O que é gestão de demandas? Entenda como implementar esse conceito - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

A gestão de demanda é um processo usado pelas empresas para organizar e gerenciar as necessidades internas (operacionais) e externas (mercado/clientes) para trabalhar com eficiência

O dia a dia de um negócio é cheio de atividades e se não existir uma estratégia, a rotina se desequilibra.

Por isso, acontecem as sobrecargas de trabalho, pois sem distribuir as tarefas ao longo da semana, em algum momento do mês a situação aperta.

Organizando as demandas é possível evitar esse cenário e aprender como gerenciar as necessidades, sem comprometer o tempo e a produtividade da equipe comercial.

Continue lendo e aprenda como colocar esse método em prática.

O que é gestão de demanda?

A gestão de demanda é o processo de organizar, priorizar, fazer e acompanhar as tarefas diárias dentro de uma companhia .

As demandas se relacionam tanto às questões internas do negócio, que controlam a parte operacional dos processos diários, quanto às do mercado e dos clientes.

Por exemplo: as decisões sobre um novo treinamento comercial, a troca de uma ferramenta por outra mais moderna e as novas contratações para a equipe de vendas são demandas internas.

Já a identificação de necessidades dos clientes, a capacidade de aumentar a produção e a criação de um novo produto ou serviço são demandas externas.

Dessa forma, em vez de ser pego de surpresa com uma tarefa, o time de vendas consegue absorver o que acabou de chegar, sem prejudicar a rotina de trabalho.

Para que serve esse método?

Gerenciar demandas serve para que a equipe tenha um planejamento de trabalho organizado.

Já passou pela situação de ter que arrumar tempo para fazer uma tarefa que foi esquecida e que, por isso, virou urgente?

Situações como essa acontecem quando os gestores de vendas não planejam as demandas para o seu time. A longo prazo, esse é um motivo que pode levar à perda de excelentes colaboradores.

Qual a importância da gestão de demanda?

Esse processo torna possível cobrir todas as necessidades tanto dos clientes internos (os setores da própria empresa) quanto os clientes externos.

Sendo assim, a equipe comercial tem um desempenho melhor, produz com mais qualidade e passa longe de quadros como estresse e burnout.

Esse cenário organizado permite, ainda, antecipar demandas e preparar os colaboradores para sua execução.

Com o clima organizacional positivo, a companhia consegue tempo não só para se manter ativa, como também para inovar no seu mercado.

Vantagens x desvantagens da gerenciar demandas

Fazer a gestão de demandas traz diversas vantagens, como:

  • Melhora a capacidade de tomar decisões sobre o processo de vendas;
  • Eliminação de erros no atendimento ao cliente;
  • Menor ocorrência de retrabalhos;
  • Mais tarefas cumpridas dentro do prazo;
  • Aumento na qualidade da execução das atividades;
  • Mais tempo para planejar abordagens inovadoras de vendas;
  • Eleva a capacidade produtiva da equipe comercial;
  • Satisfação do cliente;
  • Equipe mais integrada e colaborativa.

Já as desvantagens não superam as vantagens de gerenciar as demandas, mas alguns pontos são importantes, como:

  • Falta de flexibilidade dos gestores;
  • Determinar prazos apertados, sem necessidade;
  • Falta de engajamento da equipe, devido a falhas no planejamento.

Como fazer a gestão de demandas passo a passo?

Para evitar as desvantagens que podem ocorrer ao não planejar demandas, é importante fazer o passo a passo correto na implementação do processo.

Aprenda como organizar e conduzir cada etapa abaixo:

1. Identifique as principais necessidades do negócio

Para organizar o setor comercial, por exemplo, é importante saber quais são as demandas diárias que a equipe precisa cumprir.

Mas, além de fazer o necessário, é possível trabalhar na antecipação de tarefas.

Para esse último caso, um exemplo de gestão de demanda é usar ferramentas como os sistemas de vendas para prever tendências por meio dos feedbacks dos clientes sobre o atendimento recebido.

2. Utilize fluxogramas de processos

Uma forma de eliminar erros e esquecimentos é usar ferramentas como o fluxograma de processos na organização das tarefas.

O fluxograma é uma representação visual das etapas de um processo de trabalho. Dessa forma, a equipe comercial sabe quanto tempo esperar para entrar em contato com o cliente de novo, por exemplo.

Exemplo de um fluxograma de processo | Fonte: Microsoft.

3. Liste as tarefas por prioridade

O próximo passo é listar as tarefas começando pelo que é prioridade em cada etapa do trabalho.

Além de saber como fazer, quando executar as tarefas também é importante.

Outro exemplo de modelo de gestão de demanda para fixar a ordem de execução é fazer listas compartilhadas com a equipe e, no início de cada dia, uma reunião rápida para repassar os objetivos do dia.

4. Saiba a sazonalidade das demandas

Além das demandas fixas, inclua as tarefas sazonais.

Essa é uma função que o gestor comercial, por exemplo, pode tomar para si, tendo o cuidado de repassar e de lembrar quando o prazo de determinada tarefa estiver chegando. 

Isso evita sobrecargas de ambos os lados e a equipe comercial pode se empenhar na execução.

5. Mantenha uma comunicação eficiente com a equipe

Não adianta fazer todo esse trabalho se a comunicação entre a equipe for falha.

Compartilhe todos os fluxogramas, listas e documentos que orientam o trabalho do time de vendas. Além disso, use ferramentas de chat interno, como o Chat do Google, para conversar e fazer os repasses para o grupo.

6. Treine a equipe

Por fim, para alcançar resultados positivos, invista em treinamentos para a equipe comercial.

Faça pesquisas para identificar dificuldades em alguma tarefa e, assim, planejar os treinamentos necessários, que vão aperfeiçoar a qualidade e a produtividade do time.

Gostou de aprender sobre gestão de demanda?

Se a sua equipe de vendas precisa de treinamento extra para ganhar mais retorno e produtividade em suas funções, além de autonomia , esse é o momento certo de investir.

O Instituto de Especialização em Vendas (IEV) pode ajudá-lo com treinamentos que ampliam o campo de visão de líderes e equipes comerciais com metodologias práticas e aplicáveis para atingirem cada vez mais e maiores resultados em vendas . 

Pensando nisso, convidamos você a conhecer os cursos do IEV. Possuímos treinamentos de fácil compreensão e com resultados na prática. Confira!