Cursos para área comercial: conheça 5 opções para começar a estudar - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Trabalhar com vendas exige constante especialização. Por isso, gerentes e donos de empresas que estão atentos à alta performance do time de vendas  investem em cursos para área comercial.

De acordo com a última edição da pesquisa ‘Panorama do Treinamento no Brasil’, os principais temas de treinamento nos quais a empresas do setor de comércio pretendem investir são: 

  • Vendas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Comunicação.

Esses três assuntos são essenciais para manter um departamento comercial forte, utilizando as melhores técnicas de vendas e proporcionando uma boa experiência para os clientes. 

Quer saber como conduzir esse processo e conhecer sugestões de cursos para área comercial? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Como se especializar na área de vendas?

O processo de especialização na área de vendas deve ser bem organizado e orientado, o que necessita de um responsável para decidir como isso irá acontecer. Dependendo do tamanho do negócio, pode ser o gerente comercial ou até o próprio dono. 

Uma estratégia que pode ser seguida é analisar as necessidades de aprendizado da equipe para procurar pelo tipo de curso ideal.

Para descobrir isso, os líderes podem usar a avaliação de desempenho para vendedores, que os colaboradores respondem tanto para encontrar necessidades específicas quanto as que são comuns a todo time.

Dessa forma, fica mais fácil pesquisar instituições de ensino que oferecem os cursos desejados para a área comercial, quanto custa cada um e, assim, analisar o custo total do investimento.

Caso a sua empresa ainda não realize avaliações de desempenho, faça uma pesquisa pontual para saber o interesse dos membros em especializações.

Ter um objetivo para guiar as escolhas torna o processo mais objetivo e fácil de gerenciar.

Qual o melhor curso para a área comercial?

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O melhor curso para a área comercial vai depender do que a sua empresa precisa para otimizar o desempenho da equipe e das vendas no momento.

Para te ajudar nessa tarefa , listamos abaixo cinco opções de cursos para área comercial que são essenciais para equipes que querem aumentar seus resultados. São eles:

  • Vendas para grandes empresas;
  • Especialização em vendas;
  • Gestão de equipes comerciais;
  • Negociação avançada;
  • Como formar uma equipe de representantes.

Conheça mais sobre cada curso:

1. Vendas para grandes empresas

O público-alvo do seu negócio são as grandes corporações do mercado? Então, esse curso para área comercial é essencial para estruturar a performance do time.

Clientes grandes exigem habilidades específicas e a postura profissional precisa ser bem alinhada para que o pitch de vendas seja eficiente.

Esse tipo de curso aborda tópicos como:

  • Como trabalhar com venda de valor;
  • Etapas do processo decisório do cliente;
  • Como desvendar a jornada de compra;
  • Técnicas de abordagem para grandes clientes.

2. Especialização em vendas

Vendedores que são especialistas em vendas são profissionais valiosos dentro de qualquer negócio. Por isso, esse curso para área comercial é tão importante.

Como o setor está sempre se atualizando, buscar especializações que trazem as mais efetivas técnicas de vendas ajuda  os vendedores a terem os melhores resultados com todos os tipos de clientes.

Um curso de especialização em vendas ensina todas as etapas da venda (da prospecção ao acompanhamento do pós-venda), as técnicas mais atuais do mercado, entre outros pontos essenciais para vendedores de alta performance. 

3. Gestão de equipes comerciais

Além dos vendedores, os líderes também devem investir em cursos para área comercial que os ajudem a crescer nas suas funções.

Ser um bom líder ajuda no desempenho da equipe, além de trazer mais satisfação profissional. Então, priorize cursos com abordagens atuais e que permitam colocar em prática o aprendizado desde os primeiros módulos.

Alguns temas que um curso de gestão de equipes comerciais aborda são:

  • Princípios e estilos da liderança;
  • Como utilizar indicadores de performance;
  • Como estabelecer metas e indicadores para vender mais;
  • Mapa estratégico da gestão comercial;
  • Posicionamento estratégico do modelo de negócio;
  • Regras para recrutamento, seleção e formação de equipe, entre outros.

4. Negociação avançada

Saber negociar é uma habilidade-chave para os vendedores. Por isso, se o objetivo é melhorar a argumentação com os clientes, esse tipo de curso para área comercial é essencial.

O processo de negociação envolve a definição de objetivos, o domínio das relações interpessoais e o compartilhamento de decisões. Um profissional de vendas com essas competências se destaca. 

No curso você irá saber como definir pontos de valor, diferentes formas de negociar e as estratégias para reduzir o estresse do dia a dia comercial, melhorando a sua confiança como negociante.

5. Como formar uma equipe de representantes

Os representantes comerciais são canais de vendas que muitas empresas utilizam para apresentar seus produtos e serviços para os clientes.

Para que o investimento em uma equipe dê resultados, é importante recrutar os melhores profissionais para essa posição.

Se esse é o foco da sua empresa, vale a pena investir nessa modalidade de curso para área comercial e aprender como ajustar suas práticas e conhecer as melhores estratégias e modelos de vendas.

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Vantagens de cursos voltados para área comercial

Esses e outros cursos para área comercial trazem muitas vantagens que serão diferenciais valiosos para conquistar mais clientes, como: 

  • Equipe especializada: profissionais capacitados trabalham melhor e conseguem se tornar vendedores de alta performance;  
  • Mais produtividade: uma equipe produtiva consegue se dedicar e ter um desempenho completo, sem ter uma rotina estressante;
  • Melhorias no padrão de atendimento: usar abordagens modernas com os clientes valoriza a imagem da empresa no mercado;
  • Clientes satisfeitos: clientes bem atendidos são clientes satisfeitos, o que aumenta as chances de recomendarem o seu negócio;
  • Objetivos e metas alcançadas: os cursos para área comercial contribuem diretamente para o crescimento da empresa.

Envolva a sua equipe em novos aprendizados

Aprender em grupo é um formato muito produtivo quando se trata de cursos para área comercial.

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