O que são franquias online? Vantagens e desafios de trabalhar neste modelo de negócio - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Franquias online são modelos de negócios que, assim como as franquias convencionais, são formatados pelas franqueadoras (nome dado às criadoras de um modelo de negócio bem sucedido, testado e considerado apto a ser replicado) e aplicados aos franqueados. A diferença entre uma franquia convencional e um empreendimento online é que o segundo se dá sem a necessidade de uma sede física. É um negócio digital. 

Esta é uma opção muito atrativa para quem busca empreendimentos para conduzir de forma individual. Aliás, empreender é algo que está cada vez mais na veia do brasileiro. 

Em um estudo publicado pela Global Enterpreneurshio Monitor (GEM), constatou-se que empreender está entre os quatro principais objetivos dos brasileiros

Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, 25% dos adultos do país planejavam abrir um negócio em 2020. Com a pandemia do novo coronavírus, a demanda por lojas online e microfranquias sofreram um boom, tornando-se as melhores opções de franquias do mercado. 

Se você quer descobrir com detalhes o que são franquias online e como se preparar para prosperar neste modelo de negócio, continue a leitura! 

O que são franquias online? 

Franquias online (ou digitais) são um segmento do sistema de franchising. A maior diferença entre uma franquia física e uma digital é que a segunda funciona a partir da internet. 

Dessa forma, qualquer pessoa que cumpra os requisitos da franqueadora pode ter uma franquia online. Isso, em muitos casos, independe da posição geográfica ou mesmo do fuso horário em que o investidor se encontra. 

Além disso, um franqueado digital conta com o suporte de uma rede de outros empreendedores (além da franqueadora) — um excelente recurso para quem está ingressando no mundo dos negócios. 

Por meio da rede de apoio, é possível trocar experiências, absorver dicas de quem já prosperou no negócio e consultar outros empreendedores para sanar dúvidas e superar obstáculos da gestão do negócio. 

Vantagens de trabalhar online 

A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo foi a vantagem de investir em franquias para trabalhar online pontuada no tópico anterior. Mas não é só isso! A seguir, você confere mais 3 benefícios de apostar em um negócio digital. 

Mais qualidade de vida

A qualidade de vida é um dos ganhos mais expressivos para quem descobre o potencial das franquias online. Além de possibilitar a execução das tarefas administrativas sem amarras geográficas (afinal, o único equipamento essencial para conduzir um negócio digital é um computador ou dispositivo munido de boa conexão à internet), a franquia online também possibilita que o franqueado determine seus próprios horários de trabalho.

Diferentemente de uma franquia física, que geralmente opera segundo o horário comercial, a versão digital permite que o investidor crie seu próprio cronograma. Rende mais à noite? Sem problemas! É possível dedicar a madrugada à condução de processos organizacionais, administrativos e financeiros do negócio. 

Menor investimento

Investir em uma franquia física demanda uma série de investimentos estruturais e logísticos. Desde a locação ou disponibilização de um espaço até o preparo do sistema hidráulico e elétrico, passando pela mobília, o preparo de uma franquia física convencional exige um aporte financeiro inicial substancial.

Em contrapartida, nas franquias online, além do aporte inicial (que, em muitos casos, se enquadra na categoria de microfranquias — investimentos menores ou iguais a R$90 mil), este investimento é reduzido à preparação de um marketplace (como um e-commerce ou loja virtual) e suas principais funcionalidades (como gateways de pagamento e sistemas de gestão de compra e venda). 

Além disso, trabalhar remotamente traz outras vantagens financeiras: 

  • não há gastos com deslocamento;
  • não há custos fixos além daqueles que você já teria no lugar em que está (seja este lugar uma moradia temporária ou sua residência). 

Negócios com mais escalabilidade 

Por fim, não podemos deixar de mencionar a escalabilidade como um diferencial das franquias online. Por não ter amarras geográficas, um franqueado que vende produtos digitais (como aulas online, e-books ou treinamentos digitais) é capaz de expandir seu universo de atuação a limites inimagináveis. 

Da mesma forma, pode multiplicar os produtos oferecidos com facilidade, já que não dependem de processos produtivos extensos. 

Desafios a superar no mundo das franquias online 

Mas nem só de vantagens vive o investidor de franquias online! Antes de decidir começar um negócio digital, é importante se atentar a alguns desafios que integram este modelo de negócio. 

Construir presença digital

O primeiro desafio de quem investe em franquias online é a construção da presença digital. Ao mesmo tempo em que oferece oportunidades e multiplica possibilidades de sucesso em um empreendimento, a internet torna o processo de vendas mais desafiador.

Isso porque acirra a concorrência e dá espaço àqueles que melhor sabem se promover. Por isso, tão importante quanto escolher com cuidado a franquia a investir, é planejar as ações online da marca. 

É preciso, por exemplo: 

  • investir em gestão de redes sociais;
  • apostar em atendimento digital omnichannel; 
  • criar estratégias de marketing de conteúdo;
  • fazer parcerias com influenciadores digitais e figuras com credibilidade no mercado;
  • desenvolver um plano de marketing digital.

Quer saber como fazer um planejamento de ações digitais completo? Veja o vídeo abaixo. 

Se liga: Se você não tem um amplo conhecimento sobre o ambiente digital, não se preocupe! Existem excelentes opções de franquias online que não dependem de ações digitais para que seus resultados aconteçam. É o caso da franquia do IEV, sobre a qual falaremos no fim deste artigo. 

Dica de leitura: Pesquisa analisa o uso das redes sociais por franqueados 

Procrastinação x Excesso de trabalho

Outro desafio para quem decide investir em franquias online é encontrar o equilíbrio na rotina. Ter em suas mãos o controle de horas trabalhadas e a intensidade do esforço dedicado à empresa pode levar a dois caminhos bastante comuns: 

o primeiro deles é a procrastinação. Sem horários pré-determinados e sem metas baseadas em prazos, adiar o trabalho de forma contínua se torna comum. Como consequência, há o acúmulo de tarefas e, em casos mais extremos, a perda de oportunidades de negócio.

por outro lado, há o excesso de trabalho. Ter acesso à sua empresa — literalmente — na palma da mão pode levar à construção de uma “obsessão” com o trabalho. Dessa forma, fica cada vez mais difícil resistir a checar processos em momentos inoportunos e em horários de descanso. 

O segredo para contornar esse desafio é construir uma relação de equilíbrio com o trabalho. Algumas dicas para colocar esse princípio em prática são: 

  • trabalhe em um local destinado a esta função (ainda que você se enquadre no conceito de nômade digital, separe um local específico para o trabalho, como uma espécie de home office). Isso fará com que você evite acessar documentos e sistemas relacionados a ele fora deste local;
  • determine seu horário de trabalho. Não é necessário se prender essencialmente ao horário comercial. Mas ter um número de horas definido ajuda a não trabalhar demais ou de menos;
  • crie metas pessoais. Ainda que você trabalhe de forma individual, ter metas bem definidas ajuda a organizar a rotina. Para isso, conte com a ajuda de um planner ou ferramenta digital de organização (como o Asana ou o Trello). 

Exemplos de franquias para trabalhar online – setores promissores

Recentemente, a pandemia do novo coronavírus evidenciou a relevância de alguns setores na economia global. Em especial, os setores de serviços, cuja concentração de crescimento se concentrou nas versões digitais dos negócios. 

A seguir, você conhece 3 segmentos (e exemplos de franquias online) que vêm crescendo com o passar dos anos. 

Delivery e entregas

O setor de delivery foi um dos que mais cresceu durante o período de pandemia no ano de 2020. De acordo com o portal Consumidor Moderno, o crescimento deste serviço chegou a 94%

Aliado à necessidade de transportar produtos e realizar serviços respeitando o distanciamento social, o segmento de delivery também se adaptou a uma tendência que beneficiou, também, aos empreendedores: a de digitalização do negócio. 

Franquias como a DeliveryMuch podem ser operadas de forma inteiramente digital, e prometem retorno rápido a seus investidores — até 12 meses após o aporte inicial, que varia entre R$8 mil e R$18 mil.

Pagamentos digitais 

Outro setor que vivenciou um boom durante a pandemia, e que deve continuar em crescimento, é o de fintechs e bancos digitais. 

A Dot Bank, por exemplo, vivenciou um crescimento de 40% durante a pandemia, e, com um investimento inicial a partir de R$6 mil, tem, como público-alvo principal, empresas com volume elevado de emissão de boletos bancários. 

Os principais clientes da empresa, que conta com 4 unidades franqueadas, são condomínios, escolas, hospitais, indústria e varejo. 

Educação e treinamento 

Por fim, não podemos deixar de mencionar o segmento educacional. Não é novidade para ninguém que a EAD (Educação a Distância) desempenhou um papel crucial durante a crise. Inclusive, o movimento de interessados em cursos a distância adiantou, para 2022, a previsão de superação no número de alunos on-line em comparação aos presenciais. Antes da crise, a data prevista era 2023. 

Além do ensino superior, outra demanda que cresceu substancialmente nos últimos meses foi a de treinamentos corporativos a distância. 

Neste modelo, o Instituto de Especialização em Vendas tem muita experiência. 

Leandro Tixa, Gestor de Expansão de Franquias do IEV, conta sobre como o posicionamento visionário do Instituto ajudou a manter as vendas em alta mesmo durante a crise: 

“Diante de tudo o que vem acontecendo, o IEV leva uma certa vantagem neste cenário. Enquanto a maioria das empresas vêm se adaptando ao mundo online, nós já atuamos neste formato desde 2017, levando ainda mais segurança aos nossos clientes. Isso também vem fazendo com que os nossos franqueados tenham resultados ainda melhores”.

A franquia do IEV aposta na capacitação contínua no setor comercial, a área que move qualquer empresa. Baseada na ciência por trás das vendas, as soluções do Instituto utilizam a tecnologia EAD para ensinar, e contam com um processo de vendas totalmente ativo. Por isso, não existe a necessidade de o franqueado ter uma presença digital para que isso aconteça. Isso torna nosso modelo um negócio viável mesmo em crises como a do coronavírus, que impôs a dinâmica do isolamento social. 

Não à toa, o IEV é, hoje, uma das franquias mais lucrativas do Brasil, com baixo investimento, custo mensal baixo e com previsão de retorno ao franqueado de 4 a 8 meses. Que tal conhecer o modelo de negócio do IEV?