Como ter uma liderança em vendas inspiradora? 6 habilidades de um bom líder - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Liderança em vendas é uma expressão que instiga a conquistar e atrair bons resultados, afinal, a maioria dos bons vendedores querem ser líder e tornar-se exemplo para os demais.

No entanto, a liderança em vendas é muito mais do que isso. Por isso, vamos defini-la resumidamente em dois aspectos:

  • 1) Quando a empresa em que você trabalha é aquela que vende mais do que a meta estabelecida;
  • 2) No momento em que o gestor descobre os motivos do sucesso e faz de tudo para motivar a equipe a continuar nessa jornada.

Aliás, se você sonha em ser um líder de vendas vitorioso, acompanhe a gente neste post super inspirador.

Qual a importância da liderança em vendas?

É fundamental ter em mente que sem espírito de liderança fica cada vez mais difícil conquistar resultados satisfatórios dentro de uma empresa. Entenda que a resposta aparece na satisfação do cliente desde o momento em que pega o produto até a hora em que sai com ele da loja.

Por meio do olhar do consumidor, pode-se ter conhecimento do direcionamento que o líder de vendas terá para dar continuidade em busca do sucesso.

Infelizmente, no mercado há muitos gestores apenas seguindo uma rotina, e não liderando uma equipe de vendas ao sucesso. Por isso, trouxemos aqui 6 passos práticos para se tornar um líder de vendas motivador:

Quais são as 6 características de um líder de vendas inspirador? 

Em primeiro lugar, um líder de vendas é aquele que influencia positivamente a equipe e usa seu potencial para unir os demais integrantes mesmo nas situações mais difíceis. É ele quem faz a equipe de vendas pensar fora da caixa.

Entenda que nem todos estão aptos a serem líderes por uma questão de perfil, por exemplo, um vendedor não cobiça ser um gestor, mas está disposto a aprimorar suas habilidades para se tornar o melhor vendedor do time. 

Logo, se você é aquela pessoa que deseja ser um líder de vendas inspirador, preste atenção nessas 6 características:

1. Ser apaixonado pela profissão

Entusiasmo e motivação são duas palavras que andam juntos com o líder de vendas e que representam a paixão do profissional pelo trabalho.

É essencial que ele transmita energia própria aos demais, pelo contrário, será apenas uma máquina de vendas em busca de lucratividade.

2. Sabe atribuir metas

Ao assumir um cargo de liderança de vendas, evidentemente você conhecerá as características dos funcionários para então conversar sobre o processo de vendas de uma empresa.

Portanto, delegar atividades requer paciência e honestidade, isto é, seja claro com o vendedor de sua equipe sobre as necessidades da empresa, demonstrando o quão ele é importante para aquela função. Não o direcione de maneira fria, pois a forma como você age influenciará no comportamento alheio.

Por essa razão, conheça os componentes da equipe, não somente a forma de trabalho, mas a personalidade, o que os motiva, informe-se sobre o histórico pessoal e profissional para ampliar o campo de visão e, consequentemente, aprender a lidar com ele corretamente.

3. Saiba que a responsabilidade é toda sua

Ao mesmo tempo que você direciona responsabilidades, você é responsável por elas. Isso significa que os efeitos das atitudes da equipe serão de inteira obrigação sua.

Se um vendedor está desmotivado, se o índice de faltas sobrecarregou o dia, se acontece algum tipo de imprevisto, se os membros do time não o respeitam como gostaria, tudo corresponde ao líder de vendas.

Por isso, quem assume a liderança de vendas precisa discernir as culpas tanto quanto as alegrias. Sendo assim, podemos compreender essa atitude como coragem.

4. Ser um ouvinte categórico

Para gerenciar também é necessário compreender a equipe. De nada adianta liderar sem ouvir as reclamações dos colegas de trabalho. Por exemplo, você coordena 10 funcionários em uma loja de material de construção e um deles contesta a qualidade do material fornecido. Ao invés de você ouvi-lo, você decide não dar importância e vender do jeito que está.

O resultado pode se tornar um problema caso o cliente que, por sua vez, também encontre defeitos no produto e desista de comprá-lo. Um bom líder de vendas não deve entender pontos de vista diferentes como pequenos detalhes, e sim, identificá-los da melhor forma possível para assim resolvê-los. Evidentemente existem problemas aos quais podem ser solucionados pelo time, mas caso seja acionado, ouça atentamente e dê o seu veredito final.

5. Tenha visão estratégica

Liderança em vendas é mais do que saber agir, compreender, conversar, atribuir: é saber planejar. Um bom líder de vendas tem como premissa uma organização estratégica. Ele coloca no papel todos os pontos da empresa e as possibilidades de solucioná-lo. Ele analisa a margem de lucro daquele mês, e quais as mudanças que devem ser feitas para os próximos. Ele observa o planejamento de vendas da empresa concorrente para possivelmente adaptá-lo à sua.

Enfim, uma ampla visão no mundo dos negócios mostrará o seu potencial.

6. Guarde consigo: liderança é autoridade

Este último tópico abrange detalha a objetividade do líder. Entenda que a liderança deve ser conquistada pela autoridade, e não pela função a qual você está naquele momento, pois mudanças podem ocorrer rapidamente.

O teórico em gestão Simon Sek explica por que bons líderes fazem a equipe se sentir segura. Confira no vídeo abaixo:

É possível treinar para ser um líder inspirador?

Ficou claro que a gestão de vendas e liderança precisa mais do que boa vontade? É necessário conhecer as particularidades do time, saber ouvi-los e, entre todas as dicas, fazer um planejamento estratégico à altura do seu conhecimento.

Falando nisso, você está prestes a ampliar suas habilidades para se tornar o líder de vendas que tanto almeja? Pois saiba que o IEV é a indicação certa para você se especializar no assunto.

No Programa de Desenvolvimento Comercial, o gestor conhecerá, ao longo de um ano, uma estratégia personalizada para desenvolver os melhores profissionais de vendas do mercado através do Curso de Gestão de Equipes Comerciais e o de Especialização em Vendas ou em Varejo.

Com o PDC, além de diversos treinamentos e consultorias direcionadas para líderes e vendedores, a sua empresa terá mentoria de vendas, avaliação de perfil de vendedores e muito mais para a criação e desenvolvimento da sua área de vendas. Viu como é possível crescer?

Venha para o IEV e faça parte dos mais de 6 mil alunos formados e mais de 450 empresas que atingiram sucesso em vendas. Entre em contato agora mesmo.