Saber se comunicar e aumentar o ticket médio de uma empresa são metas conhecidas de quem deseja se consagrar no mundo das vendas, no entanto, não são apenas esses atributos que fazem o sucesso de um profissional dedicado. Então fica a dúvida: como ser um bom vendedor se diferenciando dos demais?
Steve Jobs, o magnata da tecnologia já disse: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu desejaria fazer o que estou prestes a fazer hoje? E se a resposta for ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa”.
No processo de vendas todo dia é inovador, logo, se você pretende crescer no ramo é preciso estar ciente das características de um bom vendedor.
Para sanar todas as dúvidas, neste artigo vamos mostrar um manual com 4 situações diferentes e 2 dicas importantes, por exemplo:
- Como ser um bom vendedor interno e externo?;
- Como ser um bom vendedor de vários tipos de produtos?;
- Como ser um bom vendedor de loja?;
- Como ser um bom vendedor online?;
- Quais são as características de um vendedor qualificado?;
- Como melhorar a performance para ser um bom vendedor?
Aproveite a leitura e faça a diferença no mundo das vendas. Bom proveito!
Como ser um bom vendedor interno e externo?
O vendedor interno e o externo têm a mesma premissa: fidelizar o cliente. Semelhanças à parte, ambos os tipos de profissionais apresentam características distintas quando se trata de atitude.
O vendedor interno, também conhecido como Inside Sales, consegue se aproximar do consumidor com mais facilidade do que o externo. Embora seja uma vantagem, o grande desafio está na forma de buscar a confiança.
O processo de vendas se baseia no marketing do produto a fim de aguçar a curiosidade até a finalização da compra. Neste caso, o bom vendedor entende que ser intrusivo leva à rejeição, por isso, suas atitudes devem ser bem naturais.
Vale destacar que o vendedor interno não joga o produto para o usuário com o intuito de despachá-lo da loja, a ideia é que o consumidor o queira realmente. Como a distância é uma das formas de comunicação, ele deve compreender ferramentas virtuais, como marcar reuniões por diferentes plataformas como Skype, Zoom, telefone ou e-mail.
Ao contrário, o vendedor externo é aquele que se desloca com facilidade. É ele que está nas ruas e, por isso, depende das possibilidades do cliente. Por essa razão, o seu poder de persuasão aguça o freguês sobre a compra, quando bem feito.
Além disso, suas habilidades estão no tato, na forma de se vestir, de se apresentar e, principalmente, na lábia, sem ser piegas ou brutal.
Como ser um bom vendedor de vários tipos de produtos?
O perfil de um bom vendedor de A a Z é mais específico do que abrangente, isso porque o tipo de profissional faz seu nome através dos detalhes.
Em primeiro lugar, ele observa e sabe o que oferecer para quem entra no estabelecimento. Por exemplo, em uma loja de material de construção é fundamental conhecer minimamente os tipos de madeira, de pisos e revestimentos, materiais hidráulicos, e por aí vai.
Ao mesmo tempo, estar ligado às tendências do mercado corresponde a um diferencial. Exemplificando, frequentemente são lançados produtos cosméticos em uma determinada loja para atender a demanda feminina e masculina. Logo, presume-se que o vendedor entenda sobre as novidades para que o comprador não desista do produto e nem procure por outra loja.
Como ser um bom vendedor de loja?
Este tipo de profissional deve estar de olho nas técnicas de vendas, já que elas estão relacionadas a dois tipos de clientes quando entram em uma loja: os que não tem noção sobre o comprar, e os que já sabem o que desejam.
Aos que buscam um produto novo, a simpatia de um vendedor remete à confiabilidade e, ao mesmo tempo, possibilita a um relacionamento amistoso. Por outro lado, aos que procuram por um produto específico, além de simpatia, o vendedor precisa estar atento a todo sistema operacional: organizar as prateleiras de acordo com os tipos de produtos; avaliar a organização e limpeza do estabelecimento; ficar de olho nas promoções, etc.
Como ser um bom vendedor online?
Em um processo de vendas semelhante ao do vendedor interno – que pode ou não ser digital -, o de origem online corresponde a ”voz única” com o cliente. Para atingir a meta de vendas, sua estratégia deve estar focada em responder dúvidas, mostrar novos produtos e buscar alternativas para deixar as campanhas mais atraentes. Além disso, ele pode desenvolver seu trabalho em formato de chat online, e-commerce, redes sociais ou por e-mail ou telefone.
Agora que você já sabe como se portar em diferentes nichos do mercado, preste atenção nessas dicas para ser um bom vendedor:
Quais são as características de um vendedor qualificado?
Atualmente, a disputa para ter um vendedor de sucesso em uma equipe depende de vários fatores. O departamento comercial recorre aos que impactam diretamente na lucratividade e no bom relacionamento com a empresa.
Se você acredita no seu potencial, busque os principais atributos abaixo:
- Mantenha-se com uma excelente aparência;
- Seja persistente: o diferencial está no poder de convencimento;
- Estimule sua memória: lembre-se da organização no estoque, como exemplo;
- Seja ambicioso: pense em ganhar mais e realizar seus sonhos;
- Seja entusiasmado: o profissional feliz transmite alegria aos clientes, resultado, faturamento e confiança.
Neste vídeo o palestrante André Ortiz apresenta as técnicas de um vendedor aplicado. Confira:
[BÔNUS] Como melhorar a performance para ser um bom vendedor?
Vontade de crescer e competência são dois pontos favoráveis para quem deseja se tornar um vendedor de alta categoria, como vimos até agora. Mas somente essas qualidades não alavancam a carreira de ninguém. Ter consciência sobre os próprios erros com o intuito de aprimorá-los fortalece o desenvolvimento profissional. No entanto, poucas pessoas sabem lidar com essa situação.
Por isso, o IEV é referência no assunto e sabe como oferecer os melhores resultados para atender as necessidades de quem cobiça o sucesso. Através de metodologias práticas e exclusivas, o instituto tem o prazer de transformá-lo em especialista nota mil. Não é à toa que desde 2014, a empresa já formou mais de 10.000 alunos em diversos cursos de capacitação.
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