O promotor de vendas é responsável por representar a empresa no mercado e contribui para impulsionar toda a força comercial. Por isso, é importante e necessário que o promotor domine os conhecimentos, habilidades e atitudes para executar sua função. Certamente, isso só é possível através de treinamento para promotor de vendas.
O que é e o que faz um promotor de vendas
Você já ouviu falar nessa profissão, porém ficou um pouco confuso sobre ela? Não se preocupe, isso é comum e ocorre porque o promotor pode atuar de várias maneiras. Mas, esse profissional sempre tem como principal objetivo ajudar a promover o produto ou serviço vendido e atrair mais pessoas para realizarem a compra.
Sendo assim, o promotor de vendas é o responsável por influenciar possíveis compradores, seja pelo contato presencial ou pela internet. Muitas vezes, ele já possui visibilidade no mercado como pessoa e isso contribui para o propósito de sua função.
Junto à empresa, o promotor de vendas:
- Usa a sua influência para promover as vendas fisicamente ou virtualmente;
- Contata seus conhecidos ou seguidores (quando for um influenciador digital) e fala das características e benefícios do produto ou serviço vendido;
- Trabalha com o diretor, com o gestor e com o supervisor de vendas para traçar estratégias para aumentar os resultados da empresa;
- Entra em contato com os possíveis clientes para divulgar a marca que representa;
- Trabalha com metas e objetivos, assim como todo o departamento comercial.
É muito comum que as pessoas confundam promotor de vendas, vendedor e supervisor. Sendo assim, caso não tenham ficado claras essas diferenças, veja o próximo tópico.
Diferença entre promotor de vendas, vendedor e supervisor
O vendedor é quem tem contato direto com quem realiza a compra. Ele pode atuar na prospecção, abordagem, levantamento de necessidades, apresentação da proposta, negociação, fechamento da venda e no pós-venda.
Desse modo, essa profissão consiste em manter um bom relacionamento, entender as necessidades e oferecer uma solução que faça sentido para o cliente e para a empresa que representa.
Por outro lado, o supervisor de vendas é um profissional mais experiente na área e que, quando necessário, vai às ruas com o vendedor e o orienta a realizar sua função. Ele presta consultoria e contribui para o melhoramento de todos os processos comerciais tirando dúvidas e dando sugestões para os outros integrantes do time.
Por fim, o promotor de vendas não atua no contato mais íntimo com o cliente. Ele até pode e deve criar rapport com os consumidores, mas o foco está no planejamento, prospecção e abordagem. Ou seja, há a possibilidade e interação com os contatos, mas o objetivo dele é realizar um bom marketing de influência.
Qual a importância de um treinamento para promotor de vendas
O treinamento para promotor de vendas é extremamente necessário para que esse profissional possa desenvolver sua tarefa de maneira correta.
Quando bem treinado, ele consegue impulsionar significativamente as vendas da empresa, mesmo não vendendo os produtos ou serviços diretamente.
Claro que a ideia é sempre contratar uma pessoa especializada. Mas, mesmo sendo um profissional exemplar, é importante continuar os estudos a todo o momento para acompanhar as transformações do mercado.
Quando o treinamento para promotor de vendas é desenvolvido, é possível alcançar maior rentabilidade e sucesso comercial.
Outro benefício é a especificação do público, vamos explicar melhor logo abaixo!
O treinamento para promotor em vendas ajuda a especificar o público
Uma das vantagens mais relevantes em desenvolver um treinamento para promotor de vendas é que, com ele, esse profissional se torna mais capacitado para buscar o Perfil de Cliente Ideal (PCI). Mas o que isso significa?
O PCI é o tipo de consumidor que mais se enquadra como cliente perfeito de um negócio. É quem tem mais sucesso com aquele produto ou serviço, além de ser mais vantajoso para a empresa. Essa pessoa vê o valor no que compra e entende a necessidade da aquisição.
O treinamento para promotor de vendas entra como agente que contribui para esse processo de encontrar os PCI’s e atraí-los cada vez mais. Ou seja, o profissional bem treinado consegue identificar melhor o nicho da marca e ser mais assertivo em sua comunicação com ele.
Assim, a taxa de vendas aumenta, assim como o lucro e o ticket médio, pois essa pessoa especializada em amplificar a visibilidade da empresa consegue alcançar um público maior e melhorar a qualidade das vendas. Porém, não são quaisquer pessoas, são os clientes qualificados e que têm mais chances de se fidelizarem.
Os principais treinamento para promotor de vendas
- Especialização em vendas. Esse curso ensina o profissional a passar por todas as etapas da vendas e aplicar técnicas especializadas para vender mais e melhor.
- Venda consultiva. Usar a técnica da venda consultiva é dominar tudo sobre o que vende e conseguir entender as necessidades do cliente para poder ajudá-lo da melhor maneira possível a solucionar um problema.
- Programação neurolinguística aplicada à vendas. Essa alternativa de curso ajuda a identificar as preferências e desejos do cliente a partir dos seus comportamentos, o que é uma tarefa importante para um promotor.
- Negociação avançada. Negociar avançadamente é dominar todas as técnicas de vendas, mas além disso, é também conseguir contornar as objeções do cliente de forma inteligente.
- Princípio de alta performance. Em último lugar, aqui é possível melhorar seus resultados a partir do auto aperfeiçoamento contínuo.
Como treinar promotores de vendas
Gestores de promotores também precisam incentivar o autodesenvolvimento da equipe e treinar para tirar o melhor da equipe. Por isso, agora você vai ver os passos para treinar promotores de vendas.
Entenda as necessidades da sua empresa
Em primeiro lugar, você precisa analisar a situação atual da sua empresa e, para isso, escreva e mapeie como está cada processo. Para realizar essa tarefa é importante acompanhar os indicadores de venda.
Monitorá-los é saber para onde está indo e o mais importante, como está indo. Essas ferramentas de métricas contribuem para uma gestão estratégica altamente eficiente.
Analise o time de funcionários
Os vendedores são os motores que fazem o departamento comercial funcionar. Então, antes de desenvolver um treinamento para promotor de vendas, é preciso ajustar as demandas e necessidades internas.
- Seu time está bem treinado?
- Os processos comerciais são padronizados?
- Os vendedores são de alta performance?
Mesmo que a equipe funcione bem aos seus olhos, estude as técnicas de venda mais atuais do mercado para melhorar todas as etapas comerciais. Afinal, não adianta ter um promotor de vendas que consegue impulsionar a marca da empresa e atrair mais PCI’s se os vendedores não conseguirem fechar as vendas.
Crie um plano estratégico
Com o setor bem estruturado internamente, comece a execução. Em primeiro lugar, defina um plano estratégico de como será o treinamento para promotor de vendas.
Independente de onde o promotor irá atuar (na loja, na internet, na televisão, em feiras, em exposições e até em outros negócios como representante), esse profissional precisa conhecer muito bem o lugar que simboliza. Sendo assim, inicie o treinamento dele com os conhecimentos essenciais da empresa, como:
- História do lugar e de quem o fundou;
- Visão e os valores da marca;
- Objetivos e metas do departamento comercial;
- Características e benefícios do que é vendido;
- Diferenciais da empresa em relação ao mercado;
- Concorrência e negócios ligados ao setor.
A segunda parte de um bom plano estratégico para a elaboração do treinamento para promotor de vendas é instruir esse profissional às técnicas de venda mais atuais do mercado.
Aqui você pode se perguntar: “mas porque investir em ensinar alguém a vender se o trabalho dele será influenciar as pessoas?”. Nesse momento, muitos gestores erram por não considerarem esse profissional como parte essencial do time comercial.
O promotor não realiza o fechamento, mas com certeza ajuda uma pessoa a decidir comprar algo, muitas vezes, sem nem passar por um vendedor. Tudo com o poder da influência. Então, quando ele é treinado e capacitado com conhecimentos sobre a ciência das vendas, ele consegue executar seu trabalho melhor.
Depois dessas etapas, é a hora de executar as estratégias!
Treine o promotor de vendas
Nesse momento, basta seguir o roteiro:
- Passe todos os conhecimentos básicos sobre a empresa. Isso pode ser feito em reuniões de treinamento com uma frequência definida pelo gestor, também é possível compartilhar conteúdos internos da marca.
- Após conhecer a empresa, o promotor precisa aprender as técnicas de venda do mercado. Ou seja, capacite o promotor como qualquer outro profissional do departamento comercial.
Com essas práticas em ação, certamente o promotor de vendas atuará de maneira exemplar em sua função e conseguirá, junto aos gestores, desenvolver estratégias para impulsionar todo o setor comercial. Nunca deixe de fazer reuniões e compartilhar conhecimentos entre o time, mas também foque em aprender com profissionais especializados em ensinar sobre como vender mais e melhor.
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