A equipe de vendas é um dos pontos mais importantes de qualquer empresa. Afinal, está diretamente relacionada ao lucro dos negócios e ao sucesso da organização.
Exatamente por isso, entender como incentivar o seu time pode fazer a diferença para potencializar os resultados.
Por mais complexa que essa tarefa pareça ser, enquanto gestor, você pode inspirá-los a serem profissionais cada vez melhores. Mas não basta fazer isso apenas da boca para fora, certo?
É necessário criar um ambiente saudável, ser um bom líder e, às vezes, pensar em campanhas de incentivo para a equipe.
Quer saber mais sobre como manter a motivação do time comercial em alta? Será que existe um curso de gestão de equipes de vendas? O que falar e quais ações implementar para inspirá-los? Continue a leitura e descubra!
O que falar para uma equipe de vendas? A importância da motivação
A figura do vendedor é essencial em um mercado em que o consumidor se torna cada vez mais rigoroso em relação aos itens disponibilizados pelas companhias. Principalmente quando consideramos que existem vastas opções de empresas.
Neste cenário, criar um bom relacionamento para que seu cliente se torne fiel é imprescindível para manter as vendas sempre em alta. Isso apenas mostra que a equipe comercial desempenha um papel central nos negócios.
Pensando nisso, o foco deve ser refletir sobre a motivação como um fator de propulsão para que os vendedores possam maximizar seus resultados dentro das organizações.
Sendo assim, em meio a tantas obrigações e cobranças, o gestor deve conhecer o seu colaborador e entender os fatores que o motivam, para que ele se sinta satisfeito e tenha um melhor desempenho.
Exatamente por essa razão, antes de pensar no que falar para uma equipe de vendas, é necessário saber escutá-la.
Afinal, sempre ressaltamos que um vendedor deve ter uma escuta ativa para entender as necessidades de seus clientes, certo? Então, nada mais justo que o gestor pense o mesmo ao lidar com seus liderados.
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Agora, confira o que você precisa para motivação da equipe comercial.
O que você precisa para motivação da equipe de vendas?
Basicamente, diferentes aspectos podem mudar a percepção de como um colaborador vê a empresa e se, de fato, ele sente que o seu trabalho é valorizado. Até mesmo por isso, ouvi-los é um ponto tão importante.
Ainda assim, existem algumas questões que sempre são levantadas quando falamos sobre como incentivar o seu time:
- Ambiente de trabalho: a maioria dos vendedores passam mais tempo nos escritórios do que em suas próprias casas. Por isso, criar um ambiente que seja tanto funcional quanto receptivo pode fazer a diferença. Além disso, devemos ressaltar a importância de um clima organizacional saudável e acolhedor;
- Bonificações: muitos acreditam que os vendedores não precisam disso para bater suas metas, já que eles estão fazendo o seu trabalho. Contudo, quando falamos sobre motivação, as bonificações são uma boa estratégia. É possível pensar em formas de incentivo que vá além do dinheiro (como comissões de vendas), mas que se estendam também a vouchers (de restaurantes, por exemplo) ou com cursos;
- Plano de carreira: aqueles que não tem uma perspectiva de crescimento, não tem motivação. É neste sentido que o plano de carreira se faz importante. É uma maneira de mostrar que o profissional é valorizado e que, se ele se destacar, pode crescer dentro da empresa.
Veja também: Liderança motivacional: seja uma figura inspiradora e garanta o sucesso do seu negócio
Como incentivar o time de vendas?
Confira, agora, cinco dicas práticas para incentivar a equipe de vendas e potencializar o sucesso da empresa.
Defina metas realistas
Bater as metas todos os meses pode ser um dos motivos de preocupação e, inclusive, desmotivação dos vendedores. Ao mesmo tempo, a constância é o que promove bons resultados para a empresa.
Exatamente por isso, deve-se criar boas metas de vendas para que elas não sobrecarreguem os profissionais e, ao mesmo tempo, tragam a performance esperada.
Lembre-se de que as metas inteligentes devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Tenha uma comunicação transparente
Uma das principais maneiras de entender como incentivar a equipe de vendas é com uma comunicação clara e efetiva. Assim, os vendedores sabem o que a liderança espera deles e entendem a importância dos objetivos empresariais.
Essa, inclusive, é uma das maneiras de criar um ambiente agradável: fazer com que o diálogo e a troca de experiências se tornem algo recorrente.
Mais do que isso, aquela ideia do chefe que está sempre atrás de portas fechadas deve ser deixada para trás. Se você realmente quer incentivar o seu time, deve manter a comunicação sempre aberta. O que nos leva à próxima dica.
Dê feedbacks
Segundo uma pesquisa da Forbes, 82% dos funcionários apreciam feedback, seja ele positivo ou negativo. Isso só mostra o que já ressaltamos: uma comunicação transparente, associada a feedbacks de via dupla podem ser o diferencial para a motivação da equipe de vendas.
Isso pode acontecer de diferentes formas:
- One on one: feito entre o líder e o liderado;
- Avaliação de desempenho 360: em que todos os colaboradores avaliam a performance de outro;
- Reunião setorial periódica (seja uma vez por semana ou quinzenalmente).
Mas, o que entendemos disso é que esse exercício pode ser facilmente incorporado às práticas organizacionais da empresa.
Invista em treinamentos para toda equipe de vendas
Não tem como incentivar a equipe de vendas sem pensar no seu desenvolvimento e aprimoramento profissional.
Além da função clara de ampliar a base de conhecimento dos colaboradores, investir em treinamentos reforça, para o funcionário, o compromisso da empresa com a sua evolução profissional.
Mas o treinamento não deve ser limitado aos vendedores. Afinal, há a necessidade de capacitar todo o time. E isso envolve também o líder, seja um curso de gestão de equipe de vendas ou de liderança.
Isso porque um bom líder é aquele que lidera pelo exemplo. Ou seja, não adianta só mandar os vendedores serem produtivos e baterem as metas, mas eles devem ver que você também está empenhado nessa função.
Afinal, a aprendizagem contínua é um dos principais diferenciais competitivos para qualquer negócio. E você também deve estar em constante desenvolvimento para fazer com que a sua equipe alcance o seu máximo potencial de vendas.
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