Aprimorar o discurso e aumentar as taxas de conversão são objetivos comuns a todos os vendedores, mas nem todos são capazes de alcançá-los. Afinal, o que diferencia os vendedores de sucesso dos demais?
Há uma série de atributos e comportamentos num processo de vendas que podem ser determinantes para o quanto um vendedor será bem-sucedido. É claro que se preparar bem é um dos pontos importantes, mas não é o único.
Para saber como ser um vendedor de sucesso, continue conosco. Preparamos uma lista de dicas que reúnem as melhores habilidades comerciais e as técnicas de vendas que levarão à conquista de mais clientes.
7 dicas para ser um vendedor de sucesso
– Tenha empatia
– Seja franco
– Tenha persistência
– Domine o negócio e o mercado
– Aprenda de forma contínua
– Estabeleça metas
– Mantenha-se flexível
Tenha empatia
Para oferecer a solução ideal aos clientes, é preciso ouvir atentamente o que incomoda essas pessoas, quais são suas necessidades e os seus desejos. Para isso, é fundamental ter empatia.
Vendedores de sucesso se colocam no lugar de seus clientes e buscam entender o que eles precisam, sem qualquer tipo de julgamento.
Procure sempre compreender:
– o que o cliente precisa e qual a solução;
– quais os problemas e os desejos do clientes;
– como sua solução ajudará o cliente.
Ao identificar as respostas para essas questões e se colocar no lugar do cliente, será possível fazer o melhor atendimento e ser reconhecido como um vendedor que realmente se importa com o que o cliente precisa.
Seja franco
A sinceridade é fundamental para se tornar um vendedor de sucesso. Jamais tente manipular clientes. Isso pode encerrar qualquer possibilidade de construir uma relação de confiança com seus clientes.
Lembre-se que as reclamações e críticas negativas reverberam ainda mais que as indicações. Além de perder uma oportunidade naquele momento, você pode prejudicar seu potencial de vendas no futuro.
Está com dificuldades para aumentar suas taxas de conversão? Priorize os clientes que podem ser ajudados com sua solução. Assim, você focará naqueles que estarão mais perto de comprar e evitará perda de tempo e esforço.
Caso sua solução não seja a mais indicada, seja franco. Esse tipo de atitude é fundamental para conquistar o respeito dos clientes.
Tenha persistência
Ouvir “não” faz parte da rotina de qualquer vendedor ou representante comercial. O que diferencia os vendedores de sucesso é sua persistência.
Respostas negativas servem como aprendizado para entender como contornar possíveis objeções. Reflita sobre por que o cliente disse não e identifique os caminhos para construir um melhor rapport.
Mantenha uma postura positiva diante das dificuldades e encare esses obstáculos como um desafio necessário para atingir seus objetivos.
Domine o negócio e o mercado
Estar bem preparado é imprescindível para vender mais.
É preciso conhecer todos detalhes do seu negócio e de sua solução, assim como é importante pesquisar sobre quem são seus clientes, suas necessidades e quem são seus concorrentes.
As informações que você precisa estão cada vez mais disponíveis em meios digitais. O uso de um CRM pode ajudar a mapear todos os contatos e todas as interações com seus clientes.
As redes sociais, especialmente o LinkedIn, trazem as informações sobre empresas, cargos e quais são os gostos de seus potenciais clientes.
Antecipe-se às necessidades de seus clientes e dedique-se a entender como atendê-los da melhor forma. Lembre-se que eles também podem pesquisar sobre soluções e, por isso, tendem a ser cada vez mais exigentes.
Aprenda de forma contínua
Quer se manter um vendedor de sucesso por muito tempo? Seja humilde e procure capacitação constante.
É comum que ao conseguir muitas vendas e bater metas, vendedores passem a adotar uma postura arrogante e assumam uma posição em que já aprenderam tudo o que precisam.
Essa arrogância pode custar caro. Para não se tornar um vendedor ultrapassado, procure sempre se manter atualizado sobre novas tecnologias e inovações.
Quanto mais informações absorver, mais preparado você estará para atender seus clientes e superar seus concorrentes.
Estabeleça metas
Qual o seu objetivo como vendedor? Uma resposta precisa para essa pergunta, certamente, passa pela definição de metas.
Os vendedores de sucesso sabem o que querem e quando devem atingir cada uma de suas metas.
Se você trabalha para uma empresa, provavelmente, seu departamento comercial já estipula metas. Mas nada impede que você defina seus objetivos pessoais. Para isso, lembre-se de usar a metodologia SMART.
Cada meta deve ser S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
Portanto, estabeleça objetivos em longo prazo, para nortear o seu caminho, e defina quais metas devem ser atingidas em prazos curtos para que você alcance o objetivo final.
Mantenha-se flexível
Ainda que seus processos estejam bem delineados e tragam bons resultados, mantenha-se flexível para sempre aprimorá-los.
Você deve ser capaz de adaptar seu discurso de vendas a novas circunstâncias.
Com mercados cada vez mais competitivos, oferecer vendas mais personalizadas se torna uma obrigação. Portanto, prepare-se para se adaptar às necessidades de cada cliente.
A flexibilidade será uma chave para permitir o seu crescimento e manter seu potencial de vendas sempre em alta.
Como se tornar um vendedor de sucesso
Aliar competências comerciais e o domínio de técnicas é um bom caminho para conquistar clientes e ser um profissional de excelência. Mas isso pode não ser o suficiente sem a orientação adequada.
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