Talvez você já tenha ouvido a frase “aprender nunca é demais”. Essa é, basicamente, a premissa do lifelong learning: o aprendizado não tem data para acabar, ou seja, é para toda a vida.
Este é um conceito que faz muito sentido ao pensar no mundo atual. A velocidade que as tendências mudam e toda a transformação digital faz com que aqueles que não se atualizem constantemente, fiquem para trás.
Na maioria das carreiras, isso pode ser extremamente prejudicial. Afinal, quem não aprende coisas novas, não evolui. Não se desenvolve. E ninguém quer um profissional assim, certo?
Essa é a importância do lifelong learning nas empresas. É um conceito que deve ser considerado como relevante tanto pelos próprios colaboradores quanto pela organização. Afinal, as vantagens são muitas para os dois lados.
É só pensar na equipe comercial: enquanto profissional, quanto mais você se especializar no seu segmento e em diferentes técnicas ou estratégias de vendas, mais metas irá bater.
O que é um benefício direto para a empresa, já que os resultados poderão ser cada vez melhores. Essa, inclusive, é uma das principais peças para conquistar o máximo potencial em vendas: treinamentos e atualizações contínuos.
Quer saber mais sobre qual o conceito de lifelong learning, como fazer e por que ele é essencial para a carreira? Continue a leitura!
O que é lifelong learning e por que ele é essencial na carreira?
A tradução livre do termo para português significa “aprendizado ao longo da vida”. Na prática, indica que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo.
Essa premissa é essencial para o desenvolvimento profissional. Ter a consciência de que não se sabe tudo e que, ao mesmo tempo, sempre é tempo de aprender novas técnicas ou estratégias é o sentimento que todo líder deve esperar de sua equipe.
Apesar de existir desde a década de 1970, o conceito foi mais difundido com mais intensidade a partir de 2010, por conta de um relatório da Unesco. A partir disso, fundou-se uma organização não governamental que representa essa ideia em todo mundo, a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ).
Segundo eles, para entender qual o conceito de lifelong learning, é necessário entender os pilares que o compõem. Confira quais são eles.
Quais são os 4 pilares do lifelong learning?
Aprender a conhecer
O conhecimento é parte indispensável do aprendizado e é o aspecto da curiosidade que impulsiona o lifelong learning. O que isso significa? Ter vontade (e ir atrás) de aprender, de conhecer coisas novas e, até mesmo, de questionar o que já se sabe.
Afinal, vivemos em um momento de constante evolução. Tudo pode mudar em uma velocidade acelerada. Devemos aceitar isso como uma certeza e, para não ficar para trás, é necessário sempre procurar por essas novas maneiras de ver o mundo.
Um grande exemplo disso é a mudança no comportamento do consumidor que ocorreu nos últimos anos. Se um vendedor não estuda estes pontos, pode ficar mais difícil de se conectar com o seu cliente e desenvolver boas técnicas de vendas.
Aprender a fazer
Não adianta ter bons conhecimentos ou entender como a teoria funciona, se você não consegue colocá-la em prática.
Claro, nem sempre isso será feito de maneira imediata, mas o aprendizado sempre contribui para uma nova visão acerca do contexto em que está inserido.
Ou seja, caso você aprenda algo novo sobre o processo de vendas, por exemplo, talvez só consiga colocar em ação quando, de fato, estiver em negociação com um potencial cliente.
Ainda assim, o “colocar a mão na massa” é essencial para adquirir novas experiências e, com isso, solidificar o seu conhecimento.
Digamos que você está aprendendo a mexer em um novo sistema de vendas. Por mais que observar o outro seja interessante no início, você só irá desenvolver a habilidade quando, de fato, começar a usar o software.
Então, ao pensar em como fazer lifelong learning, lembre-se de que a prática nunca deve ser deixada de lado. Isso serve para todo tipo de aprendizagem.
Inclusive, com um treinamento de vendas. Confira este eBook e descubra como levar alcançar a alta performance com treinamentos de alto desempenho. Baixe agora mesmo!
Aprender a conviver
Viver em uma sociedade significa que em boa parte da nossa vida passamos interagindo com outras pessoas. No fim das contas, essa é uma das principais maneiras de aprender algo novo. É só pensar no papel de professores, mentores e líderes.
Mas atualmente, mais do que isso, as habilidades interpessoais são consideradas uma importante soft skill para o trabalho em equipe. Espera-se que as pessoas consigam conviver em harmonia, pois isso impacta na produtividade e gestão de todo o time.
Além disso, um vendedor precisa ter uma boa interação com seus potenciais clientes para conseguir vender.
Essa é a ideia por trás do rapport em vendas, por exemplo: a técnica consiste em criar uma relação de harmonia e empatia para que haja uma melhor sintonia, ampliando as chances de fechamento do negócio.
Leia também: Entenda o que é rapport em vendas e conheça as melhores técnicas
Aprender a ser
Aqui, o foco é você. Este último pilar indica que apenas você é responsável pelo seu desenvolvimento. Outras pessoas até podem ajudar e incentivar, mas, no fim das contas, o compromisso deve ser seu.
É claro que, ainda assim, é importante pensar no lifelong learning nas empresas. Elas ainda dispõem de um papel essencial neste processo, oferecendo oportunidades e estratégias de aprendizado e treinamentos.
Até mesmo porque segundo a pesquisa HR Innovation, a educação corporativa é uma das principais tendências atualmente. Os números mostram que 76,5% das organizações devem priorizar investimentos nessa área.
E, mais do que isso, a liderança de alta performance deve sempre inspirar e estimular que os colaboradores entendam a importância disso. Assim, podem exercer seus papéis de protagonismo em seu trabalho.
Qual é o objetivo do lifelong learning?
O principal objetivo do lifelong learning é incentivar a continuidade dos estudos. Não é porque uma pessoa terminou a graduação, a pós ou o mestrado que ela precisa parar de estudar.
Como falamos, o aprendizado nunca é demais, principalmente quando ele é aplicado na prática diária e utilizado para ampliar a visão de mundo.
Até mesmo porque todos estes novos conhecimentos podem ser usados para o desenvolvimento pessoal e profissional, alcançando o seu máximo potencial.
Como fazer lifelong learning?
Agora que você já sabe o que é lifelong learning, conhece sua premissa básica e os quatro pilares, é o momento de entender como fazer. Lembre-se de que todo o processo deve ser adaptado de acordo com a sua realidade, necessidades e objetivos.
Então, confira as principais dicas:
- Tenha clareza sobre seus interesses;
- Identificação dos pontos fortes e fracos;
- Atenção às tendências do mercado;
- Procure por cursos e treinamentos para qualificação;
- Aprenda a priorizar o que é importante para você;
- Acompanhe o seu progresso;
- Tenha constância e continue nessa jornada.
Leia também: O que é CHA das vendas e como aplicar no setor comercial
Qual a importância do desenvolvimento de equipes?
Para a Appet, desenvolver toda a equipe comercial fez bastante sentido. Alan e Leonardo, por serem líderes jovens, também estavam entusiasmados com a perspectiva de adquirir novos conhecimentos e técnicas .
“O aprendizado sempre soma, né. Então, como somos novos, nós queríamos aprender mais sobre vendas.”
O gestor compartilha que, inclusive, o aprendizado conseguiu transformar as vendas da equipe. Além da maior produtividade na rotina, o desenvolvimento provou seu resultado em números.
O IEV surgiu em 2014 com o objetivo de fazer empresas, vendedores e gestores atingirem todo o seu potencial em vendas.
Para o IEV, vendas não é “jetinho”, mas é uma ciência. Sem a mentalidade, processo comercial e prática, um negócio não consegue aproveitar as possibilidades e oportunidades do mercado.
Por isso, com metodologia dos maiores especialistas em vendas, desenvolvemos a solução mais completa em vendas para empresas.
Formamos profissionais de alto nível, acompanhamos resultados e desenvolvemos uma parceria de confiança. Assim, sabemos que a sorte não basta para te posicionar verdadeiramente no mercado.
Converse com um especialista em vendas do seu segmento e entenda como o IEV pode te ajudar a despertar os mais altos resultados no seu time.