Entender como ser um bom líder é um desafio para muitos. Entretanto, os benefícios de adotar práticas de aproximação e inspiração dos funcionários são inúmeros.
Prova disso são estas estatísticas, que apontam que 79% dos funcionários deixam seus empregos devido à falta de reconhecimento dos líderes.
Além disso, a confiança nos líderes é o elo mais bem classificado para o engajamento dos funcionários. 77% dos colaboradores acredita que a liderança influencia em sua motivação no trabalho. Para você ter uma ideia, esse índice supera os motivadores tradicionais, como cultura organizacional (73%) ou oportunidades de crescimento na carreira (66%).
Se você foi impactado pelas estatísticas e deseja conhecer os melhores caminhos e dicas de como ser um bom líder, continue a leitura. Daremos 5 dicas práticas para entender como ser um bom líder, a saber:
- 1. Permita-se aprender com a equipe
- 2. Compartilhe posicionamentos estratégicos
- 3. Estimule a gestão compartilhada
- 4. Esteja presente
- 5. Mantenha-se atualizado
Boa leitura!
O que um bom líder NÃO deve fazer? Evite este caminho!
Antes de falarmos sobre como ser um bom líder, vamos levantar a bandeira vermelha para te chamar a atenção a respeito das práticas que NÃO devem existir em sua gestão de equipes e processos organizacionais.
Mantenha-se em alerta, pois a prática de algum dos itens abaixo pode contribuir fortemente para a criação de equipes desmotivadas e pouco dispostas a contribuírem efetivamente com a empresa.
1.Tratar o time de maneira desigual
Se você está em busca de se tornar uma liderança motivacional, nunca trate seu time de forma desigual. Ainda que haja, dentro da equipe, colaboradores com melhores desempenhos ou mesmo com perfis com os quais você se identifica mais, não deixe que isso transpareça na rotina.
Reconhecer o bom trabalho da equipe é fundamental. Entretanto, isso jamais deve ser feito de modo a criar rivalidades e conceder privilégios para alguns em detrimento de outros.
2. Adotar uma postura hierárquica
Antigamente, era comum associarmos a figura do líder a um profissional “intocável”, com o qual não era possível estabelecer troca ou conversa alguma. Aliás, para muitos colaboradores, esta ainda é a realidade vigente nas empresas.
Esta pesquisa, da Você S.A. entrevistou líderes e liderados para entender como ambos enxergam o trabalho de gestão realizado. A surpresa encontrada foi que apenas 18% dos líderes se enxergaram como autoritários. Entretanto, 31,6% dos funcionários identificam suas lideranças com esta característica.
Entretanto, com a mudança no perfil dos colaboradores (e das empresas), a figura da liderança também foi repaginada. Por isso, nos dias de hoje, o líder autocrático, que estabelece, entre si e seu time, um distanciamento, é visto como um chefe ruim e pouco inspirador.
3. Manter distância dos desafios da equipe
O terceiro tópico de ações para evitar ao tentar entender como ser um bom líder diz respeito à proximidade entre os gestores e sua equipe. Nos dias de hoje, é impossível pensar em um gestor comercial de sucesso que não conhece os desafios de sua equipe.
A ideia de que a liderança existe apenas para orientar e tomar decisões estratégicas deve ser abandonada! Isso porque, cada vez mais, o conceito de liderança inspiradora está fortemente ligado à colaboração e à cocriação.
4. Guardar orientações estratégicas para si
Uma das vantagens da liderança é o acesso livre a informações privilegiadas e ao planejamento estratégico da empresa. Entretanto, infelizmente, é comum encontrarmos gestores que recebem e absorvem estas informações, impedindo que cheguem a seu time de liderados.
Dessa forma, o direcionamento de ações rotineiras não tem uma orientação alinhada com o propósito da empresa, o que impede que o negócio obtenha resultados em toda sua potencialidade.
Como ser um bom líder? 5 dicas práticas
Agora você já sabe tudo o que deve evitar para entender, na prática, como ser um bom líder. Mas não vamos parar por aqui! Continue a leitura para descobrir, em 5 passos, que posturas adotar para descobrir como ser um bom líder de equipe.
1. Permita-se aprender com a equipe
A primeira de nossas dicas de como ser um bom líder é: mantenha a humildade de um aprendiz. Afinal, o líder é um profissional que reúne expertises. Mas isso não significa que ele detenha todo o conhecimento disponível sobre seu setor de atuação.
Aliás, o mais comum é acontecer o oposto: colaboradores, em suas rotinas dinâmicas, adquirem conhecimento a todo tempo, acessando novas ferramentas e métodos de realizar suas funções.
Um bom líder está atento a estas descobertas, e se coloca no papel de aprendiz para trocar experiências e desenvolver habilidades com a ajuda do time.
2. Compartilhe posicionamentos estratégicos
A melhor forma de obter resultados satisfatórios em vendas, conversões e aquisições é garantindo que todo o time trabalhe em prol de um objetivo comum. Compartilhar a estratégia empresarial do negócio é um dos diferenciais de uma boa liderança.
Enquanto líderes hierárquicos e autoritários seguram a informação, limitando o time a conhecer apenas os detalhes imprescindíveis, o líder motivacional compartilha dados, reforça a relevância do time para o atingimento de metas e, consequentemente, estimula a produtividade da equipe.
3. Estimule a gestão compartilhada
Um líder que estimula a gestão compartilhada é um promotor da cultura de inovação nas empresas. Esta prática combina a autonomia dos setores com o compartilhamento de informações-chave sobre a gestão da empresa por parte do gestor.
Uma cultura de gestão compartilhada permite:
4. Esteja presente
- soluções mais ágeis para problemas de rotina (já que todo o time está empenhado em cumprir o propósito do negócio de forma alinhada);
- espaço para o desenvolvimento de inovações e adoção de novas ferramentas de trabalho (já que o time se sente confortável na rotina);
- trocas valiosas sobre formas de otimizar a rotina e alcançar os objetivos estratégicos do negócio.
De acordo com a HBR, 78% dos líderes empresariais estão focados em melhorar seu engajamento com os funcionários. E o que isso significa, na prática? Que este grupo de gestores percebeu que, para entender como ser um bom líder, é preciso estar presente na vida de seu time.
Um líder presente conhece o dia a dia da equipe, entende os processos e a complexidade das relações da força de vendas e pode ser consultado proativamente pelo time conforme sua necessidade.
5. Mantenha-se atualizado
Nossa última dica para entender como ser um bom líder é: estude sempre! Vivemos em um mundo volátil e ágil. Nele, processos, tendências, metodologias e comportamentos mudam a todo tempo.
A saída para se manter competitivo como líder e, sobretudo, para acompanhar a movimentação do mercado, mantendo-se inspirador, é realizar treinamentos e formações que auxiliem no reforço e no desenvolvimento de habilidades e competências.
Nesse sentido, o IEV – Instituto de Especialização em Vendas, surge como um importante aliado. No mercado desde 2014, o IEV coleciona casos de sucesso em formação e desenvolvimento de líderes e times comerciais. Nosso portfólio de clientes ultrapassa os 5 mil alunos e 450 empresas atendidas.
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