Como aumentar as vendas com criatividade é uma dúvida comum entre vendedores e gestores comerciais que buscam se diferenciar no mercado e alcançar resultados extraordinários. No entanto, ser criativo em vendas não é uma tarefa fácil.
É comum que alguns coaches de vendas deem aquela dica: em tempos difíceis, tire o “s” de “crise” e “crie”. Esse não é um conselho ruim, mas como fazer isso? Como usar a criatividade ao seu favor no setor comercial? Sem um plano de ação, de nada vale essa recomendação.
A criatividade é uma habilidade extremamente importante no mundo comercial e também em outras profissões. De acordo com dados do relatório State of Creat da Adobe, o investimento em criatividade reflete em crescimento de renda, mais competitividade e produtividade.
Mas afinal de contas, como medir a criatividade de uma pessoa? Como saber o quanto você possui essa habilidade e como usá-la para aumentar as vendas? Esses e outros questionamentos é o que vamos responder neste artigo.
O que é criatividade
Antes de mais nada, vamos começar definindo rapidamente o que é criatividade para podermos compreendê-la melhor.
De acordo com o dicionário, a criatividade é a “inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua; originalidade”.
Resumindo, é a habilidade de criar conexões e, a partir delas, desenvolver novos projetos, conceitos, produtos, métodos, ideias. Como dizia Lavoisier, importante químico do século 18, “nada se cria, tudo se tranforma”.
Então, ser criativo não é somente criar algo que alguém nunca desenvolveu, é também a capacidade de unir as informações do dia a dia, da sua vida, e a partir dessas conexões estabelecer novas ideias.
Por esses motivos, hoje em dia é tão importante a diversidade de pensamentos e experiências nos ambientes comerciais, porque o que uma pessoa viveu a faz chegar a diferentes ideias e entendimentos comparada a outras com uma história diferente.
Como aplicar o conceito de criatividade na rotina das vendas
Em primeiro lugar, para saber como aumentar suas vendas com criatividade é necessário eliminar de si o medo de ser criativo, ou seja, o receio de testar algo novo a partir do seu ponto de vista, a partir dos seus conhecimentos no dia a dia.
Para conseguir fazer isso é necessário o exercício constante de arriscar-se e colocar em prática as ideias que tiver, desenvolver um pensamento estratégico.
Para ser um vendedor criativo, você precisa:
- Permitir-se errar: a criatividade não garante acerto em tudo que fizer, a ideia é testar e buscar a inovação, novas conexões. Nem sempre dará certo, mas isso não é um problema, faz parte do processo;
- Seguir seus instintos: seus instintos são baseados nas experiências que você tem, portanto, os siga. Mesmo quando parecer arriscado, tente, não tenha medo de inovar;
- Ser curioso: sempre busque saber o porquê de tudo, qual foi o caminho até determinada situação. A curiosidade contribui diretamente para o processo criativo, pois ela estimula o cérebro.
4 dicas de como aumentar suas vendas com criatividade
A criatividade, como ideia de inovar dentro do que você já faz, é extremamente importante para a área comercial. Se você não se reinventar, não acompanha as transformações do mercado e não consegue impulsionar seus resultados.
Tendo isso em mente, a primeira atitude para ser um vendedor criativo é aceitar que a criatividade não surgirá espontaneamente, ela acontece a partir do exercício diário. Algumas dicas para melhorar seus resultados, se tornar um vendedor criativo e melhorar a sua performance são:
Aumente o seu repertório
Como já falado anteriormente, a criatividade é a capacidade de criar conexões de pensamentos a partir do que se conhece. Sendo assim, quanto mais repertório você tiver, mais material teórico e prático terá para ser criativo.
É importante que você consuma conteúdos sobre vendas a fim de aprender com referências no setor sobre processos, técnicas e novidades do mercado. Mas não somente isso, também estude profundamente o que você aprender nesses casos e coloque em prática.
Além disso, envolva-se com outras fontes de inspiração, como livros e filmes para vendedores, por exemplo.
Quando você amplia as fontes de inspiração, além de aumentar os seus horizontes de conhecimentos, você tem a oportunidade de ser mais criativo, pois tem a possibilidade de estabelecer novas conexões e ter novas ideias.
Expanda seus horizontes
Também ligado ao exercício de aumentar o repertório, a ideia de expandir seus horizontes está em consumir conteúdos e experiências fora do que você está habituado. Por exemplo, se você já segue grandes referências sobre vendas e sempre busca consumir mídias sobre o assunto. Mas, o que está ligado à área comercial que pode te levar a ampliar os seus conhecimentos, a criatividade e a vender mais?
Alguns estudos ligados ao departamento comercial para ampliar os conhecimentos são:
- Marketing pessoal;
- Programação neurolinguística;
- Marketing digital;
- Cultura fora do que você está habituado a consumir, como filmes, músicas e livros.
Você pode se perguntar, “mas por que estudar marketing digital e assuntos diferentes do que estou habituado influencia nas vendas?” Simples, a ideia não é se aprofundar e tornar-se um especialista nesses conhecimentos, o objetivo é criar a possibilidade de trazer conceitos dessas áreas, que também lidam com o público e com vendas, para a sua realidade comercial.
Quando falamos sobre aumentar o repertório cultural, estamos falando sobre também buscar o que é popular para seu Perfil de Cliente Ideal (PCI). Ou seja, o que o atrai no cotidiano. Com isso torna-se mais fácil saber como aumentar suas vendas com criatividade, porque é possível usar essas informações nas etapas das vendas, seja para criar rapport ou para exemplificar algo para o cliente, por exemplo.
Faça exercícios de conexões
Às vezes, quando se faz o exercício de começar a buscar maneiras de ampliar seus conhecimentos no dia a dia, pode parecer que não está sendo efetivo para aumentar suas vendas com criatividade. Porém, basta colocar em prática.
Um método eficaz é escrever o que você aprendeu ou algo que chamou a sua atenção , uma referência que você viu em um filme ou livro. Sempre, tente extrair um aprendizado e pergunte a si mesmo, “como replicar isso em meu trabalho?”.
Ao fazer essa análise, você consegue ter ideias para melhorar seus resultados, para aumentar as vendas, ou seja, você estará sendo mais criativo.
Estude sobre os processos comerciais
Para aumentar suas vendas com criatividade, é extremamente necessário que você tenha uma base muito boa das fases da venda.
As vendas, ao contrário do que é pregado em muitos lugares, não é realizada somente pela capacidade de falar bem e de ter o “jeitinho”. É necessário muito mais!
Para ser criativo com propriedade e alcançar resultados comerciais satisfatórios, estude cada uma das etapas comerciais, que ao todo são oito:
- Planejamento;
- Prospecção;
- Abordagem;
- Levantamento de necessidades;
- Apresentação da proposta comercial;
- Negociação;
- Fechamento;
- Pós-venda.
Ao ter esses conhecimentos, você consegue fazer conexões mais inteligentes das suas experiências pessoais com a rotina de vendas e, assim, amplificar seus resultados.
O treinamento Especialização em Vendas (EV) aborda cada uma das etapas comerciais de forma aprofundada e prática para você aplicar em sua rotina.
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