Encantar para vender: As propagandas mais incríveis do Super Bowl - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

O Super Bowl é o evento esportivo mais esperado do ano, com a maior audiência da TV dos EUA – uma grande vitrine para as marcas exibirem seus comerciais. Hoje, você vai conferir a lista dos melhores comerciais do Super Bowl!

O que é o Super Bowl?

Antes de saber quais são os melhores comercias do Super Bowl, é essencial saber a importância desse evento e o que faz com que os intervalos desse programa sejam os maios caros para os anunciantes.

O próximo Super Bowl está marcado para o dia 7 de fevereiro de 2021. Este é o torneio anual entre os campeões de conferência da NFL (National Football League), liga de futebol americano.

Para se ter uma ideia, o amor dos americanos pelo Super Bowl pode ser comparado a paixão dos brasileiros pela Copa do Mundo. A final é considerada quase um feriado nacional no país.

O último Super Bowl ocorreu neste ano em 2 de fevereiro na cidade de Miami, foi a edição de número 54. A final foi entre Kansas City e San Francisco.

Além dos jogos, o show do intervalo também é um chamariz para a audiência. Já passaram pelo palco do Super Bowl grandes astros da música, como Madonna, Kate Perry, Bruno Mars, Beyonce, Michael Jackson, Bruce Springsteen, The Rolling Stones, Paul McCartney, Lady Gaga e muito mais.

Comerciais do Super Bowl são disputados

Como você pôde notar, este evento é muito aguardados pelo público americano. Em 2015, o Super Bowl foi o programa mais assistido da TV estadunidense, com 112.2 milhões de telespectadores. Portanto, é uma vitrine muito importante para os anunciantes.

Em 2019, os anunciantes desembolsaram cerca de US$ 5 milhões por 30 segundos de comercial. O valor pode assustar, mas as empresas não olham esse número como desafio, mas como oportunidade.

Por isso, a disputa por espaço nos intervalos é até mesmo conhecida como “A Batalha das Marcas”, em que empresas de diversos segmentos investem pesado para fazer os melhores comerciais do Super Bowl.

Ao longo dos anos, diversas peças publicitárias se tornaram marcantes. Com as redes sociais, a repercussão é ainda maior. Apesar da superprodução dos comerciais estar longe da nossa realidade, os conceitos explorados na criação deles não estão.

Conectar-se com o cliente e gerar valores para além do produto é essencial. Cada vez mais empresas têm usado o conceito de encantamento para fechar e manter suas vendas. E se tem uma coisa que os comerciais do Super Bowl sabem fazer, com muita criatividade, é encantar. Por isso, hoje você vai conhecer os melhores comerciais do Super Bowl.

Os melhores comerciais do Super Bowl

A seguir, separamos 7 propagandas incríveis e o que de especial nelas podemos replicar:

1 – Motivação (Pokemon)

Em 2016, a franquia midiática Pokémon completou 20 anos. Entre jogos, desenhos e diversos produtos licenciados, a marca fez parte da infância e formação de muitos fãs ao redor do mundo e, na ocasião, decidiu celebrar motivando as gerações mais jovens.

2 – Humor (Doritos)

O humor está presente na maioria dos comerciais, pois é uma ótima ferramenta para chamar atenção, explorando situações impossíveis, exageradas e também cotidianas. Comerciais engraçados tem mais chances de serem replicados e ganharem a simpatia do público.

Assim fez o Doritos em 2017:

3 – Referências Pop (Volkswagen)

Trazer referências da cultura pop para suas estratégias de marketing, como posts nas redes sociais, por exemplo, ou até mesmo os produtos customizados, temáticos, pode ser muito lucrativo. Isso porque há uma transferência de desejo dos fãs da obra citada – de se aproximar daquele ideal – para sua marca.

No Super Bowl XLV, de 2011, a Volkswagen usou o imaginário de Star Wars para apresentar seu novo carro. Assim, entre para a lista dos melhores comerciais do Super Bowl.

Observe que o comercial não faz uso de palavras para passar sua mensagem, apenas elementos visuais e sonoros.

4 – Valores (Always)

No contexto em que os valores de uma empresa são decisivos na hora de comprar, reforçá-los nas suas campanhas é uma boa ideia.

A Always, empresa de produtos de higiene para mulheres, fez um comercial com uma mensagem de empoderamento feminino, em 2015. Além de conversar com o público-alvo, a campanha veio acompanhada de uma hashtag, sugerindo a interação com a marca.

https://www.youtube.com/watch?v=XjJQBjWYDTs

5 – Associação de Sentimento (Budweiser)

Outra tática muito consagrada, principalmente entre as bebidas, é a associação de sentimentos ao produto. Trata-se de replicar um clima de satisfação, felicidade, acolhimento, familiaridade, etc, no comercial, induzindo o consumidor a se lembrar do produto quando vivenciar o sentimento escolhido.

Quase todos os comercias da Coca-Cola fazem uso disso, explorando a magia do Natal, os almoços em família e a reunião com os amigos.

Em 2014, a Budweiser fez um comercial que mostrava a amizade entre um cachorro e um cavalo, nada relacionado a cerveja, certo? Mas a peça passava um clima agradável, de maneira simples, e viralizou. Assim, fica claro que você não precisa sempre utilizar a imagem do seu produto para vender a sua marca.

Este é um dos melhores comerciais do Super Bowl que podem ser replicados na sua estratégia de vendas e marketing.

https://www.youtube.com/watch?v=dlNO2trC-mk

6 – Concorrência (Pepsi x Coca)

Não poderíamos deixar de fora a rivalidade entre Pepsi e Coca-Cola, que sempre rende ótimos comerciais. Utilizar comparações com a concorrência pode ser uma forma de chamar atenção. Isto, porque as pessoas tendem a tomar um lado da briga, acabam se engajando e replicando a sua marca.

As duas marcas costumam ser bem explícitas na hora de se alfinetar. Todavia, nessa propaganda de 1996, a mensagem foi sutil – e igualmente marcante.

7 – Autoridade (Honda)

O gatilho de autoridade é o uso de pessoas famosas, ou especialistas no assunto, por exemplo, para passar credibilidade ao produto e vender mais.

No ano de 2017, a Honda conseguiu inovar dentro desta lógica, amplamente utilizada, e ainda gerar humor:

Agora, a expectativa é para as propagandas do ano que , com destaque para as montadoras de automóveis, que devem explorar seus modelos elétricos na campanhas. Essa lista de melhores comerciais do Super Bowl só tendem a aumentar.

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