De acordo com a Sales Insights Lab, 61% dos vendedores consideram que fazer as vendas está mais difícel atualmente do que nos anos passados. Uma das análises para esse dado é o resultado de como o consumidor está, cada vez mais, recebendo informações e possibilidades de compra em diversos meios. Em resumo, vender é mais competitivo hoje.
A forma mais efetiva de facilitar o processo de venda é conhecer as fases da venda. Certamente quando o departamento comercial não estrutura as etapas comerciais, a tendência é que cada vez mais vendedores tenham dificuldade em vender.
Por isso, neste artigo você vai conferir:
Como vender 5 vezes mais melhorando o processo de vendas
Como a Soeto cresceu 41% ao melhorar todas as etapas da venda
O que são as fases da venda?
As fases da venda são as etapas comerciais pelas quais um cliente passa até adquirir o produto ou serviço que a empresa comercializa. Mesmo que não haja um processo definido na sua rotina, ele existe. Porém, quando você sabe exatamente o que está fazendo e como está fazendo, os resultados tendem a ser melhores e constantes.
Por exemplo, você sabia que se você melhorar, pelo menos 20% dos seus processos principais, a tendência é vender 5 vezes mais?
Nesse conteúdo, vamos abordar como alcançar mais sucesso em vendas de acordo com cada etapa da venda!
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Quais são as fases da venda
As fases da venda são as etapas comerciais do vendedor para levar um possível comprador até a posição de cliente. Ao todo, são oito:
- Preparação e planejamento
- Prospecção
- Abordagem
- Levantamento de necessidades
- Apresentação de proposta
- Negociação
- Fechamento
- Pós-venda
Planejamento
Antes de ir a campo para vender, é necessário se preparar para isso.
O planejamento consiste em analisar como você está aplicando as fases da venda hoje, quais são os seus resultados, onde é possível melhorar e como. Essa é uma etapa mais estratégica na qual é necessário ter uma visão geral do processo.
Aqui também é necessário pensar quem é o seu Perfil de Cliente Ideal (PCI), pois o objetivo é vender para ele.
O PCI é aquele consumidor com condições de comprar o que você vende e que precisa de seu produto ou serviço. A estratégia e planejamento precisam ser focados nele, pois a ideia é alcançá-lo.
Prospecção
Após ter um plano de como agir nas fases de venda, é necessário começar a procurar clientes.
Prospectar significa buscar por novas oportunidades comerciais, é o ato de procurar por consumidores em potencial que tenham o perfil desejado para tornarem-se seus clientes.
De acordo com HubSpot, 42% dos vendedores consideram a prospecção como a fase mais difícil do processo e, isso pode acontecer por alguns motivos, como:
- Não estar procurando nos lugares certos e as pessoas certas;
- Dificuldade de definir a estratégia correta;
- Não considerar as características do PCI.
Essa etapa define o sucesso das próximas fases da venda, pois se a prospecção não for assertiva, não buscar por oportunidades reais de relação comercial, torna-se difícil vender algo.
Em resumo, de nada adianta vender um produto ou serviço para alguém que não quer, não pode comprar e não vê valor nele. Por isso é necessário dar atenção à prospecção.
Além disso, vender o seu produto ou serviço para o cliente errado acarretará muitas dificuldades no processo de pós-venda.
Abordagem
Logo após ter encontrado seu cliente, chega a hora de abordá-lo. Dependendo do segmento em que você atua, esse será o primeiro contato mais pessoal com o consumidor. É nesse momento que é necessário usar técnicas de venda e atendimento para poder ter sucesso.
Na abordagem o vendedor precisa conhecer as possíveis dores do cliente e isso só é possível cumprindo as etapas anteriores, pesquisando quem é o perfil de consumidor para seu negócio e o que ele vai resolver com a compra dos seus produtos ou serviços.
Durante esse processo, é preciso dar atenção a alguns pontos importantes:
- Conheça profundamente o que vende para que realmente possa ajudar os clientes;
- Seja educado;
- Valorize a experiência do consumidor e o perfil dele.
Levantamento de necessidades
Processo muito ligado à abordagem, essa etapa consiste em você conhecer as dores, os problemas específicos do cliente que você está atendendo.
O levantamento de necessidades precisa ser feito com técnicas específicas de vendas e centrando no consumidor. Nesta fase, é essencial saber perguntar e manter uma escuta ativa para entender exatamente qual é a solução mais adequada para o cliente.
Apresentação da proposta
Logo após descobrir o que o cliente busca resolver, você apresenta a proposta, a solução ideal em produto ou serviço.
A apresentação da proposta também precisa ser adequada à situação do consumidor. A ideia é agregar valor, mostrar como o seu produto ou serviço irá ajudá-lo e, para isso, focar nos benefícios.
Negociação
Após apresentar uma proposta de valor alguns clientes podem simplesmente aceitá-la e ir direto para o fechamento. Porém, é comum que eles apresentem objeções, questionem o preço e peçam descontos.
Esse momento da negociação é essencial para compreender mais profundamente as dúvidas e incertezas dos consumidores, pois é comum que ao longo do processo o cliente apresente diversas objeções. Mas, elas não são negativas, com esses questionamentos você pode trabalhar para acabar com essas incertezas até chegar ao verdadeiro.
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Fechamento
Após a negociação, vem a etapa de levar o cliente até o fechamento, ou seja, à concretização da venda.
O fechamento é o resultado de todas as fases anteriores, após chegar a ele que dizemos se houve sucesso no processo ou não.
Porém, esta não é a última fase da venda, logo após o fechamento é necessário iniciar a fidelização e retenção de clientes.
Pós-venda
O pós-venda é o contato com o cliente após ele comprar de você. Ele serve para fazer um acompanhamento de como tem sido a experiência do consumidor com o seu produto/serviço e empresa. Através do pós-venda também é possível entender em quais fases comerciais você pode melhorar
Essa prática de acompanhamento é um diferencial que aumenta a sua visibilidade no mercado, além de contribuir para você se aperfeiçoar, também é responsável por nutrir o relacionamento com o cliente.
Como vender 5 vezes mais melhorando o processo de vendas
Depois de implementar as fases da venda como um processo comercial dentro da sua rotina, é possível estruturar estratégias e técnicas específicas para cada uma delas.
Empresas que já possuem estas etapas bem desenhadas e já construíram a sua Roda das Vendas estão um passo à frente no mercado. Entretanto, é possível otimizar ainda mais as fases comerciais.
Prospecte com estratégia
Quanto mais assertivo e específico você for na prospecção, mais chances tem de encontrar clientes que realmente tenham o perfil ideal para tornarem-se consumidores fiéis do que você vende. Por isso, mapeie profundamente quem é seu PCI, estude ele constantemente e busque, cada vez mais, aumentar o número de pessoas prospectadas.
Coloque o cliente como protagonista
Você pode até já fazer uma abordagem que cative os clientes, mas sempre é possível evoluir. Coloque como meta melhorar a maneira que aborda os consumidores, crie rapport e adeque o seu atendimento ao perfil dele. Atenda como ele deseja ser atendido.
Seja específico para entender as dores
Quanto mais específico for o seu levantamento de necessidades, mais você conseguirá entender quais são as dores, os problemas que o consumidor tem e precisa resolver. Ou seja, mais chances de ajudá-lo você terá.
Você não vende só um produto ou serviço
Crie valor sobre o que você vende. Ofereça mais do que um produto ou serviço, ofereça uma solução.
Com essa prática, é possível cativar ainda mais o consumidor. A ideia é que ao propor a solução comercial ao consumidor, fale dos benefícios, do que essa aquisição fará na vida dele.
Domine as técnicas de negociação
Esteja preparado para as objeções, seja assertivo nas respostas e mostre que o tempo que você reservou para o cliente é valioso.
Como a Soeto cresceu 41% ao melhorar todas as etapas da venda
A Soeto, indústria do segmento alimentício, cresceu 41% em meio à crise com a ajuda do IEV. Após colocar em prática os ensinamentos do IEV, essa empresa viu a oportunidade em tempos difíceis.
Após passar por uma reunião estratégica com um especialista em vendas, a Soeto deu início ao plano ação para crescer e, um deles foi dar início aos estudos com o PDC (Programa de Desenvolvimento Comercial).
Com essas atitudes, a Soeto aprendeu diversas técnicas que a fizeram melhorar todas as fases da venda. Assim, foi possível chegar a esse crescimento de 41% no ano de 2020, momento em que a indústria sofria com uma situação contrária, a de declínio no faturamento e perda de espaço no mercado.
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