Como melhorar as vendas alcançando o seu máximo potencial? - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

O mercado é extremamente instável e empreendedores sempre assumem risco ao expandir os negócios, ou a cartela de produtos. Os últimos anos foram prova disso, segundo o Ministério da Economia, mais de 1,4 milhão de empresas fecharam em 2021 no Brasil.

Por isso, procurar por dicas sobre como melhorar as vendas se torna algo essencial para a continuidade de empresas. 

Afinal, descobrir estratégias, técnicas e metodologias novas pode ser o diferencial para destacar o negócio e alcançar o seu máximo potencial em vendas.

Ao mesmo tempo, muitas dúvidas podem surgir: quais são as três estratégias para aumentar a frequência com que os seus clientes compram em sua loja? O que é potencial de mercado e de vendas? Afinal, o que podemos fazer para vender mais?

Ao longo deste conteúdo, você verá que não há segredos ou fórmulas mágicas. Muito menos, é necessário ter algum “dom”, como muitos acreditam. Mas entender como melhorar as vendas vai muito além disso. Preparado para descobrir? Continue a leitura.

Qual estratégia para aumentar as vendas? 3 pilares fundamentais

Para entender como melhorar as vendas, é necessário ter em mente estes três pilares, que vão muito além de técnicas, mas que devem ser incorporadas à cultura organizacional e à mentalidade gestor comercial.

Ao falar em detalhes sobre cada um destes pontos, você conseguirá enxergar com mais clareza a importância de associar esses princípios em todas as etapas de vendas.

Entender que vendas é ciência

Vender não é uma mágica e, tampouco, é necessário ter “jeitinho” para ter bons resultados na área. Nos últimos anos, o processo comercial se mostrou muito mais estratégico, racional e técnico do que muitos imaginavam. 

E como você pode perceber, por meio das metodologias, práticas e técnicas certas, é possível construir um excelente arsenal de conhecimentos que devem ser aprimorados.

Isso deve ser compreendido nas diferentes etapas e, principalmente, em todo o processo de vendas. Afinal, um processo bem organizado e personalizado facilita o trabalho dos vendedores, pois, dessa forma, a empresa consegue:

  • Padronizar as etapas a serem seguidas; 
  • Replicar técnicas de sucesso;
  • Oferecer um atendimento de qualidade;
  • Aumentar a produtividade da equipe comercial, entre outros.

Mas tudo isso só é possível de ser implementado a partir do momento que você entende que vender é uma ciência

Exatamente por isso, envolve muita teoria, métodos e resultados verificáveis. Sem essa mentalidade, dificilmente um negócio irá alcançar seu máximo potencial de vendas. 

Leia mais em: Ciência de vendas: o segredo para aumentar o potencial do seu negócio

Desenvolver o potencial em vendas

Você sabe o que é potencial de vendas? Na prática, é uma projeção, baseada em estudos e dados reais, de quanto a empresa pode vender em um determinado local e período.

Quando pensamos em como melhorar as vendas, pode parecer complexa essa conceitualização, pensando no conjunto de variáveis do seu negócio.

Então, para simplificar, podemos dizer que potencial de vendas é o encontro do poder com as possibilidades

Ou seja, a descoberta do que as soluções do seu negócio podem alcançar quando isso é somado às oportunidades de crescimento que o segmento proporciona.

Ao mesmo tempo, é importante analisar o potencial de mercado, que considera quanto a empresa pode produzir e o quanto o mercado pode consumir. 

Com isso em mente, é possível entender que se trata de uma relação direta ideal. Ao analisar o potencial de mercado, é necessário considerar os possíveis consumidores que se tornarão clientes. Já o potencial de vendas visa obter um número mais real de efetiva possibilidade de conversão. 

Então, se vender é uma ciência, que possui métodos e técnicas específicas, isso significa que você pode alcançar todo o seu potencial em vendas, certo? 

Mas como? Este é o próximo pilar para entender o que podemos fazer para vender mais.

Focar em treinamentos para melhorar os resultados

Você já sabe que vender é uma ciência que demanda planejamento, estratégia e habilidades. Diferentemente do que muitos pensam, tudo isso pode ser aprimorado para alcançar resultados mais expressivos.

Sabemos que é fundamental construir soluções personalizadas para as expectativas e reais necessidades do seu público. Mas, na verdade, as principais estratégias para melhorar as vendas estão ligadas ao desempenho da sua equipe.

Por essa razão, investir na aprendizagem contínua deve ser essencial para qualquer empresa, mas principalmente aquelas que desejam aprimorar o seu potencial de vendas.

Além disso, vale lembrar que treinamentos e capacitações só são aplicados, na prática, porque há uma ciência por trás. 

Ou seja, é possível construir um time de alta performance, utilizando um agrupamento de conhecimentos e técnicas que trazem resultados reais para o seu negócio. 

Como consequência disso, há a possibilidade do aumento das vendas e da produtividade do seu time, além de impactar positivamente na vantagem competitiva, fundamental no mercado atual.

Até mesmo porque, a alta performance também é treinável. Quer mais uma dica sobre como melhorar as vendas? Então, baixe este eBook e descubra como levar a equipe comercial ao seu potencial máximo.

O que podemos fazer para vender mais? Conheça o IEV

Agora você não apenas sabe como melhorar as vendas, mas entende a importância dos três pilares para fazer os seus resultados alcançarem novos patamares.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre quais técnicas ou estratégias usar, o IEV está aqui para ajudar a sua empresa a descobrir, desenvolver, destravar e alcançar todo seu potencial. 

Tudo com um time de profissionais que atuam em diferentes frentes para auxiliar na construção de uma equipe completa com alto desempenho. E quer saber como o IEV pode ajudar você?

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Como? Com a união entre a experiência dos melhores especialistas do Brasil e estratégias personalizadas para os desafios do seu negócio. Tudo pensado minuciosamente para que os resultados que você deseja sejam alcançados e até superados.

Para isso oferecemos um conjunto de ensinamentos e atividades que vão ajudar a sua empresa.

  • Diagnóstico de vendas: saiba exatamente o nível de conhecimento e habilidade do seu time comercial por meio do diagnóstico, aplicado antes de iniciar o treinamento;
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