Treinamento para aumentar as vendas: como melhorar a performance dos vendedores - IEV - Instituto de Especialização em Vendas
Entenda como o treinamento para aumentar as vendas pode ajudar você a vender mais e aumentar a sua taxa de conversão!

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, enfrenta um problema comum entre equipes comerciais de baixa performance: poucas vendas e queda no faturamento.

Aumentar a taxa de conversão em vendas depende de vários fatores dentro do processo comercial, mas saiba que, para alcançar metas de forma consistente e duradoura, é preciso apenas colocar em prática uma estratégia simples, mas completa! 

Você acredita que para vender mais é necessário muitos vendedores trabalhando incansavelmente em busca de mais clientes? Se você disse “sim”, sua resposta está errada! 

Ao contrário, não é uma equipe enorme que vai ajudar a expandir o seu negócio. Muitas empresas conseguem conquistar um grande número de fechamentos com times pequenos.

O segredo para converter mais clientes e expandir o faturamento está em como os vendedores trabalham e o quanto os seus gestores se dedicam ao aprimoramento do processo de venda da empresa.

Vantagens do treinamento para aumentar as vendas

O treinamento para aumentar as vendas tem muito mais benefícios além de apenas alavancar o número de fechamentos. Nós listamos 5 aspectos que o treinamento ajuda a melhorar na empresa. Acompanhe!

1. Aumenta a produtividade

Investir no treinamento para aumentar as vendas é um passo importante para alcançar a alta produtividade do seu time. Isso porque, ao conhecer todo o processo de venda e como executá-lo de forma assertiva, os seus vendedores conseguem planejar cada tarefa e organizar a sua rotina de trabalho.

Dados divulgados pela Association for Talent Development (ATD) apontam que empresas que investem em programas de treinamentos personalizados tiveram uma melhora de até 218% na produtividade e nos resultados dos seus colaboradores.

Ter essa preparação no momento do exercício da função faz toda a diferença no aproveitamento das vendas, já que os seus liderados podem prever possíveis erros e evitá-los ou corrigi-los antes de afetar o processo de venda.  

Com isso, perde-se menos tempo e energia em atividades que não agregam às vendas como, por exemplo, ter que buscar pelo contato de um cliente em potencial e agendar uma reunião, quando o vendedor já poderia ter em mãos os dados necessários para abordar cada prospect, coletados na etapa da prospecção.

Ao receber um treinamento para aumentar as vendas, o seu time consegue direcionar o foco para os negócios realmente vantajosos para a lucratividade da empresa, aumentando, então, a conversão de vendas em cada etapa do processo (preparação e planejamento, prospecção, abordagem, levantamento de necessidade, proposta de valor, negociação, fechamento e pós-venda).

2. Aumenta o engajamento da equipe

Sem uma equipe engajada, vender mais torna-se um desafio duplo. Quando os seus vendedores não se sentem motivados, é provável que não superem seus obstáculos pessoais. Se um vendedor não se preocupa em melhorar a sua abordagem, por exemplo, outros passos da venda são afetados.

É como construir uma casa, em que cada pessoa é responsável por uma parte da obra, de acordo com as suas habilidades e aptidões. Se um dos trabalhadores levanta uma parede de qualquer jeito, é provável que isso vá dar errado ao finalizar o cômodo ou instalar portas, janelas ou a rede elétrica, além da possibilidade de ruir, levando a equipe a começar a construção novamente.

O mesmo acontece em vendas. Sem vendedores engajados, não há colaboração para o desempenho da equipe. Ao investir em um treinamento para aumentar as vendas, você está valorizando cada liderado e os incentivando a trabalhar em conjunto para que todos saiam ganhando.


Além disso, se cada vendedor domina as atividades e técnicas necessárias para a sua função, o processo de venda torna-se mais fácil e rápido,o que estimula a conquista das metas estabelecidas para a equipe. O resultado dessa colaboração está no alcance de novos níveis da taxa de conversão da empresa.

3. Aumenta a credibilidade da empresa 

Você prefere treinar a sua equipe para que ela ofereça o melhor ao seu cliente ou pedir desculpa a um cliente insatisfeito por uma experiência ruim de atendimento e compra?

Você pode até contratar os melhores vendedores, mas sem um treinamento especializado em equipe, o seu time dificilmente alcançará resultados acima da média.

Através do treinamento para aumentar as vendas, o seu time consegue entregar uma experiência de compra completa ao cliente, oferecendo tudo o que ele precisa para solucionar o seu problema.

Clientes satisfeitos significam uma boa reputação e credibilidade da sua empresa entre os consumidores. O que, consequentemente, aumenta o número de indicações do seu produto/serviço, já que eles confiam na qualidade do que você oferece.

4. Reduzir erros e, consequentemente, custos 

Falhas e erros em operações ou no processo de venda custam caro! Liderar vendedores que perdem vendas e que são substituídos em um curto período de tempo também significa perda financeira.

Como, então, deixar de ter prejuízo por conta de problemas internos? A resposta é simples: treinando a sua equipe de vendas.

Vendedores capacitados sabem como devem executar cada etapa da venda de maneira bem-sucedida, evitando erros e contornando contratempos com agilidade. 

Se eles convertem clientes, fecham vendas e sabem como impedir falhas, você reduz custos, porque não precisa se preocupar em investir mais dinheiro e tempo na contratação de novos colaboradores. Pelo contrário, você, como um líder competente, vai se dedicar em desenvolver cada vez mais as habilidades do seu time.

Os investimentos devem ser feitos estrategicamente, certo? Então, saiba que o treinamento para aumentar as vendas é a maneira mais segura de aplicar os seus esforços para aumentar a conversão da sua empresa e deixar de perder dinheiro com erros fáceis de evitar.

5. Treinamento para aumentar as vendas melhora os resultados 

Todos os benefícios acima colaboram para o que toda equipe comercial deseja: melhorar os resultados em vendas. 

Se o time sabe como planejar e organizar o processo de venda e tem uma alta produtividade, cada vendedor estará engajado e motivado em trabalhar para alcançar a meta estabelecida.

Se eles compreendem exatamente como devem executar o seu trabalho com sucesso e sabem como evitar erros, os prejuízos e custos com possíveis contratações são reduzidos.

E uma empresa com uma equipe bem treinada, que entrega um atendimento diferenciado, vende mais e ainda transmite confiança aos clientes. 


A consequência de todos esses fatores nada mais é do que uma alta conversão em vendas. Então, investir em um treinamento para aumentar as vendas vai aprimorar todas as partes que envolvem o processo comercial, desde o planejamento estratégico da equipe até a liderança do gestor.

Como fazer um treinamento para aumentar as vendas eficaz

Antes de qualquer coisa, você deve entender que vendas bem-sucedidas não acontecem de forma automática e mecanizada, a não ser que ocorra através do ambiente online sem a mediação de um vendedor real.

Os seus vendedores precisam se lembrar de que estão lidando com outras pessoas, então, nutrir um relacionamento com os seus clientes ao longo do processo de venda é essencial para o sucesso da sua empresa! 

Ao ter isso em mente, o ponto crucial quando falamos em treinamento  para aumentar as vendas é compreender que a sua equipe deve ter conhecimento pleno de todas as etapas do processo de venda e não apenas aquela que vocês acreditam ser o problema

Muitas vezes, ao longo de um treinamento, os gestores percebem que os erros que impedem o aumento das vendas de um time não estão apenas em uma das fases da venda, mas sim, em várias etapas que criam maiores dificuldades em outros processos.  

Pense que, quando o seu vendedor prospecta e aborda um potencial cliente, ele deve conduzi-lo até o fechamento da compra, através do funil de vendas do seu negócio, certo?

Então, a cada etapa da venda, um certo número de leads, isso é, de potenciais clientes, vai passando ou não para a próxima fase da compra.

Quando os seus vendedores dominam as técnicas de cada fase, eles conseguem otimizar o processo e elevar esse número de leads de uma etapa para a outra. 

Assim, quando aprimoramos a qualidade de cada passo da venda, a probabilidade de converter um cliente aumenta. Não adianta prospectar centenas de contatos, se no momento da abordagem, o vendedor falha em adequar-se ao perfil do cliente, ou se, durante a negociação, ele não souber fazer concessões (ou faz concessões demais e acaba recorrendo aos descontos). 

Para medir o desempenho da sua equipe, você pode registrar os números de leads que cada vendedor converteu em cada etapa. Com esses números, você consegue calcular a sua taxa de conversão e visualizar onde estão possíveis erros. 

Investir em um treinamento para aumentar as vendas é desenvolver não apenas a maneira do seu time vender, mas também a colaboração entre os vendedores e o contato deles com o cliente.

Aliar uma boa liderança a uma equipe dedicada e conhecimento especializado é a chave para alcançar um patamar elevado de qualidade. 

Será que o treinamento para aumentar as vendas é a solução para a sua equipe?

Agora que você já sabe como o treinamento para aumentar as vendas ajuda a melhorar a conversão em cada etapa do processo comercial e o faturamento da empresa, vamos acompanhar a trajetória de enfrentamento desse obstáculo. Tente imaginar as cenas ao longo da narrativa. 

Você é o gestor comercial de uma empresa e tem em suas mãos um desafio que determinará se a companhia cresce ou fecha as portas.

Há meses, a empresa vem lidando com o baixo faturamento decorrente das poucas vendas fechadas pelo seu time, que não é engajado e não entende os detalhes necessários para um bom processo de venda. 

Você, então, inicia sua busca por soluções efetivas para alavancar as vendas da companhia e motivar os seus vendedores. As páginas com as quais você se depara na Internet indicam várias técnicas e métodos. Você se sente perdido, confuso e incapaz de aplicar todas essas estratégias sozinho.

E se houvesse uma maneira de melhorar as habilidades da equipe, vender mais, fazer a empresa crescer e, ainda por cima, ser reconhecido como um líder competente e inovador? Seria a realização do seu sonho, não é? 

Uma ideia ilumina os seus pensamentos e, agora, você volta a sua atenção a uma alternativa: treinamento para aumentar as vendas. Mas será mesmo que vale a pena investir tempo e dinheiro em seus vendedores, sem a certeza de que eles conseguirão fechar vendas com sucesso?

A resposta surge rapidamente em sua mente e você volta à estaca zero. Ao longo dos dias, a preocupação te consome. E agora, você tem mais um motivo para mudar, e depressa, a situação da empresa: a concorrência está a todo vapor, liderando o mercado e vendendo cada vez mais. 

A derrota não é uma opção. Você precisa mostrar que tem capacidade de liderança e que pode tornar o seu time a melhor equipe de vendas do segmento.  

Mas qual será o segredo do seu concorrente? 

Um levantamento de 2020 da PageGroup mostra que 52% das empresas da América Latina estão investindo no treinamento de seus colaboradores. 

Quando os vendedores sabem como efetuar cada passo da venda, com táticas matadoras para convencer e encantar o cliente, o fechamento acontece de forma natural. O segredo está no desdobramento do processo.