O diretor comercial é um cargo de liderança dentro da gestão que faz a organização do departamento de vendas, alinhando as estratégias aos objetivos gerais do negócio e acompanhando os resultados obtidos pela equipe.
Por ser um cargo de liderança, é uma posição que exige bastante preparo e conhecimento.
Uma boa formação acadêmica e profissional auxilia nos primeiros passos na profissão e a ganhar experiência na área.
Geralmente, os profissionais começam como vendedor, depois passam pelas funções de gerente, até chegar na diretoria.
Os conhecimentos vão além das teorias e processos administrativos. Também envolvem conhecer profundamente o planejamento estratégico da empresa e onde ela pretende chegar.
Se esse é o objetivo para a sua carreira, é importante investir no seu desenvolvimento profissional e aproveitar as oportunidades que a empresa proporcionar.
Mas também vale a pena ir atrás de especializações que vão contribuir para a sua chegada à posição de diretor comercial.
Para te ajudar nesse caminho, montamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o cargo: o que faz, as principais habilidades e como ter sucesso sendo um diretor comercial.
Continue a leitura e aproveite!
Quem é o diretor comercial?
O diretor comercial é um cargo do quadro da gestão geral da empresa, responsável por gerenciar toda a área de vendas — estratégias, equipe e resultados.
O que um diretor comercial faz?
Um diretor comercial desempenha uma série de tarefas gerais. Elas podem ir além das que vamos citar abaixo, pois cada negócio, dependendo do porte e do setor, agrega funções específicas.
Confira a seguir as tarefas que um diretor comercial faz:
Alinhar os objetivos estratégicos
Como um membro da gestão da empresa, o diretor comercial faz o alinhamento das estratégias de vendas aos objetivos principais do negócio.
Então, se a empresa tem uma meta X de faturamento anual, por exemplo, o diretor repassa para a equipe e dá as diretrizes de:
- Como o objetivo será dividido ao longo do ano;
- Quais serão os focos do trabalho;
- Indicadores para acompanhar, etc.
Criação da estratégia comercial
A partir do trabalho anterior, o diretor comercial faz a criação da estratégia comercial e de como a equipe de vendas vai trabalhar.
Também inclui como outras áreas — o Marketing, por exemplo —, vão colaborar com os planos e metas. Depois, repassa tudo para os outros membros da diretoria e para o CEO.
Leia também: Estratégia empresarial: como garantir a vantagem competitiva do seu negócio?
Monitoramento dos KPIs comerciais
O diretor comercial também faz o acompanhamento dos resultados dos KPIs comerciais.
A equipe de vendas realiza o trabalho e depois o diretor usa as métricas alcançadas para calcular os indicadores. Assim, é possível saber se o departamento está caminhando rumo ao cumprimento das metas.
Auxilia o trabalho dos gestores
Como o cargo mais alto da área de vendas, o diretor comercial cumpre o papel de mentor para o gerente de vendas.
O gerente é responsável pela parte operacional das vendas e lida diretamente com a equipe. Então, os dois cargos colaboram para gerir o time, resolver problemas e manter um ambiente de trabalho positivo.
Principais habilidades para ocupar o cargo
Agora que você já sabe o que um diretor comercial faz, vamos conhecer algumas habilidades importante para este cargo:
- Ter um bom histórico profissional;
- Possuir experiência prática em gestão de vendas;
- Entender sobre desenvolvimento de produto, mercado e processos;
- Ter perfil para liderança de alta performance.
Qual é o salário de um diretor comercial?
A remuneração de um diretor comercial pode variar de acordo com a empresa e o nível de experiência do profissional.
O salário inicial começa em R$ 5.000, chegando a R$ 17 mil para profissionais com alto nível de experiência. Na média, o salário fica em torno de R$ 10 mil.
Leia também: Conheça todos os cargos do departamento comercial e o que cada um faz.
Como ter sucesso como diretor comercial?
1. Seja um líder inspirador
Um diretor comercial que consegue inspirar a equipe a fazer suas tarefas, acaba favorecendo o próprio trabalho. Use sua experiência para ajudar nas tarefas e resultados do time.
2. Divida tarefas
Existem tarefas específicas que o diretor comercial faz, mas também é necessário dividir tarefas mais operacionais com a equipe.
É ideal que o líder comercial foque sua atenção em atividades estratégicas para o time, oferecendo seu apoio quando necessário. Portanto, quando a tarefa não for tão relevante ao cargo, o ideal é repassá-la à equipe.
3. Seja acessível para esclarecer dúvidas
Como é o diretor comercial que faz o repasse para a diretoria, também é ele quem recebe as diretrizes gerais. Então, ao repassá-las, abra espaço para a equipe tirar dúvidas e mostrar o quanto entenderam ou não a estratégia.
4. Use estrategicamente os feedbacks
Fique atento aos feedbacks que receber para conseguir agir a partir deles. Dê espaço não só para outros diretores, mas também valorize os retornos que receber da própria equipe.
5. Valorize a comunicação com a equipe
Um diretor comercial deve se empenhar para se comunicar bem com a equipe. Assim, ele consegue delegar funções, esclarecer dúvidas, ouvir feedbacks e inspirar pessoas. Ferramentas simples como um chat virtual facilitam muito o contato diário.
Prepare-se para crescer profissionalmente
Agora que você sabe o que um diretor comercial faz e está inspirado para começar a guiar uma equipe de vendas para o sucesso, é importante pensar em treinamentos que vão levar o nível técnico do seu time para outro patamar.
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