Como fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento: importância e passo a passo

Não há dúvidas sobre a importância dos treinamentos e capacitações dos colaboradores em uma empresa, certo? Mas será que você sabe realmente como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNV) ser eficaz?

Atualmente, muitas empresas pecam na hora de fornecer as capacitações necessárias. Enquanto em algumas faltam treinamentos e capacitações, em outras existem em excesso.

E em ambos os casos o problema é o mesmo: a falta de um Levantamento de Necessidades de Treinamento eficaz e que reflita a realidade da empresa em questão. 

Só para se ter uma ideia, em 2019 foi publicada uma pesquisa do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Brasil. 

O estudo afirma que entre 2019 e 2023 seria necessário qualificar 10,5 milhões de trabalhadores industriais para suprir a demanda de profissões ligadas à tecnologia.

Percebe a importância de manter os colaboradores sempre atualizados? É por isso que neste artigo você vai aprender o que é o LNT, sua importância e como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento ser eficaz!

Gostou? Então continue a leitura até o final!

O que é o Levantamento de Necessidades de Treinamento?

Antes de aprender como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento, é importante saber o que é o LNT. 

O Levantamento de Necessidade de Treinamento é o processo que permite planejar estrategicamente quais capacitações os colaboradores estão precisando no momento. Por meio do mapeamento de competências, é possível indicar dificuldades e oportunidades de uma equipe.

Com isso, há como saber quais colaboradores precisam de capacitações para poderem atingir seus objetivos pessoais e os objetivos da empresa, melhorando suas habilidades e competências. 

O LNT é muito importante porque qualquer erro na análise dos resultados pode gerar gastos desnecessários de tempo e dinheiro.

“O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem” – Peter Drucker

Qual a importância do Levantamento de Necessidade de Treinamento?

Agora que você já sabe o que é o Levantamento de Necessidade de Treinamento, precisa entender melhor a importância de adotá-lo em uma empresa. 

Confira abaixo por que é necessário investir em um bom LNT.

Capacita os funcionários de forma assertiva

Quando se utiliza um Levantamento de Necessidade de Treinamento para decidir quais capacitações e treinamentos a equipe precisa, é possível chegar a uma conclusão muito mais assertiva. 

Desse modo, os funcionários não precisam realizar todas as capacitações, o que economiza um grande tempo que pode ser usado na produtividade da empresa. 

Melhora a competitividade da empresa

Não há dúvidas de que funcionários bem capacitados desempenham um trabalho muito melhor. 

Quando eles são capacitados da forma correta, isto é, realmente irão utilizar em seu dia a dia essa capacitação, a chance de melhorar o desempenho da empresa no mercado é certa. 

Diminui custos

Com a ajuda do LNT, é possível mapear a necessidade de treinamento de cada funcionário da empresa. Cada um terá uma lista de capacitações necessárias de acordo com seu perfil e trabalho desempenhado.

Com isso você pode dar adeus aos treinamentos que são aplicados desnecessariamente para certos funcionários, o que diminui muito os custos de aplicação dos treinamentos. 

pessoa escrevendo no caderno

Como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento? 

Chegou o momento de aprender como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento. Siga os passos a seguir e garanta uma grande evolução na sua empresa!

Analise os dados internos

Um bom Levantamentos de Necessidade de Treinamento precisa ser elaborado por meio de dados e não de “achismos”. 

Avalie os resultados das áreas e transforme as informações coletadas em dados e indicadores e métricas de fácil interpretação. Uma boa análise dos dados internos de uma empresa pode solucionar mais problemas do que imagina.

Implemente avaliações de desempenho

Implemente avaliações de desempenho, pois caso seja percebido um grande déficit em algum time ou área, você saberá que ali talvez seja o lugar certo para iniciar um treinamento empresarial.

A avaliação de desempenho também ajuda a quantificar o antes e depois de algum treinamento. Se os dados demonstrarem que o desempenho vem crescendo, provavelmente o treinamento em questão teve algo a ver com isso. Assim você saberá que ele é eficaz e poderá expandi-lo para outras áreas. 

Promova questionários regulares

Promova questionários de LTN regulares para os funcionários contarem com um canal aberto de sugestões. Transforme esses questionários em dados e métricas para serem analisados posteriormente.  

É interessante permitir a opção de envio do questionário em formato anônimo, para que os funcionários se sintam mais à vontade na hora de sugerir melhorias. 

Converse com colaboradores

Converse com os colaboradores regularmente para entender melhor o lado deles. Promova um ambiente propício para sugestões sobre os treinamentos e capacitações dentro da empresa.

Converse com gestores

Converse também com os gestores da empresa. Eles poderão trazer bons insights tanto das equipes de forma mais geral, quanto individualmente de cada colaborador. 

Ofereça um canal de feedback 

Após as capacitações e treinamentos, colete feedbacks dos funcionários que os realizaram, para garantir que o que foi passado foi aprendido de fato. Se possível, implemente avaliações de treinamento ao final de cada um.

Mantenha sempre o canal de feedbacks aberto para dúvidas e sugestões de melhoria. Afinal, nada como a visão de alguém que está consumindo o serviço, não é mesmo? 

Aprendeu como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento?

Realizar um Levantamento de Necessidade de Treinamento é essencial para empresas que querem se destacar no mercado por meio do desenvolvimento de seus colaboradores. 

Além de treiná-los para exercerem melhor suas funções, a empresa também ganha com uma cultura de capacitação que estimula os funcionários a buscarem continuamente melhorias em seu cotidiano de trabalho.

E isso é essencial para uma empresa que busca destaque no mercado.

Além disso, no caso dos treinamentos online, não se esqueça de garantir uma boa plataforma que traga todo o suporte necessário. 

Neste artigo você aprendeu o que é o LNT, sua importância e como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento ser eficiente para a sua empresa!

Gostou? Então chegou a hora de compartilhar esse post com alguém que está precisando muito aprender como fazer o Levantamento de Necessidade de Treinamento!

Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!  

WhatsApp us