Abraham Lincoln já dizia: “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”
A célebre frase do ex-presidente dos Estados Unidos comprova que uma liderança inspiradora pode ser transformadora na produção e na entrega de resultados de uma equipe.
Não é à toa que um estudo da Whoohoo mostra que uma liderança ineficaz é o principal motivo para a infelicidade de mais de 40% dos funcionários. Outro ponto demonstrado na pesquisa é que 37% das pessoas reclamam de insatisfação por conta da falta de reconhecimento.
Mas afinal, o que é preciso para ser um líder inspirador? Como se tornar um exemplo para os seus colaboradores? Para entender mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.
O que é liderança inspiradora?
Liderança inspiradora é uma forma de envolver pessoas a partir de um ideal em comum, usando como propósitos a motivação, o desenvolvimento e a troca de conhecimento. Afinal, a premissa de um bom líder é tonar os funcionários melhores do que eles.
Dessa maneira, podemos perceber que um líder é uma peça-chave na tomada de decisões de uma companhia, desde que ele busque aprimorar a força de vendas e estimular sua equipe para ir além do tradicional. Percebeu a importância da liderança inspiracional?
Quais as características de um líder inspirador?
Tenha em mente que, para colocar em prática o papel incentivador, é preciso reconhecer em você algumas características fundamentais. Elas são:
1. Autoconfiança
Um líder inspirador tem confiança em si mesmo para enfrentar os obstáculos que, porventura, virão. Em muitos casos, esse profissional amadureceu doutrinado por uma crença que os move desde a infância.
A autoconfiança é um exercício diário, portanto, acreditar em algo é o primeiro passo para realizar a gestão da força de vendas.
2. Fomentar a ética e a disciplina
Um líder inspirador respeita os valores de uma empresa e convence os demais com suas atitudes. Um exemplo seria não levantar a voz com o cliente, mesmo que ele esteja alterado.
3. Assumir os riscos
Um líder inspirador é aquele que não teme traçar novas rotas de trabalho para chegar a um resultado satisfatório. Ele deve atuar como um profissional que se expõe a riscos na busca de soluções, sendo o primeiro a assumir as responsabilidades.
Por exemplo, criar uma nova estratégia de vendas pode não dar certo, mas simbolicamente é um tipo de aprendizado para o gerente, como para todo o time.
4. Ter empatia
Você costuma se colocar no lugar de outro no trabalho? Uma das características de uma liderança inspiradora é ter empatia.
Por isso, reconhecer as capacidades e limitações da equipe é fundamental para agir de forma humana com eles.
Aliás, uma boa forma de entender o conceito de empatia é compreendendo a sua origem. A palavra empatia deriva do grego “empatheia, as”, que significa paixão. Filosoficamente, isso demonstra que um líder inspirador tem paixão pelo trabalho e transmite esse valor para quem convive.
Como construir uma liderança inspiradora?
Entenda que a liderança não é um dom, e,do ni sim, uma habilidade desenvolvida ao longo do tempo para chegar a um propósito. Falando nisso, quer saber como agir para chegar onde deseja?
1. Pratique o autoconhecimento
Desenvolver o autoconhecimento é um passo importante para definir metas. Aliás, um líder inspirador reconhece seus pontos fortes e fracos e os usa para o seu crescimento interno.
Além disso,ele compreende o comportamento e as escolhas dos seus colaboradores para, assim, em conjunto escolher a melhor maneira de gerar sucesso.
2. Considere opiniões diferentes
Por mais que a instituição tenha regras estabelecidas, é importante compreender as opiniões alheias. Imagine, durante uma reunião de trabalho, receber uma ideia nova para melhorar o ticket médio ou para fidelizar clientes de alguém que você menos espera? Estar aberto à pluralidade de ideias é uma excelente característica.
3. Busque cursos na área
Aprendizado nunca é demais. Embora você já tenha se especializado em treinamentos específicos, qualifique-se sempre que puder. Afinal, o mercado passa por evoluções e é importante acompanhá-las.
Por sinal, o que não faltam são cursos, livros, workshops, palestras e outras formas de aprender sobre gestão de pessoas e de vendas.
Quais exemplos que um líder deve se inspirar?
Vamos conferir 3 líderes famosos e observar quais características da liderança deles podemos extrair:
Steve Jobs
O cofundador da Apple teve como sua maior virtude o esforço para ser uma referência na área. Para garantir o sucesso da empresa, o líder estudou todas as informações que tinha sobre a marca e se dedicou a melhorar a experiência do usuário. Jobs também se destacou por sua pela simplicidade e poder de ambição.
Richard Branson
O fundador do grupo Virgin, conjunto de empresas que atua em diversos setores – desde aviação à música -, tem muito a ensinar sobre liderança.
Sua maior característica é a persistência sobre aquilo que almeja. Por isso que normalmente suas dicas são destinadas a acreditar em si e não desistir dos objetivos.
Jordan Belfort
Escritor do livro “O Lobo de Wall Street”, o ex-corretor da Bolsa de Valores tornou-se palestrante com foco motivacional, onde transmite suas habilidades no mundo dos negócios.
Neste vídeo o professor Mário Sérgio Cortella compartilha quem é seu líder inspirador:
Como desenvolver as habilidades da liderança?
Após conhecer as características de um líder inspirador, é possível entender que praticar as habilidades ajuda a influenciar nos resultados da equipe. Infelizmente, muitos líderes não identificam os desafios da equipe de vendas e muito menos sabem como reverter o quadro.
Nessa perspectiva, o Instituto de Especialização em Vendas -(IEV), pode ajudá-lo. Nós contamos com cursos que ampliam o campo de visão de empreendedores com metodologias práticas e aplicáveis para se tornarem inspirações para seus funcionários. Pensando nisso, convidamos você a conhecer os cursos do IEV. Possuímos treinamentos de fácil compreensão e com resultados na prática. Confira!
[wpforms id=”5710″]