Treinamento e desenvolvimento nas empresas: importância e 5 tipos estratégicos - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Investir em treinamento e desenvolvimento nas empresas faz parte dos objetivos de qualquer negócio que deseja crescer no seu mercado.

Mesmo com uma equipe capacitada e experiente, novos conhecimentos são essenciais para atualizar os profissionais no mercado.

A 14ª edição do Panorama de Treinamento no Brasil 2019/2020 trouxe a última média de investimento, que foi de R$ 652 por colaborador.

A pesquisa também mostra como as empresas distribuíram o investimento entre as lideranças e os liderados.

Do total de investimento separado para o ano, 20% vai para a alta liderança, 30% para gerência e supervisão e 50% para não líderes. 

No setor de comércio, os principais temas de treinamento que vão ser priorizados no próximo ano são vendas, atendimento ao cliente e comunicação, respectivamente. 

Se você quer melhorar o suporte a treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua empresa, continue lendo este post e entenda a importância de oferecer esse incentivo.

Qual a importância do investimento em treinamento e desenvolvimento nas empresas?

Promover o treinamento e desenvolvimento nas empresas é estratégico porque torna as equipes mais produtivas.

Imagine uma equipe comercial que usa como forma de contato com os clientes apenas o telefone. Hoje, sabemos que existem outros meios de comunicação que favorecem mais esse trabalho.

Porém, sem o conhecimento de porque se atualizar e quais ferramentas implementar, a equipe fica presa a métodos ultrapassados.

Com um treinamento e desenvolvimento de pessoas nessa área, os colaboradores podem 

fazer uma gestão de tempo e produtividade melhor, além de se motivarem com o trabalho.

Ver o valor da capacitação na prática e os resultados no dia a dia, é o melhor estímulo que um negócio pode proporcionar.

Isso também leva a uma competitividade maior em relação à concorrência. A empresa que atende com mais eficiência é a que consegue conquistar mais clientes.

Por isso, é importante oferecer treinamento e desenvolvimento nas empresas de maneira estratégica, priorizando as necessidades do seu mercado.

Leia também: Gestão de equipe comercial: quais os caminhos fundamentais para ter uma equipe de alta performance?

Critérios para definição de verbas em treinamento e desenvolvimento

Outro destaque interessante do Panorama de Treinamento no Brasil 2019/2020 é sobre os critérios que as empresas usam para definir seus investimentos anuais em capacitação.

Os principais requisitos são:

  • 60%: Levantamento de necessidades de treinamento (LTN);
  • 56%: Previsão, considerando valores dos anos anteriores;
  • 53%: Planejamento estratégico;
  • 13%: Porcentagem sobre o faturamento;
  • 7%: Porcentagem sobre a folha de pagamento;
  • 6%: Indicadores de mercado;
  • 5%: Quantidade de horas de treinamento por colaborador;
  • 3%: Quantidade de horas de treinamento por efetivo da empresa.

Pelos destaques da pesquisa é possível notar que as empresas estão atentas às necessidades de suas equipes e ao planejamento estratégico do negócio.

Esses critérios podem ajudar a definir como será o investimento na sua empresa e a não esquecer de incluir a capacitação no planejamento financeiro anual.

5 tipos essenciais de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Alguns tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas podem acontecer com frequência enquanto outros se encaixam em momentos específicos.

Conheça algumas opções de treinamento e desenvolvimento de pessoas úteis nos negócios.

1. Treinamento de onboarding

Onboarding é um termo em inglês que pode ser entendido como integração, ou seja, é um treinamento para ambientar o vendedor na empresa.

Quando um novo funcionário chega, ele precisa saber como será o seu dia a dia no negócio e dentro do seu departamento.

Então, o RH deve preparar um treinamento de onboarding com os principais tópicos como:

  • Cadastro de digital ou outro meio de identificação no controle de acesso para entrar empresa;
  • Onde o colaborador vai trabalhar;
  • Seus acessos aos e-mails corporativos e arquivos da companhia;
  • Horários de almoço e intervalos;
  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Objetivos nos quais o departamento está trabalhando, etc.

Tudo o que for essencial para que o funcionário não fique perdido na sua função deve ser repassado no treinamento de onboarding

2. Treinamento comportamental

Entender quais são os valores e a cultura organizacional da empresa também é um tipo de treinamento e desenvolvimento importante nas empresas.

Chamado de treinamento comportamental, ele deixa claro para os funcionários o que a empresa quer transmitir para o mercado.

Para que a mensagem chegue corretamente ao público-alvo, a equipe precisa entender e vestir a camisa do negócio.

Afinal, como vender um produto ou serviço no qual não se acredita e ainda reforçar valores com os quais não se identifica?

3. Treinamento em habilidades específicas

Dentro de uma empresa existem departamentos diferentes e cada um exige determinadas habilidades.

Então, na hora de organizar um cronograma de treinamento e desenvolvimento de pessoas, saiba quais são as habilidades específicas que cada setor precisa trabalhar no momento.

O departamento comercial, por exemplo, pode aprender mais sobre: Gestão de Carteira de Clientes, Inteligência Relacional Aplicado a Vendas ou Programação Neurolinguística Aplicada a Vendas.

Para a equipe em geral, alguns temas interessantes são: Finanças Pessoais e Faça o Tempo Trabalhar Para Você.

4. Treinamento de liderança

Quando um funcionário assume a posição de líder, é importante que ele seja preparado para essa função.

É claro que se ele chegou lá, sabe que é um profissional capacitado, mas ainda assim, um treinamento de liderança é essencial para trabalhar a confiança e habilidades específicas.

Esse tipo de treinamento e desenvolvimento nas empresas pode ser feito por uma escola especializada ou até mesmo por funcionários seniores.

Dessa forma, uma dica é fazer treinamento no estilo de mentorias, tornando mais rica a troca, já que as informações vêm de alguém que conhece a fundo a empresa.

5. Treinamento motivacional

Para alcançar os melhores resultados, é clara a importância de ter uma equipe engajada e motivada nas metas e objetivos do negócio.

Então, alguns tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas focados em motivação podem incluir:

  • Ciclo palestras com líderes (da empresa ou de fora);
  • feedbacks de desempenho;
  • Confraternizações e comemorações;
  • Participação em eventos;
  • Gamificação de atividades, entre outros.

Descubra como ter uma liderança inspiradora e engajar sua equipe lendo este outro post do blog.

6. Treinamento comercial

Fechando a nossa lista de sugestões de treinamento e desenvolvimento nas empresas, temos o treinamento comercial.

Esse tipo de especialização alinha a equipe nos mesmos processos operacionais, ensina como usar ferramentas como CRM, ERP, entre outras, além de trabalhar no desenvolvimento de habilidades de vendas e gestão de equipes comerciais.

Com o treinamento comercial, as empresas mantêm suas equipes motivadas e alinhadas com os objetivos estratégicos de crescimento do negócio.

Leia também o post ‘Como elaborar um treinamento comercial de sucesso?’ e conheça cinco tipos de treinamento e uma sugestão de cronograma para seguir.

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Benefícios dos treinamentos para as empresas

Os principais benefícios de colocar em prática o treinamento e desenvolvimento nas empresas são:

  1. Acompanhar as mudanças do seu setor de mercado;
  2. Atualizar as ferramentas de trabalho;
  3. Ter uma equipe mais produtiva;
  4. Aumentar a satisfação com o trabalho;
  5. Promover o desenvolvimento profissional da equipe;
  6. Proporcionar oportunidades de crescimento na carreira;
  7. Chamar a atenção de novos talentos do mercado.

Seu negócio investe em treinamento e desenvolvimento?

Agora que você já sabe a importância, os benefícios e quais tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas são úteis, pode começar a se planejar.

Com a ajuda de um cronograma, os gestores da empresa podem montar um planejamento que atenda todas as áreas.

Nessa perspectiva, o Instituto de Especialização em Vendas (IEV) pode ajudá-lo. Contamos com cursos que ampliam o campo de visão de empreendedores com metodologias práticas e aplicáveis para se tornarem inspirações para seus funcionários. 

Conheça o treinamento de Gestão de Equipes Comerciais que foi estruturado com foco nas necessidades atuais dos gestores comerciais, visando a alta performance de sua equipe comercial.

O treinamento é online, possui 12 módulos e você vai aprender técnicas práticas para melhorar sua gestão de equipes comerciais.

A metodologia é aplicável desde o primeiro módulo, cumprindo o compromisso do IEV de entregar aos seus alunos a melhor experiência e resultados imediatos. Aproveite a oportunidade e invista na sua capacitação!

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