Especialista em vendas online: o que é e o como se tornar expert?

Você sabe o que é um especialista em vendas online e a importância de ter uma equipe formada por esses profissionais? 

Este é um tipo de especialização estratégica para o mercado atual, afinal, o comércio eletrônico está em pleno crescimento.

Um levantamento feito pela Cuponation com dados da Statista destaca que a projeção de crescimento das vendas online entre 2021 e 2025 será, em média, de 6,29%.

No ranking mundial dos países, o Brasil está na sexta posição com uma previsão de crescimento de 7,2%.

Então, ser um profissional especialista em vendas online é uma maneira de aproveitar melhor o potencial desse mercado e colocar a empresa onde você trabalha como referência nesse segmento.

Para isso, é importante entender em detalhes o que faz e como ser um vendedor especialista no mercado digital. 

Continue a leitura e saiba como se especializar!

O que é especialista em vendas online?

Um especialista em vendas online é um profissional que conhece e domina os processos para vender por meio da internet, como geração de tráfego, técnicas de vendas e relacionamento com o cliente.

Além disso, também atua diretamente na criação dos planos de ação que compõem a estratégia de comércio online da empresa.

Hoje, muitas empresas têm operações em lojas físicas e também em lojas virtuais para aumentar o potencial de alcance das vendas.

Por isso, é importante que a equipe comercial passe por treinamentos de vendas constantes para se especializarem cada vez mais na sua função. 

O que faz um especialista em vendas online?

Um especialista em vendas online pode participar de todas as etapas, como também pode se fixar em uma posição. Entre as funções que podem ser feitas por esse profissional, estão:

  • Análise de potencial do mercado digital para a área em que a empresa atua;
  • Principais tendências de vendas online no setor;
  • Estudo das necessidades dos clientes;
  • Definição das etapas do processo de vendas online;
  • Escolha das melhores técnicas de vendas para o produto/serviço ofertado;
  • Prospecção e negociação com o cliente, entre outras.

Para facilitar a organização do trabalho, a equipe de vendas pode se reunir para o planejamento, mas se dividir para que cada pessoa fique com uma tarefa do gerenciamento de vendas online.

Além disso, para que as técnicas de vendas online sejam melhor aproveitadas, pode haver um trabalho em conjunto com o especialista em marketing digital e vendas online. 

Dessa forma, é possível criar um plano de ações completamente voltado para atrair o público certo, por meio de estratégias digitais diferenciadas e que agreguem valor à empresa.

Como ser um especialista em vendas online?

Agora que você sabe o que é e o que faz um especialista em vendas online, está interessado em se tornar um?

Seguindo os passos abaixo, você pode se especializar e ser um profissional estratégico dentro da empresa onde você trabalha. Confira as dicas:

1. Estude o mercado digital para a sua área de atuação

Suponha que você faça parte da equipe comercial de uma empresa do setor de cosméticos, mais especificamente de itens de maquiagem.

Para ser um profissional especialista em vendas online é preciso conhecer sobre o mercado digital do seu segmento.

Informações como as principais tendências, perfil de público, itens mais procurados, faturamento geral de vendas e concorrentes são alguns detalhes importantes sobre os quais você deve se informar.

DICA: pesquise blogs de venda focados no seu setor para acompanhar as notícias e os assuntos mais relevantes em discussão. 

2. Trabalhe dentro do segmento desejado

Para ser um especialista em vendas online, obter experiência no segmento desejado é essencial para viver a teoria na prática.

Afinal, vendas é ciências e é a união dessas duas que faz você alcançar o seu máximo potencial no trabalho e no relacionamento com os clientes.

Então, invista justamente nos canais digitais como o LinkedIn para manter o seu currículo atualizado e encontrar uma vaga dentro da sua área de interesse. 

Se já tem uma posição, você pode mudar de função no departamento ou propor um job rotation (tipo de treinamento em que os membros trocam de cargo temporariamente dentro do setor) para que todos entendam como cada colega trabalha. 

3. Conheça os melhores canais e o processo de vendas online

Existem muitas possibilidades de canais de vendas online, como:

  • Loja virtual, 
  • Marketplace, 
  • E-mail marketing, 
  • Redes sociais, 
  • Aplicativos de mensagem, entre outros.

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Ser um especialista em vendas online inclui saber quais são as melhores opções para a sua empresa vender. Conhecendo o perfil do público-alvo já é possível ter uma ideia.

Aliado a isso, as etapas do processo de vendas que são seguidas na internet também precisam ser bem entendidas. Assim, você ganha expertise na execução das tarefas.

Mais uma vez, vale ressaltar a importância da interação entre o especialista em marketing digital e vendas online.

Afinal, montar uma boa estratégia de marketing é entender que você precisa definir claramente quem é a pessoa que você quer alcançar e dialogar com ela na mesma linguagem e nos mesmos canais. 

Também é necessário ter uma identidade visual forte, bem estabelecida e campanhas estratégicas de publicidade.

4. Aumente as vendas online com o social selling

O social selling, ou venda social em português, é uma maneira de estabelecer uma conexão mais humana com o seu cliente. 

Com a ajuda das redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, é possível fortalecer a sua marca e aumentar o engajamento e networking. 

Portanto, a ideia aqui não é ser uma loja virtual no sentido de apenas ser expositiva, mostrando os produtos, serviços e os preços. O propósito é maior!

Crie um planejamento de postagens, mensure o que funciona e o que não funciona com indicadores de performance.

É extremamente importante manter a frequência de postagens e de interação nas redes. Responda os comentários, faça reposts, crie campanhas para que os seguidores possam compartilhar. Entregue o que eles gostam de consumir! 

Quando a marca está bem estabelecida na internet e é forte em engajamento e notoriedade, os clientes começam consumir o que ela vende por estilo de vida e por identificação, não somente por necessidade.

5. Fortaleça a proposta de valor da sua marca

Gerar valor em cima dos seus produtos e serviços reforça a presença deles no mercado. Quando a proposta é adequada, ela aumenta a visibilidade do que se quer vender, a autoridade da marca, e ainda atrai e fideliza clientes.

Ou seja, fortalecer a proposta de valor é diferenciar-se da concorrência, conhecer o seu cliente e oferecer mais do que apenas o que vende. 

Em primeiro lugar, o valor tem que estar enraizado na mente do próprio especialista em vendas online, pois você precisa entender e acreditar na eficiência e qualidade dos produtos ou serviços.

Em seguida, se estabeleça fortemente na internet e aposte em um bom marketing.

Algumas dicas de como criar uma proposta de valor infalível são:

  • Foque no diferencial do seu produto e em como ele pode chamar a atenção do cliente, sempre considerando as dores que esse consumidor apresenta e as soluções que busca;
  • Reforce ainda mais os benefícios do que vende;
  • Seja criativo, ou seja, saia do convencional no momento das negociações. 

Vale a pena ser um especialista em vendas online?

Um profissional com perfil de especialista em vendas online é um colaborador estratégico para todos os tipos de empresas.

O mercado de comércio eletrônico está aquecido, como vimos na pesquisa que citamos no início do artigo, e se especializar nesse contexto pode ajudá-lo a se desenvolver e criar novas formas de atuar dentro desse mercado.

Para isso, é importante estudar continuamente e investir em oportunidades de capacitações que melhorem as suas habilidades. Por isso, os treinamentos em vendas são essenciais ao longo de toda a sua jornada.

treinamento de vendas

Qual a importância de um processo de vendas bem consolidado?

É possível entender essa relação, mesmo no trabalho do especialista em vendas, ao analisar o case da Construfic. Ao fazer uma parceria com o IEV, o objetivo era proporcionar um impulso definitivo por meio de um processo comercial bem consolidado e com a qualificação dos profissionais. Como disse o gerente:

“O principal desafio era fazer a equipe de vendas entender a importância de se acompanhar os orçamentos efetivamente, que houvesse uma taxa de conversão considerável, e não uma taxa de evasão”.

O desenvolvimento não só reforçou os diferenciais da empresa, como a impulsionou no mercado. Para Diogo, essas mudanças foram decisivas para melhorar os resultados da equipe. 

“Eu acredito nessa importância de entender o cliente. Foi uma das principais marcas que vocês deixaram aqui para nós, de ter um conhecimento do comportamento dele. Isso ficou bem claro, da postura, da simpatia”, adiciona o gestor. 

Com esses aprimoramentos, a equipe impulsionou os resultados das vendas e aumentou o número de clientes ativos em 15%”. 

Sabe quem pode te ajudar nesse processo? O IEV, que oferece, com treinamentos, acompanhamentos, ferramentas e mentorias, uma solução comercial completa para equipes de vendas

Além disso, focamos em desenvolver toda equipe comercial, de vendedores a gestores, para se tornarem profissionais de alta performance. Para isso, contamos com cursos completos, mentorias com tutores especialistas em diversas habilidades ligadas a vendas e gestão.

Com especializações preparadas por referências na área, nos comprometemos em ajudar equipes comerciais a desbloquearem todo seu potencial em vendas.

Para o IEV, vendas é ciência. A ciência das vendas será a responsável por fazer o seu negócio, as suas soluções e os seus vendedores atingirem o máximo desempenho.  

Quer saber mais? Agende a sua reunião estratégica e saiba como podemos trabalhar juntos rumo ao sucesso do seu negócio!

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