No trabalho de gestão de equipe de vendas, o sucesso vem do empenho em manter o time afiado e capacitado nas suas funções. Para isso, as escolas de vendas são grandes referências.
Essas instituições oferecem uma estrutura de treinamentos para equipes de vendas que auxilia na formação e atualização dos profissionais.
Com isso, os times comerciais ficam mais atentos à maneira como se comunicam, às metas que precisam alcançar e são capazes de criar soluções inovadoras.
Então, se o seu time precisa de uma atualização para aperfeiçoar algum processo, procurar uma escola de vendas é uma excelente alternativa.
Continue lendo e saiba o que priorizar na hora de escolher uma escola parceira para a sua empresa.
5 dicas para escolher uma boa escola de vendas
Encontrar uma boa escola de vendas é uma maneira de motivar a equipe com as tarefas diárias. Afinal, é importante que a empresa valorize o desenvolvimento de seus membros.
Para acertar no investimento e conseguir uma empresa parceira eficiente, siga as dicas abaixo:
1. Pesquise opções no mercado
O primeiro passo para escolher uma boa escola de vendas é pesquisar as opções do mercado.
Tire um momento do dia para fazer a pesquisa em diversos meios de comunicação e faça uma lista com as escolas e seus respectivos contatos para que você possa conhecê-las melhor.
E como estamos falando da era digital, você não precisa se prender apenas a empresas da sua cidade.
Encontrou um curso excelente para o que seu time precisa, mas é fora do seu estado?
Verifique se a escola de vendas oferece a modalidade de cursos a distância.
Dessa forma, você pode filtrar as opções e analisar quais delas tem um fit melhor com o seu negócio.
2. Peça referências
Depois de fazer sua lista de escolas de vendas, o próximo passo é pedir referências para colegas gestores sobre elas. Pergunte como foi:
- A experiência de contratação;
- A flexibilidade para personalizar cursos;
- Vantagens oferecidas;
- Suporte da equipe, etc.
Quem trabalha com o processo de vendas tende a analisar nos outros critérios semelhantes aos que analisa para a qualidade do seu próprio serviço.
Isso é 100% positivo. Assim, você tem mais chances de escolher uma escola de vendas que vai não só vai ensinar o conteúdo necessário, mas também oferecer uma experiência satisfatória.
3. Analise a grade de cursos
Nesta etapa, sua lista de escolas de vendas já está mais refinada e permanecem apenas aquelas que têm uma boa referência de ensino.
Agora, é o momento de analisar a grade de cursos oferecidas por cada uma e se os temas estão dentro do que sua equipe precisa aprender.
Escreva em tópicos os objetivos principais com os treinamento em vendas e analise como os cursos de cada escola contribuem para essas metas.
Mesmo se uma escola de vendas for muito boa, mas os cursos não tiverem o encaixe necessário com o momento, procure a melhor opção para os seus objetivos..
4. Verifique a opinião de outros alunos sobre a qualidade dos cursos
Saber a opinião dos colegas gestores é excelente, mas ver o feedback dos alunos sobre os treinamentos é igualmente relevante.
Muitas escolas de vendas têm espaços para comentários em seus sites e ali você pode encontrar os prós e os contras de cada curso apontados pelos alunos.
Assim, você consegue anotar os que mais te chamaram a atenção e negociar melhorias ou mesmo pedir para seguir o mesmo método, por exemplo.
Leia também: Tipos de treinamentos de vendas: quando fazer e qual fazer?
5. Conheça os profissionais da equipe
Por fim, analise também quem são os professores dos cursos e suas referências profissionais.
Além do que está no site da escola de vendas, pesquise outros dados do professor.
Muitos têm perfil no LinkedIn ou disponibilizam conteúdos nas redes sociais. Tudo isso contribui para conhecer o potencial da equipe e se ela pode contribuir para o crescimento do seu time.
O que não pode faltar para o crescimento de uma equipe comercial?
O principal objetivo do investimento em uma escola de vendas é dar para a equipe os meios necessários para o seu crescimento.
Isso só acontece se todos estiverem atualizados com os processos, aprenderem a pensar estrategicamente e tiverem autonomia nas suas funções do dia a dia.
Por isso, alguns elementos-chave para o crescimento de uma equipe são:
Vontade de aprender e se desenvolver
O carisma de um vendedor não pode ser seu único atributo, pois ao longo de uma conversa ele precisa demonstrar que sabe:
- Os desafios que o cliente está enfrentando;
- Como sua empresa pode ajudar a resolver esses problemas.
Então, é importante buscar nas escolas de vendas cursos que reforcem pontos básicos da profissão, agregando o aprendizado com tendências atuais do mercado.
Conhecimento profundo dos clientes
A prática do trabalho com vendas ensina muito, mas ter um suporte estratégico é o ponto-chave para sua melhor execução.
Por isso, uma equipe comercial precisa investir tempo em conhecer os clientes da empresa para saber como abordá-los e extrair informações.
Uma pesquisa da Sales Fix, uma empresa de implementação de CRMs, destaca como essa postura atenta contribui para aumentar as vendas e a produtividade da equipe. 74% dos consumidores entrevistados afirmam que estariam dispostos a gastar mais se tiverem um atendimento de excelência.
Comunicação e colaboração
Uma equipe comercial que interage e colabora entre si é capaz de tirar grande proveito dos cursos das escolas de vendas.
Dessa forma, a equipe cresce, pois, acontecem trocas de experiências importantes e todos estão alinhados sobre os processos do departamento.
Quanto mais unido o seu time for, maiores são as chances de alcançar bons resultados.
Quer incentivar sua equipe? Dê play no vídeo abaixo e aprenda como lições de liderança com o especialista Simon Sinek:
O que mais uma escola de vendas pode oferecer à sua empresa?
Além dos treinamentos comerciais, uma escola de vendas pode ensinar sobre organização, produtividade e até finanças pessoais.
Afinal, mostrar aos colaboradores que eles podem (e devem) ter uma rotina equilibrada, contribui para que a dedicação ao trabalho seja prazerosa.
Nessa perspectiva, o Instituto de Especialização em Vendas (IEV), pode ajudá-lo.
O IEV é a maior escola de vendas do Brasil e, desde 2014, vem revolucionando os resultados de equipes comerciais por todo o país.
Contamos com cursos que ampliam o campo de visão de empreendedores com metodologias práticas e aplicáveis para se tornarem inspirações para seus funcionários.
Pensando nisso, convidamos você a conhecer os cursos do IEV. Possuímos treinamentos de fácil compreensão e com resultados na prática. Confira!
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