Todo vendedor deseja ter a melhor estratégia de vendas para conquistar os seus clientes. Independentemente do porte da empresa, atingir a meta de vendas assegura o sucesso de curto a longo prazo.
Só é perceptível que as estratégias de vendas estão sendo bem usadas quando o cliente valoriza o trabalho da empresa. Logo, há vários caminhos para chegar a essa etapa e eles precisam estar claros na cabeça do vendedor.
Afinal, vender a qualquer custo sem entender a dor do cliente pode ocasionar prejuízo financeiro pelo simples fato de que ele se sentirá frustrado e não conseguirá ter o que deseja.
Por isso, neste artigo traremos quatro exemplos de estratégias de vendas rápidas para garantir que o seu negócio evolua constantemente e o consumidor saia sempre satisfeito do estabelecimento.
Acompanhe e boa leitura!
O que é estratégia de vendas? Principais diferenças da estratégia de marketing de vendas
Antes de mostrarmos as estratégias de vendas para atrair clientes, devemos levar em conta uma grande confusão entre esses termos. Embora possam agir em conjunto, eles não são a mesma coisa. Preste atenção:
A estratégia comercial de vendas corresponde às ações que guiam uma empresa a aumentar suas vendas.
Nesse sentido, ela envolve diversas observações, como conhecer o tipo e a qualificação de potenciais clientes, assim como a pesquisa de mercado para maior clareza no processo de vendas.
Já a estratégia de marketing de vendas representa a maneira de divulgar o produto para os consumidores e preservá-lo no subconsciente para que a marca seja lembrada positivamente.
Por exemplo, uma companhia do setor agro pode fazer uma campanha diferenciada sobre determinado produto utilizando anúncios para aguçar o desejo. Assim como as estratégias de marketing para atrair clientes, as de vendas são viáveis como pontapé inicial.
Ficou entendido a diferença entre elas?
Quais são as fases para uma excelente gestão estratégica de vendas?
Antes de você conhecer quais são as estratégias de vendas, saiba que elas se baseiam em três etapas fundamentais: encontrar, conquistar e fidelizar clientes.
Observe que todas elas são importantes para o planejamento estratégico de vendas, no entanto, podem ser úteis separadamente.
Por exemplo, uma concessionária que entrou no mercado recentemente precisa encontrar ou manter clientes? Significativamente, descobrir clientes é a primeira parte de um processo natural para que a empresa se posicione no segmento e, em consequência, os vendedores consigam bater a meta.
Por outro lado, uma corretora de seguros conhecida no ramo e com um seleto número de clientes não quer diminuir a receita, então ela opta por uma estratégia para fidelizá-los.
Essas são ações que, a partir das etapas de estratégias de vendas, serão fundamentais para considerar a importância de cada tática.
Como montar uma estratégia de vendas? Conheça 4 dicas
Para esclarecer mais sobre essa questão, separamos quatro exemplos de estratégias de vendas que podem ser implementadas na sua empresa. Lembre-se de que elas devem ser adaptadas de acordo com a realidade do negócio.
1. Prepare a equipe para representar a marca
Planeje o seu time conforme suas qualificações. Não adianta colocar um funcionário para vender um tipo de produto que ele não domina. Isso foge da lógica de estratégia de vendas rápidas e qualificadas.
Essa ação é especialmente prejudicial para a lucratividade da empresa, já que o vendedor não tem técnicas para lidar com o cliente, o que o impede de vender mais. Entretanto, o que muitas vezes alguns gestores esquecem é que o essencial não é quantidade e, sim, a qualidade.
Como resultado disso, normalmente vemos desconforto do vendedor e a perda de clientes.
Sendo assim, preste atenção no conhecimento interno do seu time e como ele aplica isso no dia a dia. Conforme os resultados surtirem efeitos positivos, aumente a estratégias de acordo com as suas habilidades.
2. Mapeie o processo de vendas da empresa
Não podemos pensar em como montar uma boa estratégia de vendas sem pensar no processo de vendas. Esse é o conjunto de informações, técnicas e orientações que guiam a força de vendas ao longo de todo o ciclo comercial.
Basicamente, podemos encarar esse processo como um fluxo de ações que devem ser implementadas pela equipe de vendas para fechar negócios, indo desde a prospecção até o pós-vendas.
Quer saber como estruturar o seu e dar um salto nas vendas? Neste eBook completo sobre o assunto, você vai ver:
- O que é um processo de vendas;
- Por que você precisa de um;
- Etapa por etapa de um processo de vendas certeiro;
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3. Use as estratégias de vendas online
Em meio à tecnologia, o boca a boca é somente um recurso adicional nos dias de hoje. Quando falamos em estratégias de vendas online pensamos em aceleração de resultados.
Um grande exemplo disso é o uso de CRM, essencial para organizar o processo comercial, desde a prospecção até o fechamento de contratos e o pós-vendas.
Outros mecanismos de uso da tecnologia são as redes sociais. O Facebook, Instagram e LinkedIn são ótimas oportunidades de vender efetivamente no meio online.
Nesse cenário, o gestor pode direcionar o vendedor a conquistar o cliente, logo, o time de marketing entra em ação para ajudar nas estratégias de vendas online.
Indicação de leitura: Aprenda como aumentar as vendas online com atitudes de um verdadeiro vendedor de alta performance
4. Use os gatilhos mentais
Com uma boa estratégia de vendas rápidas, um profissional atualizado utiliza os gatilhos mentais para persuadir o comprador.
A técnica consiste em despertar estímulos para que o comprador leve o produto ou serviço em pouco tempo. Isso significa que, a partir dos incentivos que os gatilhos provocam, o cérebro pode fazer escolhas mais automáticas no momento da compra.
Entretanto, vale ressaltar que os gatilhos mentais devem ser usados de forma estratégica e honesta, para manter a experiência do consumidor e a reputação da empresa.
Assim, seja atencioso pessoalmente ou por qualquer outro meio, reforçando sempre o discurso de vendas e a sua proposta de valor para lembrá-lo da importância do produto para si.
Como elaborar um plano de ação de vendas?
Quando pensamos “qual a melhor estratégia de vendas”, devemos entender que não existe uma única resposta. Isso porque cada segmento possui particularidades, assim como as próprias empresas.
Porém, não tem como montar uma estratégia de vendas sem se atentar ao seguinte:
- Fazer um bom planejamento estratégico de vendas;
- Conhecer quem é o Perfil de Cliente Ideal (PCI) da empresa;
- Estudar e analisar fatores externos (mercado e concorrência);
- Criar um bom portfólio de soluções;
- Ter uma boa gestão estratégica de clientes;
- Definir metas estratégicas;
- Monitorar os resultados.
O ideal, em qualquer caso, é que o gestor esteja bem familiarizado com o processo de vendas do seu negócio e, a partir disso, consiga estabelecer bons exemplos de estratégias de vendas para a realidade da organização.
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