É líder de equipes ou sonha em ser? Se sua resposta for sim a uma dessas perguntas, é hora de começar a considerar um curso de gestão comercial como alternativa para se desenvolver!
Nestas formações, que podem ser de curta, média ou longa duração, o profissional é preparado para assumir a posição de líder comercial e guiar sua equipe de vendas rumo à alta performance. Após isso, o ideal é incorporar a cultura da educação continuada, e buscar oportunidades de aprender ao longo de toda a carreira.
No artigo de hoje, falaremos sobre as diferenças e semelhanças dos diferentes tipos de treinamentos para gerente comercial. Confira!
O que é o curso de gestão comercial?
Gestão comercial é o nome dado ao conjunto de atividades estratégicas e de coordenação relacionadas ao setor de vendas.
Metaforicamente, dizemos que o gestor comercial é o capitão do navio, que comanda e orienta os marujos a cumprirem suas funções e garantirem que a embarcação chegue ao seu destino. Nesse sentido, podemos dizer que o curso de gestão comercial é uma alternativa educacional para facilitar este percurso.
Algumas das atribuições do profissional de gestão comercial são:
- Gerenciamento de vendas;
- Acompanhamento de processos de compra;
- Definição de políticas de preço e produtos;
- Gestão de pontos de venda;
- Pesquisas de mercado;
- Relacionamento com o cliente;
- Acompanhamento de relatórios;
- Apresentação de resultados.
Deu para perceber o quão multitarefas deve ser esse profissional, não é mesmo? Sabemos que, em muitos casos, a posição é ocupada por alguém que aprendeu com a experiência no passar dos anos e, adquiriu habilidades pessoais e profissionais por meio da vivência como vendedor.
Entretanto, é preciso ir além da experiência para absorver tendências e se manter por dentro das demandas do mercado atual, que muda constantemente. Por isso, investir em um curso de gestão comercial é uma alternativa recomendada para quem quer se destacar na função.
Por que se especializar em gestão comercial?
A seguir, listamos 4 aspectos fundamentais para comprovar a relevância do investimento em um curso de gestão comercial. Acompanhe!
Networking
O trabalho no setor comercial é pautado pelo bom relacionamento. Clientes, fornecedores, parceiros e até concorrentes podem ser fontes valiosas de ideias e sugestões de aperfeiçoamento do processo de vendas.
Ao ingressar em um curso de gestão comercial, o profissional tem a chance de conviver com diferentes tipos de profissionais, que vivenciam diferentes mercados e encontram caminhos diversos para a solução de desafios comuns.
Aulas com especialistas da área
Outra vantagem de investir em um curso de gestão comercial é a possibilidade de aprender diretamente com especialistas da área.
Esses profissionais, em geral, têm longas carreiras e acumulam experiências inspiradoras. Durante o curso, eles ensinam mais do que apenas a teoria: compartilham vivências, estimulam reflexões e atuam como mentores de gerentes comerciais que buscam performances cada vez melhores.
Complementação do currículo
Como falamos anteriormente, é bastante comum que o gestor de vendas tenha iniciado sua carreira como vendedor, e que tenha crescido profissionalmente por meio de sua experiência e aprendizados práticos. E isso é muito valioso!
Entretanto, não podemos nos esquecer de que o currículo também diz muito sobre o profissional. Algumas empresas dão valor especial à formação acadêmica e preferem contratar gerentes que possam comprovar suas habilidades com cursos e formações em áreas específicas.
Portanto, é essencial buscar oportunidades de se desenvolver continuamente por meio de cursos que atualizam conhecimentos e oferecem novas perspectivas para a gestão comercial.
Incorporação de tendências à rotina comercial
Se a sua empresa se preocupa com a experiência do cliente, você já sabe que é preciso identificar e incorporar as transformações do mercado à rotina. Buscar caminhos para atender às expectativas do consumidor e retê-lo.
Neste sentido, iniciar um curso de gestão comercial é um caminho para refrescar a mente sobre o que acontece no mercado e encontrar possibilidades de aplicação de tendências e novidades nos processos organizacionais.
Quais os diferentes tipos de cursos de gestão comercial?
A esta altura do artigo, você sabe os motivos pelos quais investir em um curso de gestão comercial é uma boa ideia. Mas em que tipo de formação apostar?
Nesse caso, a notícia é boa: existem diferentes formatos de cursos disponíveis no mercado. É importante refletir sobre qual deles se encaixa melhor em seu perfil e disponibilidade.
Veja alguns dos tipos de formações disponíveis e quanto tempo dura o curso de gestão comercial em todos os casos:
- Tecnológico: estrutura semelhante à de uma graduação, duração média de 2 anos.
- Curso rápido: formação intensiva, geralmente realizada em um dia. Geralmente ele tem carga horária de 4h a 8h.
- MBA (Master of Business Administration): semelhante a uma pós-graduação, o MBA é recomendado para profissionais que já têm uma formação e desejam se especializar em um tema ou em uma abordagem específica. Sua duração média é de 16 meses.
- Extensão: são oferecidos por instituições de ensino superior, e funcionam como uma continuidade ao processo acadêmico. Duram, em média, 3 meses.
O que abrange o curso de gestão comercial?
O cronograma de conteúdos de um curso de gestão de comercial varia de acordo com seu formato. É claro que formações mais curtas, como os cursos rápidos, abordam menos tópicos do que um MBA, que conta com aulas mais extensas e durante mais tempo.
Podemos dizer que, ao fazer um curso de gestão comercial, você aprende sobre:
- Análise de dados e relatórios;
- Experiência do cliente;
- Tomadas de decisão estratégicas;
- Análise de mercado;
- Definição de preços;
- Gerenciamento de projetos;
- Liderança de alta performance e gestão de equipes;
- Gestão logística e de suprimentos;
- Estratégias de marketing e vendas.
Quanto custa um curso de gestão comercial?
O investimento médio de um curso de gestão comercial também varia de acordo com o perfil da formação escolhida.
Podemos dizer, assim, que os custos vão de R$ 199,00 (valor médio de um curso rápido de gestão comercial) a R$ 45.000,00 (custo máximo do MBA em Gestão Comercial da FGV).
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Investir em um curso de gestão comercial pode te ajudar a elevar sua performance como líder e coordenador de vendas. Entretanto, saem na frente profissionais que se veem como “eternos aprendizes”, e estão sempre em busca de oportunidades para ir além.
No portfólio de cursos do IEV, por exemplo, você encontra formações que contribuem para a atualização de conhecimentos em gestão de vendas, assim como formações que ajudam a desenvolver habilidades essenciais para um gestor de sucesso, como os cursos de Gestão de Equipes Comerciais e Princípios da Alta Performance.
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