Curso de Gestão de Vendas e Planejamento Comercial: invista em sua carreira e trabalhe em alta performance!

Se você é gestor de equipes e busca caminhos para se especializar, já deve ter esbarrado com uma oferta de curso de Gestão de Vendas e Planejamento Comercial, não é mesmo?

A verdade é que essa formação traz um pouco de tudo o que é essencial e indispensável para que as lideranças consigam performar com competência e segurança. 

Se você está em dúvida sobre a relevância do curso e o potencial de aproveitamento do conteúdo na rotina, continue a leitura deste artigo. Falaremos sobre os principais tópicos abordados e as alternativas para gestores que buscam conhecimentos sobre gestão de vendas e planejamento comercial. 

Por que você deve investir em uma formação em gestão de vendas e planejamento comercial? 

Investir em uma formação ou curso de Gestão de Vendas e Planejamento Comercial é uma estratégia com grande potencial para empreendedores e líderes que buscam um melhor desempenho em suas áreas de atuação. 

Entretanto, este não é o único benefício do aprendizado contínuo. Por isso, a seguir, você conhece algumas vantagens de buscar formações e cursos para aperfeiçoar habilidades técnicas e pessoais. 

Processos internos melhor alinhados

Um dos primeiros reflexos do investimento em uma formação ou curso de Gestão de Vendas e Planejamento Comercial é a criação de processos organizacionais melhor alinhados. Isso significa que, após sua formação, o líder ou vendedor tem a capacidade de exercer uma visão sistêmica sobre seus processos. Dessa forma, é possível coordenar práticas e frentes de atuação com assertividade e objetividade. 

Quer ver um exemplo prático? 

Suponhamos que sua empresa tenha um gap em prospecção de novos clientes. Com um profissional formado em um curso de gestão de vendas e planejamento comercial, ele será capaz de analisar o papel da prospecção sob a ótica do todo.

Além disso, conseguirá definir o quanto de esforço deve ser direcionado para a etapa e quais os resultados ideais a se esperar de cada parte da trajetória. Em resumo, podemos dizer que o gestor ou líder formado é capaz de avaliar e conduzir o planejamento estratégico empresarial com a devida coerência. 

Estímulo a uma cultura de inovação

Quando um profissional passa por uma formação, treinamento ou curso, abre sua mente para inserir, na rotina, aspectos inovadores. Por isso, é este o melhor ambiente para a implantação de uma cultura de inovação nas empresas

E o que isso significa na prática? 

Cultura de inovação é o nome dado a uma gestão que estimula a experimentação e a autonomia para criar soluções diferentes para problemas cotidianos. 

E uma empresa só está apta a investir neste tipo de gestão quando a liderança:

  • conhece os processos da empresa como a palma da mão;
  • entende que sempre existirão oportunidades de melhoria no desempenho da empresa;
  • reconhece seus colaboradores como potenciais criadores de soluções. 

Incentivo ao time de colaboradores 

Com confiança em seus processos, gestores e líderes sentem-se menos sobrecarregados e mais abertos a incentivar seu time de colaboradores. Este incentivo pode acontecer por meio de programas de reconhecimento, bonificações financeiras, benefícios etc. 

O importante é ter em mente que a clareza sobre o planejamento comercial e a gestão de vendas permite, ao líder ou gestor, enxergar as potencialidades de sua equipe e estimulá-los a uma melhor performance por meio da motivação.

Não entende como motivação e produtividade se conectam? Então veja este dado: de acordo com a revista Varejo Brasil, consumidores motivados alcançam até 50% mais produtividade em suas rotinas. 

Entende o impacto e a conexão de todos os temas? 

Segurança nas tomadas de decisão 

Não podemos deixar de pontuar que, ao realizar um curso de gestão de vendas e planejamento comercial, gestores e líderes adquirem mais segurança no desempenho de suas funções. Além disso — e consequentemente —, conseguem tomar decisões de forma mais clara e assertiva. 

Aqui, vale mencionar o quão expressiva é a influência da liderança no desempenho de seu time. Líderes ponderados e capazes de tomar decisões seguras e embasadas influenciam positivamente sua equipe, que tende a espelhar este comportamento em seus setores.

O que aprender no Curso de Gestão de Vendas e Planejamento Comercial? 

Agora que você já conhece os benefícios de investir em uma formação, vamos seguir em frente. A partir de agora, falaremos sobre os principais tópicos abordados no curso de Gestão de Vendas e Planejamento Comercial, que tem, como objetivo, preparar líderes e gestores para fazerem sua empresa crescer

De uma forma geral, os principais tópicos abordados na formação de um gestor comercial são: 

  • estratégia empresarial; 
  • gestão de pessoas;
  • estrutura comercial; 
  • liderança;
  • gestão de informações e operações; 
  • inovação;
  • gestão de risco;
  • logística;
  • marketing; 
  • técnicas de vendas
  • neuromarketing; 
  • gestão de contratos;
  • pós-vendas;
  • negociação; 
  • governança corporativa. 

Além destes tópicos, alguns cursos ainda incluem, em sua grade, aspectos relacionados à estatística, economia, finanças, contabilidade e outras ciências exatas relacionadas ao setor comercial. 

Existem cursos rápidos de gestão de vendas? Como fazer? Qual o investimento necessário? 

Ao fazer uma busca por “curso de gestão de vendas e planejamento comercial”, você encontrará, disponíveis, formações de média e longa duração, caracterizadas como MBAs ou pós-graduações. 

Entretanto, é possível encontrar cursos de curta duração (de 4h a 16h), que pincelam os temas abordados de forma extensa nas formações completas. 

Neste caso, o valor do investimento é menor (a partir de R$1.400,00) e o conteúdo é condensado em tópicos considerados essenciais. 

Algumas das instituições que oferecem o curso de gestão de vendas e planejamento comercial em curto, médio ou longo prazo são: FIA (Fundação Instituto de Administração), ESPM, FGV, Ibmec, Sebrae etc.   

Outra saída para quem busca formações rápidas, objetivas e eficientes é investir em cursos modulares. Desta forma, um líder pode realizar formações segmentadas, priorizando o tema de maior necessidade no momento. 

Se esta for a sua decisão, conte com o IEV – Instituto de Especialização em Vendas, para ajudar. Nosso portfólio de cursos oferece formações voltadas para todas as habilidades essenciais de líderes e vendedores de alta performance, da Programação Neurolinguística à Negociação Avançada. 

E o melhor: as formações são no formato EAD, o que possibilita autonomia nos horários de estudo e a criação de um cronograma educacional compatível com a rotina de trabalho dos gestores. Que tal conhecer todo o catálogo de cursos online do IEV?

WhatsApp us