Investir em treinamento e desenvolvimento nas empresas faz parte dos objetivos de qualquer negócio que deseja crescer no seu mercado.
Mesmo com uma equipe capacitada e experiente, novos conhecimentos são essenciais para atualizar os profissionais no mercado.
A 14ª edição do Panorama de Treinamento no Brasil 2019/2020 trouxe a última média de investimento, que foi de R$ 652 por colaborador.
A pesquisa também mostra como as empresas distribuíram o investimento entre as lideranças e os liderados.
Do total de investimento separado para o ano, 20% vai para a alta liderança, 30% para gerência e supervisão e 50% para não líderes.
No setor de comércio, os principais temas de treinamento que vão ser priorizados no próximo ano são vendas, atendimento ao cliente e comunicação, respectivamente.
Se você quer melhorar o suporte a treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua empresa, continue lendo este post e entenda a importância de oferecer esse incentivo.
Qual a importância do investimento em treinamento e desenvolvimento nas empresas?
Promover o treinamento e desenvolvimento nas empresas é estratégico porque torna as equipes mais produtivas.
Imagine uma equipe comercial que usa como forma de contato com os clientes apenas o telefone. Hoje, sabemos que existem outros meios de comunicação que favorecem mais esse trabalho.
Porém, sem o conhecimento de porque se atualizar e quais ferramentas implementar, a equipe fica presa a métodos ultrapassados.
Com um treinamento e desenvolvimento de pessoas nessa área, os colaboradores podem
fazer uma gestão de tempo e produtividade melhor, além de se motivarem com o trabalho.
Ver o valor da capacitação na prática e os resultados no dia a dia, é o melhor estímulo que um negócio pode proporcionar.
Isso também leva a uma competitividade maior em relação à concorrência. A empresa que atende com mais eficiência é a que consegue conquistar mais clientes.
Por isso, é importante oferecer treinamento e desenvolvimento nas empresas de maneira estratégica, priorizando as necessidades do seu mercado.
Leia também: Gestão de equipe comercial: quais os caminhos fundamentais para ter uma equipe de alta performance?
Critérios para definição de verbas em treinamento e desenvolvimento
Outro destaque interessante do Panorama de Treinamento no Brasil 2019/2020 é sobre os critérios que as empresas usam para definir seus investimentos anuais em capacitação.
Os principais requisitos são:
- 60%: Levantamento de necessidades de treinamento (LTN);
- 56%: Previsão, considerando valores dos anos anteriores;
- 53%: Planejamento estratégico;
- 13%: Porcentagem sobre o faturamento;
- 7%: Porcentagem sobre a folha de pagamento;
- 6%: Indicadores de mercado;
- 5%: Quantidade de horas de treinamento por colaborador;
- 3%: Quantidade de horas de treinamento por efetivo da empresa.
Pelos destaques da pesquisa é possível notar que as empresas estão atentas às necessidades de suas equipes e ao planejamento estratégico do negócio.
Esses critérios podem ajudar a definir como será o investimento na sua empresa e a não esquecer de incluir a capacitação no planejamento financeiro anual.
5 tipos essenciais de treinamento e desenvolvimento de pessoas
Alguns tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas podem acontecer com frequência enquanto outros se encaixam em momentos específicos.
Conheça algumas opções de treinamento e desenvolvimento de pessoas úteis nos negócios.
1. Treinamento de onboarding
Onboarding é um termo em inglês que pode ser entendido como integração, ou seja, é um treinamento para ambientar o vendedor na empresa.
Quando um novo funcionário chega, ele precisa saber como será o seu dia a dia no negócio e dentro do seu departamento.
Então, o RH deve preparar um treinamento de onboarding com os principais tópicos como:
- Cadastro de digital ou outro meio de identificação no controle de acesso para entrar empresa;
- Onde o colaborador vai trabalhar;
- Seus acessos aos e-mails corporativos e arquivos da companhia;
- Horários de almoço e intervalos;
- Missão, visão e valores da empresa;
- Objetivos nos quais o departamento está trabalhando, etc.
Tudo o que for essencial para que o funcionário não fique perdido na sua função deve ser repassado no treinamento de onboarding.
2. Treinamento comportamental
Entender quais são os valores e a cultura organizacional da empresa também é um tipo de treinamento e desenvolvimento importante nas empresas.
Chamado de treinamento comportamental, ele deixa claro para os funcionários o que a empresa quer transmitir para o mercado.
Para que a mensagem chegue corretamente ao público-alvo, a equipe precisa entender e vestir a camisa do negócio.
Afinal, como vender um produto ou serviço no qual não se acredita e ainda reforçar valores com os quais não se identifica?
3. Treinamento em habilidades específicas
Dentro de uma empresa existem departamentos diferentes e cada um exige determinadas habilidades.
Então, na hora de organizar um cronograma de treinamento e desenvolvimento de pessoas, saiba quais são as habilidades específicas que cada setor precisa trabalhar no momento.
O departamento comercial, por exemplo, pode aprender mais sobre: Gestão de Carteira de Clientes, Inteligência Relacional Aplicado a Vendas ou Programação Neurolinguística Aplicada a Vendas.
Para a equipe em geral, alguns temas interessantes são: Finanças Pessoais e Faça o Tempo Trabalhar Para Você.
4. Treinamento de liderança
Quando um funcionário assume a posição de líder, é importante que ele seja preparado para essa função.
É claro que se ele chegou lá, sabe que é um profissional capacitado, mas ainda assim, um treinamento de liderança é essencial para trabalhar a confiança e habilidades específicas.
Esse tipo de treinamento e desenvolvimento nas empresas pode ser feito por uma escola especializada ou até mesmo por funcionários seniores.
Dessa forma, uma dica é fazer treinamento no estilo de mentorias, tornando mais rica a troca, já que as informações vêm de alguém que conhece a fundo a empresa.
5. Treinamento motivacional
Para alcançar os melhores resultados, é clara a importância de ter uma equipe engajada e motivada nas metas e objetivos do negócio.
Então, alguns tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas focados em motivação podem incluir:
- Ciclo palestras com líderes (da empresa ou de fora);
- feedbacks de desempenho;
- Confraternizações e comemorações;
- Participação em eventos;
- Gamificação de atividades, entre outros.
Descubra como ter uma liderança inspiradora e engajar sua equipe lendo este outro post do blog.
6. Treinamento comercial
Fechando a nossa lista de sugestões de treinamento e desenvolvimento nas empresas, temos o treinamento comercial.
Esse tipo de especialização alinha a equipe nos mesmos processos operacionais, ensina como usar ferramentas como CRM, ERP, entre outras, além de trabalhar no desenvolvimento de habilidades de vendas e gestão de equipes comerciais.
Com o treinamento comercial, as empresas mantêm suas equipes motivadas e alinhadas com os objetivos estratégicos de crescimento do negócio.
Leia também o post ‘Como elaborar um treinamento comercial de sucesso?’ e conheça cinco tipos de treinamento e uma sugestão de cronograma para seguir.
Benefícios dos treinamentos para as empresas
Os principais benefícios de colocar em prática o treinamento e desenvolvimento nas empresas são:
- Acompanhar as mudanças do seu setor de mercado;
- Atualizar as ferramentas de trabalho;
- Ter uma equipe mais produtiva;
- Aumentar a satisfação com o trabalho;
- Promover o desenvolvimento profissional da equipe;
- Proporcionar oportunidades de crescimento na carreira;
- Chamar a atenção de novos talentos do mercado.
Seu negócio investe em treinamento e desenvolvimento?
Agora que você já sabe a importância, os benefícios e quais tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas são úteis, pode começar a se planejar.
Com a ajuda de um cronograma, os gestores da empresa podem montar um planejamento que atenda todas as áreas.
Nessa perspectiva, o Instituto de Especialização em Vendas (IEV) pode ajudá-lo. Contamos com cursos que ampliam o campo de visão de empreendedores com metodologias práticas e aplicáveis para se tornarem inspirações para seus funcionários.
Conheça o treinamento de Gestão de Equipes Comerciais que foi estruturado com foco nas necessidades atuais dos gestores comerciais, visando a alta performance de sua equipe comercial.
O treinamento é online, possui 12 módulos e você vai aprender técnicas práticas para melhorar sua gestão de equipes comerciais.
A metodologia é aplicável desde o primeiro módulo, cumprindo o compromisso do IEV de entregar aos seus alunos a melhor experiência e resultados imediatos. Aproveite a oportunidade e invista na sua capacitação!
[wpforms id=”5710″]