Treinamento para vendedores de loja: transforme o seu negócio em um case de sucesso como o da Icomar

Investir em treinamento para vendedores de loja é uma forma efetiva de multiplicar resultados, trazendo benefícios diretos para a empresa e para o time. 

Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela Sales Rediness Group. O estudo avaliou eficácia do treinamento de vendedores sob o ponto de vista de mais de 250 profissionais. Como resultado, a pesquisa mostrou que empresas com programas de treinamento para vendedores de loja efetivos têm:

  • maiores taxas de conversão de vendas;
  • níveis mais elevados de satisfação no trabalho; 
  • taxas mais elevadas de desenvolvimento de profissionais. 

Ao longo deste post, falaremos sobre as melhores práticas de treinamento para vendedores de loja e dicas de ouro para investir em treinamento comercial na sua empresa. Além disso, contaremos um pouco sobre a história inspiradora da Icomar Móveis Planejados.

Em parceria com o nosso Instituto de Especialização em Vendas, investiu na formação de seu time de vendas e se tornou um case de sucesso, somando comprometimento, planejamento e responsabilidade. 

Despertamos a sua curiosidade? Então continue a leitura para saber mais sobre o assunto! 

Por que investir em treinamento para vendedores de loja? 

Já demos algumas pistas na introdução deste artigo, mas a verdade é que as vantagens de investir em treinamento para vendedores de loja são inúmeras. A seguir, você confere algumas delas, com detalhes e números que não nos deixam mentir! 

Mais chances de converter vendas

Pode parecer óbvio, mas é sempre importante reforçar que realizar treinamentos efetivos tem relação direta com os resultados do negócio. 

A pesquisa citada na introdução deste artigo traz alguns dados impressionantes para reforçar nosso ponto. Veja só.

De acordo com o estudo, mais de 50% dos respondentes que recebem um treinamento de vendas efetivo conseguem converter mais da metade das oportunidades de venda encontradas. Isso os caracteriza como vendedores de sucesso, não é mesmo? 

Em contrapartida, entre os colaboradores que recebem treinamentos indiferentes ou ineficazes, a taxa não chega aos 40% de conversão. 

Mais autonomia e segurança para a equipe 

Ter uma equipe de vendedores autônoma e capaz de tomar decisões estratégicas é o sonho de todo gestor de vendas. Muitas vezes, esse sonho é visto como algo inalcançável, já que os vendedores de loja se mostram muito dependentes da liderança e inseguros para realizar tarefas sem supervisão direta. 

O segredo para driblar este desafio é investir em um treinamento para vendedores de loja. Isso mesmo! Com a ajuda de um programa robusto, como o PDC (Programa de Desenvolvimento Comercial), da IEV, é possível empoderar a equipe de vendas. Isso acontece por meio de mentorias, técnicas e do compartilhamento de informações-chave para garantir alinhamento ao propósito da empresa e confiança para tomar decisões assertivas na rotina. 

Menores índices de rotatividade na empresa

Reduzir e evitar a rotatividade dos vendedores é um dos mais buscados objetivos das empresas do setor comercial. Para que você tenha uma ideia da importância do assunto, de acordo com a Fecomércio, a rotatividade no setor comercial em 2017 ultrapassava a taxa de 6 em uma escala de 1 a 10 no Brasil. 

Uma das mais efetivas formas de combater a rotatividade no trabalho e consolidar sua empresa como uma das melhores para se trabalhar é investir no desenvolvimento de colaboradores. De acordo com o LinkedIn, 94% dos colaboradores permaneceriam mais tempo em suas empresas se houvesse um investimento em treinamento e desenvolvimento de capacidades. 

Viu só como é fácil provar, com números e evidências, a importância do treinamento de vendedores nas empresas? Se você se interessou pelo tema e quer implantar a estratégia no seu negócio, siga para o próximo tópico. Você vai ver um case de sucesso inspirador e algumas dicas essenciais para contratar um bom treinamento para seus vendedores! 

Inspiração: a história de sucesso da Icomar

A Icomar é uma empresa especializada em móveis sob medida. Atuando como “fabricante de sonhos”, a empresa cria projetos personalizados para atender às necessidades dos clientes. Seus diferenciais sempre foram a funcionalidade, a praticidade e a otimização de espaços com qualidade.  

O gestor e proprietário da empresa, Osvaldir Rui, trabalha há mais de 30 anos com móveis planejados. Além da expertise no segmento, Osvaldir também mostrou ser um empreendedor visionário, enxergando, no Programa de Desenvolvimento Comercial do IEV, a chance de potencializar seus resultados em vendas com o treinamento de sua equipe. 

Osvaldir nos conta como foi a aproximação com o time do IEV: “Eu aderi ao programa do IEV, porque eu estava um pouco afastado da minha equipe comercial, que são pessoas fantásticas, que eu poderia aproveitar muito mais o potencial deles, que nossa equipe poderia ter resultados melhores e eu não sabia como. Então recebi uma ligação do IEV de Presidente Prudente e achei interessante! Fiz alguns questionamentos e marcamos uma visita para me explicar o que era o treinamento de vendas” .

Para vender mais não precisa dar desconto

O gestor e proprietário da Icomar conta que, no momento em que conheceu a IEV, via seu negócio diante de um desafio: seria possível vender mais sem ter o menor preço do mercado?. 

“Estávamos caminhando para um lado que, parecia que para vender tinha que dar desconto, e ela me garantiu que eu poderia mudar isso e não acreditei, os anos vão passando e como já tenho uma grande experiência no mercado, não acreditei muito naquilo.

Por isso, contratei o IEV, por achar uma ferramenta que poderia ser muito interessante para a empresa. Falei para a Franqueada: ‘Não é aquilo que eu pensava, é bem melhor!’

Investimento em treinamento

Os resultados da parceria entre Icomar e IEV não poderiam ser melhores. Segundo Osvaldir Rui, no 1º mês de treinamento, os resultados em venda pagaram o investimento. 

Além disso, entre os resultados, o gestor destaca a segurança da equipe, que hoje, trabalha de forma completamente diferente. 

No vídeo abaixo, você confere o relato completo de Osvaldir Rui sobre sua experiência junto ao Instituto de Especialização em Vendas. Confira! 

Como realizar um bom treinamento para vendedores de loja na sua empresa? 

Se você, assim como o Osvaldir Rui, da Icomar, deseja potencializar os resultados de vendas do seu negócio, temos uma boa notícia: nós sabemos exatamente como te ajudar. 

Com um bom treinamento para vendedores de loja e agentes comerciais, é possível revitalizar o fluxo comercial da sua empresa, criando uma cultura inovadora, destacando e desenvolvendo habilidades no time.

Nós, da IEV, ficamos muito satisfeitos em poder ajudar equipes como a da Icomar Móveis, afinal, fazer com que nossos clientes tenham sucesso é nossa missão.

Se você se interessou pelo nosso Programa de Desenvolvimento Comercial, entre em contato! Podemos conversar sobre as melhores soluções para o seu negócio!