente, pelas fintechs, startups financeiras que vem transformando o mercado.

As soluções disruptivas das fintechs estão presentes nos meios de pagamento baseados em moedas digitais, QRcodes, criptomoedas e blockchain. A rapidez e segurança dos meios digitais estão se tornando preferência entre os consumidores, que se animam diante da possibilidade de um pagamento automatizado, sem filas nos caixas, podendo comprar através de smartphones e relógios digitais.

Para os varejistas, as mudanças representam redução de custos e também mais segurança nas transações. Todos saem ganhando.

Reprodução: EuroShop The World’s No. 1 Retail Trade Fair

Soluções Verdes

A exigência do consumidor por produtos mais sustentáveis é cada vez maior. Muitos expositores da Euroshop 2020 levaram esse conceito a sério, apresentando soluções com senso de responsabilidade ambiental.

No design das lojas, os stands apostaram em materiais reutilizados, como o vidro de acrílico e folhas de plástico reciclados, usados em chapas e tubos, podendo criar uma aparência muito especial, especialmente nas versões transparentes.

Outro destaque nesse sentido são os brinquedos infantis, que seguem um rigoroso padrão alemão, com ciclos de materiais sustentáveis. Cabides de grama orgânicos, por sua vez, são uma ótima oportunidade para o ramo da moda.

Reprodução: Euroshop Mag

As novidades parecem distantes? Os brasileiros presentes no evento discordam. O sentimento foi de que o Brasil tem evoluído no acesso às tendências do mercado. Não existe mais uma grande defasagem, alguns elementos que foram apresentados já estão sendo implementados. Não precisaremos esperar anos para o futuro chegar, ele já está aqui.

LEIA MAIS: As principais lições da NRF Big Show 2020

FALE COM O IEV