Como abrir uma franquia? Passo a passo com as informações mais relevantes

Pensa em começar um negócio? Sabe como abrir uma franquia? Se estas dúvidas fazem parte da sua rotina, você está no lugar certo! 

Neste artigo, falaremos sobre como abrir uma franquia em passos fundamentais, da escolha do negócio ao lançamento. 

Isso porque o mercado de franchising vem crescendo exponencialmente no Brasil. Para você ter uma ideia, em 2019, o mercado cresceu 6,9% em comparação ao ano anterior. E as previsões para 2020 antecipavam um avanço ainda maior! 

Continue a leitura para descobrir como abrir uma franquia em 7 passos essenciais: 

  1. 1. Estude as franquias disponíveis e escolha a ideal para você
  2. 2. Avalie com atenção a Circular Oferta de Franquias (COF) e assine o contrato
  3. 3. Acesse o plano de negócios ou crie o seu 
  4. 4. Prepare seu negócio para a abertura
  5. 5. Participe dos treinamentos da franqueadoras e estude MUITO o seu novo negócio
  6. 6. Crie um plano de marketing robusto 
  7. 7. Abra o negócio

Boa leitura!  

Como abrir uma franquia? Passo a passo

Entender como abrir uma franquia exige pesquisa e estudo de cenários. Para te ajudar a se inteirar nas etapas mais importantes do processo de franqueamento, preparamos uma lista com 7 passos essenciais para abrir um negócio no mundo do franchising. 

1. Estude as franquias disponíveis e escolha a ideal para você

O primeiro passo para entender como abrir uma franquia é estudar o cenário e avaliar a disponibilidade de investimentos disponíveis. Analise as franquias disponíveis, entre em contato com franqueados do segmento e tire todas as suas dúvidas. 

Outra dica de ouro neste primeiro momento é entender a reputação da marca franqueadora. Explore redes sociais e conheça a opinião dos usuários do serviço e consumidores do produto. 

Cruze estas opiniões com o cenário em que sua empresa será inserida para projetar a forma como os seus clientes a perceberão. 

2. Avalie com atenção a Circular Oferta de Franquias (COF) e assine o contrato

Em segundo lugar, entender como abrir uma franquia passa pela compreensão de cada detalhe da COF — Circular Oferta de Franquias. A COF é um popular documento que especifica todos os detalhes da empresa que tenham relevância para as franqueadas. Faturamento, histórico e investimento inicial para abrir uma unidade são alguns dos dados que empresas interessadas encontrarão na COF. 

Após avaliar a COF e se certificar de que a oferta é interessante e aderente ao seu propósito, avalie também as cláusulas contratuais da franquia. Conheça os seus direitos e deveres como franqueado e não se esqueça de tirar todas as dúvidas com outros franqueados e com os representantes da franqueadora. 

Tudo certo? É hora de assinar o contrato e firmar a parceria! 

3. Acesse o plano de negócios ou crie o seu 

Algumas franqueadoras dispõem de um plano de negócios padrão para seus franqueados. Isso significa que, de forma geral, os caminhos do negócio já estão pré-desenhados. Cabe ao empreendedor franqueado adaptar a realidade do plano-mestre ao seu contexto, atualizando dados como: 

  • análise da concorrência;
  • identificação do público-alvo;
  • estudo dos hábitos e costumes deste público;
  • oportunidades de expansão e desenvolvimento. 

Se você ainda não conhece a estrutura de um plano de negócios, assista ao vídeo abaixo para entender melhor como a valiosa ferramenta funciona: 

4. Prepare seu negócio para a abertura

Está chegando a hora de colocar seu negócio para rodar! Antes disso, porém, é preciso preparar o terreno. 

Caso você tenha optado por adquirir um modelo de negócio onde exista a necessidade de ter um espaço físico, é hora de escolher o melhor imóvel e se certificar de que ele atende às necessidades estipuladas pela franqueadora. Além disso, este é o momento de começar a produzir peças publicitárias e de identificação do negócio: 

  • letreiros;
  • fachada; 
  • embalagens;
  • etiquetas;
  • papelaria; 
  • e por aí vai! 

Se, por outro lado, sua franquia é online, é preciso organizar o espaço de trabalho para que a rotina operacional não atrapalhe os afazeres de casa — e vice-versa! 

5. Participe dos treinamentos da franqueadora e estude MUITO o seu novo negócio

Saber como abrir uma franquia também passa pela absorção de conhecimentos relacionados à franqueadora. Essa etapa envolve habilidades operacionais, de marketing e de gestão, e é essencial para garantir a sintonia e o alinhamento entre a franqueadora e os franqueados. 

O tipo de treinamento oferecido varia de acordo com o perfil da franqueadora. Felizmente, a transformação digital e a evolução dos recursos tecnológicos fez com que muitas empresas oferecessem módulos de treinamento, onboarding e cursos de vendas inteiramente online. 

6. Crie um plano de marketing robusto 

Se o modelo de negócio escolhido não tiver um processo de vendas ativo, que dê a oportunidade de atuar sem a necessidade de fazer propagandas, ter altos investimentos iniciais em publicidade, nossa dica é criar um planejamento de marketing robusto. Afinal, como garantir que seu negócio chegue ao público-alvo sem a ajuda de uma boa publicidade? 

Mais uma vez, o digital entra em jogo como uma ferramenta muito útil. Com ajuda de recursos online, como redes sociais e aplicativos como o WhatsApp, é possível iniciar abordagens de venda mesmo a distância. 

Se quiser uma mãozinha para elaborar um plano de marketing eficiente, veja o vídeo abaixo: 

7. Abra o negócio

Agora sim, você sabe exatamente como abrir uma franquia. Na etapa final, o desafio é…abrir o negócio! 

Depois de seguir todos os passos desse artigo, você terá tranquilidade e segurança para abrir o seu negócio. Lembre-se, no entanto, de observar o comportamento do empreendimento nos primeiros dias e ajustar fluxos e operações. Este é o melhor momento para afinar detalhes e garantir que sua empresa entregue o melhor produto ou serviço ao cliente. 

Regulamentação de franquias: conheça a Lei de Franquias e saiba seus direitos e deveres 

Para saber como abrir uma franquia, é preciso ter atenção, também, à regulamentação do setor. Por ser um mercado numeroso e crescente, o franchising brasileiro passou a ser regulado por uma Lei de amplitude nacional: a Lei 13.966.

Ela dispõe sobre o sistema de franquia empresarial, por meio da qual o Governo revogou a antiga “Lei de Franquias” (Lei 8955), vigente desde 1994.

Entre os principais aspectos considerados pela nova Lei, estão: 

  • orientações para a implantação da franquia;
  • disciplina do o sistema de franquia empresarial;
  • sanções ao descumprimento da legislação;
  • condições de contrato. 

Como montar uma franquia de sucesso? Dicas bônus

Agora você sabe como abrir uma franquia do ponto de vista operacional. Que tal, então, algumas dicas para tornar o seu negócio diferenciado no segmento? 

Preparamos 3 dicas de ouro para você! 

1. Escolha um segmento com o qual você tenha afinidade

A primeira dica para entender como montar uma franquia de sucesso é: escolha com atenção o segmento de atuação. 

Por mais que seja tentador escolher uma franquia apenas pelos resultados em pesquisas de desempenho, escolher um nicho que desperte afinidade no empreendedor é fundamental. 

Isso porque o investidor precisará estudar (muito) sobre a área do negócio, bem como consumir informações e desenvolver argumentos de venda imbatíveis para o seu empreendimento. 

2. Invista em marketing digital para alcançar nichos mais amplos

Lembra do que falamos logo acima sobre a importância do planejamento de marketing? A variável “digital” entra aqui como um bônus essencial. 

De acordo com a Hubspot, 25% dos vendedores já utilizam o marketing digital pago como estratégia para aumentar as vendas diretas

Além disso, a mesma pesquisa mostra que 68% dos líderes de marketing usam tecnologia ou ferramentas de venda guiada.

E tem mais! Vendedores que fazem o uso de social selling (ou venda por meio das redes sociais) contam que alcançam até 45% mais oportunidades de vendas do que aqueles que usam apenas técnicas de abordagem offline. 

E aí? Se convenceu de que apostar no digital pode impulsionar seu negócio? 

3. Treine sua equipe de vendas e mantenha o conhecimento atualizado

Por fim, entender como abrir uma franquia precisa passar pelo conhecimento de gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes. Ainda que você invista em uma microfranquia e trabalhe sozinho, apostar em treinamento e desenvolvimento para aperfeiçoar suas habilidades de vendas pode ser decisivo para o desempenho do negócio. 

Se, por outro lado, você conta com a ajuda de um time de vendas, não poupe esforços em torná-los uma equipe de alta performance. Você pode fazer isso com a ajuda de cursos online e programas de desenvolvimento, como o PDC (Programa de Desenvolvimento Comercial), do IEV. 

Como você viu, saber como abrir uma franquia vai além dos passos operacionais. É preciso pensar em pessoas e nas melhores estratégias para desenvolver as potencialidades do seu time. 

Para isso, conte com o IEV. Por meio de metodologias práticas e exclusivas, oferecemos as melhores e mais completas soluções que se adequam à sua necessidade ou a do seu negócio.

Muito mais do que uma escola de vendas, o IEV é referência no que faz e se compromete com a concretização das metas de seus clientes, levando-os aos resultados desejados com uma experiência memorável. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!