4 tipos de clientes: como conquistar cada um deles? - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Um bom vendedor reconhece de longe os diferentes tipos de clientes. Ele percebe as  características de cada consumidor, e, a partir daí, adapta sua abordagem de vendas para atendê-los de acordo com a personalidade deles. 

É isso mesmo! Bons vendedores são verdadeiros camaleões, pois precisam se adequar às situações. E isso pode parecer um grande desafio. 

Porém, com as dicas certas, é possível aperfeiçoar o olhar e tornar a identificação dos perfis parte do processo de prospecção e negociação.

Ao longo deste artigo, falaremos sobre os 4 principais tipos de clientes e daremos dicas para identificar e atender cada um deles.

Boa leitura! 

Quais os tipos de clientes existentes?

Dentro da ciência de vendas, é possível utilizar o quadrante de perfis de clientes para saber como melhor atendê-los.

Cada cliente se posiciona de uma forma no diagrama de personalidades. A combinação de duas ou mais tendências constrói diferentes perfis de comprador. 

Veja, na ilustração a seguir, quais os principais tipos de combinação encontrados. Em seguida, entenda quais as características marcantes dos 4 principais tipos de clientes existentes:

1. Pragmático

Dizemos que o cliente que reúne características dos eixos “racional” e ‘rápido” é pragmático. Isso significa que ele analisa questões cotidianas e profissionais de forma objetiva e busca soluções ágeis para solucionar suas demandas. 

Em geral, empresários têm um perfil pragmático.

Como identificar um cliente pragmático?  

O cliente com este perfil é afirmativo, gestual e enfático. Não tem tempo a perder. Por ser tão objetivo, muitas vezes pode soar como “curto e grosso” e pouco polido. 

2. Analítico

Um cliente que reúne características dos eixos “racional” e “lento” é analítico. 

Como o próprio nome diz, quem tem essa personalidade gosta de analisar detalhes e minúcias para tomar suas decisões. Por esse motivo, eles tendem a demorar mais para tomar uma decisão, pois eles precisam examinar cada possibilidade.

Bons exemplos de profissionais com este perfil são os analistas financeiros

Como identificar um cliente analítico?  

O cliente com perfil analítico é um grande observador. Por isso, tende a se mover devagar e andar com as mãos no bolso, por exemplo. No atendimento, ele é aquele que pergunta sobre os detalhes técnicos e práticos do produto ou serviço.

3. Expressivo

Os expressivos são pessoas emocionais e rápidas. Este tipo de cliente se relaciona bem, se expressa com facilidade, gosta de atenção. 

Este é o arquétipo mais popular entre os vendedores. 

Como identificar um cliente expressivo?  

O cliente expressivo se orgulha de se relacionar. É comum ele ser brincalhão e não perder a oportunidade de fazer uma piada. 

4. Afável

Por fim, aqueles que mesclam as características dos eixos “emocional” e “lento” são chamados de afáveis. Esse perfil é o típico amigável. Quem é afável aparenta  estar sempre disposto a ouvir e trocar experiências. 

Um bom exemplo profissional associado a este perfil é o da psicóloga. Mas na rotina do dia a dia, é aquele avô ou avó carinhoso, que gosta de cuidar e dar atenção aos outros.

Como identificar um cliente afável?

É simpático e costuma ter um sorriso amigável no rosto. Gosta de conversar sobre assuntos cotidianos e recebe novas informações com interesse e cordialidade.

Como lidar com cada tipo de cliente?

Como você viu no tópico anterior, conhecer os tipos de clientes e suas características ajuda a enxergar particularidades na conduta de cada um. 

Saber identificar os perfis ajuda a orientar o posicionamento estratégico do vendedor e a escolher as técnicas de venda com maior potencial de conversão. 

A seguir, preparamos um guia objetivo para te ajudar a entender como lidar com cada personalidade. Continue a leitura e veja como se comportam os tipos de clientes externos e como atendê-los. 

Como atender um cliente pragmático? 

  • Seja verdadeiro! O cliente pragmático não gosta de ser rodeios. Se sentir que está em uma discussão pautada por argumentos mentirosos, ele tende a encerrar a negociação de forma brusca;
  • Seja sucinto. Enrolar ao longo da apresentação de vendas consome aquilo que o pragmático tem de mais valioso: o tempo. Por isso, utilize apenas os argumentos essenciais e encurte as reuniões ao máximo;

Como atender um cliente analítico? 

  • Seja formal. O cliente analítico é racional, e seu foco está em solucionar suas demandas. Ele valoriza relações profissionais;  
  • Não pressione. Gatilhos tradicionais de vendas, como o de urgência, precisam ser trabalhados estrategicamente  com o cliente analítico. Nesse caso, a recomendação é abrir o diálogo e permitir que ele avalie a solução proposta. O prazo apertado pode ser o “empurrãozinho” que falta para que ele se decida após analisar; 
  • Forneça detalhes sobre o processo de compra. Como um bom analista, este cliente gosta de avaliar detalhes e informações. Por isso, ofereça a descrição das etapas da compra, os prazos estimados para o cumprimento da negociação, etc.

Como atender um cliente afável? 

  • Converse com ele. Clientes com este perfil gostam de se sentir estimados e sentem vontade de estreitar laços. A escuta ativa é uma técnica de vendas efetiva para todos os tipos de clientes. Porém, com o perfil afável, este é um recurso essencial! Demonstre interesse pelo que o cliente tem a dizer. Ouça ativamente, sem interromper.
  • Fale sobre questões pessoais. Criar vínculos com o perfil afável é um caminho em potencial para gerar um bom relacionamento com o cliente e torná-lo fiel à empresa

Como atender um cliente expressivo?

  • Elogie! O cliente expressivo preza a atenção. Ele gosta de saber que outras pessoas o admiram e reconhecem suas qualidades; 
  • Mostre depoimentos de consumidores satisfeitos. O gatilho de vendas da prova social deve ser usado sem moderação neste caso. Isso porque o expressivo quer ter certeza de que o produto adquirido é bem avaliado e recomendado por outras pessoas;
  • Seja informal. O cliente expressivo gosta de ouvir piadas, histórias engraçadas e experiências que possam refletir em sua percepção sobre o produto que lhe é oferecido. Caso haja abertura (levando em consideração o perfil da empresa e o do cliente), o vendedor pode ser um pouco mais informal ao conversar com um Expressivo, mas sem perder o profissionalismo! 

Tipos de clientes difíceis: como acalmar um cliente irritado e cativar o cliente bravo?

Encontrar clientes irritados e bravos ao longo do processo de negociação pode acontecer. É importante, antes de qualquer coisa, entender os motivos dessa irritação. Em muitos casos, a frustração, impaciência ou braveza de um cliente vem de motivos gerados fora do processo comercial. Nesse caso, é preciso contornar a situação com empatia e calma, reforçando seu profissionalismo e determinação em ajudá-lo.

Entretanto, se o cliente estiver bravo ou irritado por conta de algum ruído do processo de vendas, é preciso parar e analisar. Pode ser o caso de rever os processos comerciais ou mesmo entender as particularidades deste cliente e remodelar o atendimento. 

Independentemente da situação, é importante que o vendedor se esforce para transmitir calma e que entenda como melhorar o atendimento ao cliente nestes casos. Algumas dicas são: 

  • Acolher a reclamação do cliente sem argumentar em excesso; 
  • Reconhecer a falha ou o problema e se comprometer com a tentativa de solução;
  • Mostrar empatia e compreender o transtorno gerado; 
  • Falar a verdade sobre o motivo do descontentamento, sem tentar “enrolar” o cliente. 

Torne-se um especialista em vendas e encante todos os tipos de clientes! 

Ao conhecer os diferentes tipos de clientes, os vendedores tornam-se mais preparados para abordagens comerciais coerentes e assertivas. Cada personalidade demanda a escolha de argumentos específicos, bem como o uso de gatilhos e posturas direcionados. 

Além da leitura deste artigo, nós temos mais uma dica para te ajudar a turbinar a qualidade da sua abordagem de vendas: invista em formação constante! 

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