Como ser um gerente comercial de sucesso? Guia completo para entrar na profissão

Como ser um gerente comercial de sucesso? Saiba que, para se tornar um líder empático e inspirador, é preciso reunir diversas características, dentre as quais destacamos as habilidades de relacionamento e de visão estratégica. 

Se você pensa em se tornar um gestor de sucesso, precisa ler este artigo, que funciona como um guia para investir na profissão. Tratamos sobre conceitos, média salarial e 6 dicas de ouro para desenvolver as habilidades-chave de um gerente comercial. 

Boa leitura! 

O que faz um gestor comercial? 

Para entender como ser um gerente comercial de sucesso é preciso, sobretudo, entender quais as expectativas sobre a profissão. 

Antes de mais nada, é preciso entender que um líder de sucesso é um entendedor da ciência de vendas. Ele é responsável por trazer uma visão estratégica para seu time, estimulando a prospecção de novos clientes, a busca por oportunidades de negócios e maneiras de proporcionar o crescimento e desenvolvimento da empresa. 

De maneira prática, podemos dizer que o cargo de um gestor comercial é analítico. Ele envolve mais estratégia do que operação, embora um diferencial de um bom líder de vendas seja justamente sua habilidade no campo prático.

Dessa forma, é possível atuar com maior assertividade na supervisão da força de vendas, no gerenciamento de despesas, negociação de contratos, desenvolvimento de estratégias e relatórios e por aí vai. 

Além das funções pontuadas acima, fazem parte da rotina de um gestor comercial: 

  • interface com outras áreas de negócios (como financeiro, marketing e logística);
  • controle do ritmo de vendas; 
  • gestão de métricas e resultados;
  • implantação e consolidação dos processos organizacionais;
  • análise do cenário atual e identificação de oportunidades de melhoria na operação; 
  • desenvolvimento do time, com a realização de treinamentos para vendedores
  • elaboração de campanhas e metas setoriais e comerciais;
  • monitoramento da customer experience (ou experiência do cliente);
  • avaliação da concorrência e do mercado. 

Qual a média salarial do gestor comercial? 

De acordo com o portal Vagas.com, a média salarial do gestor comercial é R$4.709,00, considerando um piso de R$3.100 (considerado o valor do salário inicial) é R$7.083 (para profissionais sênior).

É importante lembrar que, além do salário bruto oferecido pelas companhias, há, também, uma série de incentivos e bonificações adicionais ao valor, como vale transporte, alimentação e bônus por comissão. 

Como ser um gerente comercial de sucesso? As 6 principais habilidades e dicas para se destacar no segmento 

Agora que você já sabe como um líder de vendas trabalha, é hora de dar mais um passo. Continue a leitura para entender como ser um gerente comercial de sucesso em 6 dicas essenciais. 

1. Bom relacionamento com o time

A primeira característica que define como ser um bom líder de vendas é o relacionamento. O líder inspirador é capaz de identificar características-chave em seu time, interagindo com cada uma delas de forma personalizada. 

Isso significa que ele é capaz de reconhecer um perfil analítico em sua equipe e estimular a adoção de práticas que aguçam esta habilidade. Em contrapartida, sabe compreender e valorizar funcionários com alto potencial tático. 

O gerente comercial de sucesso é aquele que sabe a hora de falar e, sobretudo, de ouvir e acolher demandas e feedbacks de seus colaboradores. 

2. Pensamento estratégico

Ter um pensamento estratégico é o diferencial de quem assume tarefas estratégicas, como ser um gerente comercial de sucesso. 

O pensador estrategista avalia uma situação enxergando além dela. Neste caso, o foco está nos caminhos trilhados para solucionar problemas e na identificação de oportunidades de melhorias de processos e resultados. 

Veja no vídeo abaixo algumas dicas e caminhos para exercitar o pensamento estratégico:

3. Capacidade analítica

Aliado ao pensamento estratégico, está a capacidade analítica. Esta habilidade permite que o líder de vendas dissocie emoção e razão na hora de avaliar situações e desvios operacionais. 

Com o pensamento analítico, é possível decompor a situação em partes mais simples, cuja solução seja mais facilmente alcançada. 

4. Participação ativa nas atividades do time

Entender como ser um gerente comercial de sucesso também passa pela compreensão da importância da liderança participativa. Afinal de contas, a cada ano, a imagem do líder imponente e inalcançável dá lugar a uma imagem humanizada e acessível.

Este é o gerente comercial de sucesso: capaz de se envolver e participar das atividades do time; das corriqueiras às estratégicas. 

5. Compreensão dos objetivos macro e micro do negócio

Como ser um gerente comercial de sucesso sem compreender o DNA do negócio? Impossível, não é mesmo? Por essa razão, é essencial que o líder se ligue ao planejamento estratégico da empresa na qual trabalha. 

Desta forma, estará preparado para compreender o objetivo macro do negócio (aquele que está alinhado à alta direção e ao posicionamento da empresa no mercado) e os objetivos micro do setor (ou como a área de vendas precisa operar para garantir que as metas influenciem positivamente no resultado final). 

6. Atenção às novas tecnologias lançadas

Por fim, o profissional que compreende como ser um gerente comercial de sucesso está pronto para atuar em consonância com a tecnologia. Isso porque o avanço dos softwares e sistemas operacionais de vendas (como os sistemas CRM – Customer Relationship Management, que cuidam de maneira próxima do atendimento ao cliente), novas possibilidades para dinamização da rotina seguem surgindo. 

Um bom líder de vendas é capaz de identificar estas oportunidades, se abrir a conhecê-las e, sobretudo, garantir que seu time seja capaz de compreender e incorporar as tecnologias na rotina. 

Treinamento de equipes: uma ferramenta-chave para os bons líderes

Investir em treinamentos não é tarefa exclusiva para os momentos de adoção de novas tecnologias. Esta, na verdade, é uma atribuição essencial para garantir que líderes e liderados mantenham-se alinhados enquanto equipes e diante dos propósitos do negócio.

Se você se preocupa em entender como ser um gerente comercial de sucesso e valoriza o treinamento como uma ferramenta-chave para alcançar seus objetivos, conte com o IEV! 

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