5 sinais de que você precisa de um mentor de vendas para sua empresa - IEV - Instituto de Especialização em Vendas

Empreender não é uma tarefa fácil, são inúmeros questionamentos e decisões a serem tomadas, mesmo as melhores ideias podem não dar certo por conta da falta de experiência. É possível ter sucesso a partir da tentativa e erro dentro de uma empresa, mas contar com a ajuda de um mentor de vendas facilita muito a caminhada.

Segundo um estudo da Endeavor, 74% dos empreendedores que passaram por um processo de mentoria de vendas tiveram bons resultados logo no começo de seus negócios. Devido ao empoderamento gerado, essa prática tem se tornado muito popular.

Mas, ter um mentor de vendas vai além do ato de empoderar e gerar confiança. Ter uma pessoa com experiência te guiando significa ter a possibilidade de aprender e construir uma ponte de conhecimentos que te leva aos seus objetivos.

Agora, entenda a diferença fundamental entre um mentor e um consultor.

O que é um mentor de vendas?

Mentor de vendas é uma pessoa que já trilhou o mesmo caminho e chegou ao patamar que você quer chegar, ou seja, que aprendeu com as experiências e práticas adquiridas. O consultor, em resumo, é um especialista em uma área específica, possuindo conhecimento formal e não, necessariamente, na prática.

O mentor de vendas, com base em sua bagagem, auxilia os empreendedores a gerirem sua autoaprendizagem, a compreender melhor o mercado onde estão inseridos e amadurecer o modelo de negócio.

Essa pessoa mais experiente no setor comercial também ajuda o mentorado a aprender técnicas de venda, por exemplo: como fazer o fechamento, como abordar um cliente e como criar rapport.

Porém, além disso, um mentor de vendas também contribui para o seu negócio com uma visão diferente da sua. Um olhar de fora que tem a capacidade de enxergar algumas coisas que você, por estar em sua rotina, não vê.

Mas como saber o momento exato de recorrer a esse tipo de ajuda? Pensando nisso, fizemos uma seleção de motivos para você contratar um mentor de vendas.

5 sinais de que você precisa de um mentor de vendas para sua empresa

1 – Nova área de negócio

Certamente, o primeiro passo ao se aventurar em um novo negócio ou nova área de atuação é ouvir quem já faz parte daquela realidade. Absorver conhecimento sobre as particularidades do campo, a concorrência, o que é possível e o que não é possível realizar.

Por ter experiência, o mentor sabe quais são os melhores caminhos a serem seguidos e já testou muitas opções, encurtando os testes a serem feitos por quem for guiado por ele.

Ou seja, com certeza dar início a um negócio já sendo mentorado por uma pessoa experiente e capaz de indicar as melhores atitudes a serem tomadas, aumenta as possibilidades de sucesso.

2 – Noção de escala

O crescimento de qualquer empresa depende, principalmente, da organização interna e dos processos comerciais. Quando o time de vendas não está bem estruturado, todo o negócio tende a não ir bem, pois se os produtos ou serviços não são vendidos, como se aumenta o faturamento?

A ajuda de um mentor se faz necessária também quando se deseja obter crescimento proporcional sem a necessidade de elevar os custos das operações.

Como algumas empresas conseguem crescer acima do esperado, enquanto a minha mal supre suas necessidades básicas? Como tornar o meu produto replicável? Esses são questionamentos que um mentor, uma visão externa à empresa e com mais experiência, pode ajudar a sanar.

3 – Problemas de gestão

Gestão de pessoas, financeiro, processos, comercial e produtos. Certamente, são muitas áreas distintas que envolvem o dia a dia de uma empresa, o que torna muito difícil dominar plenamente todas. Ao mesmo tempo, problemas em qualquer um desses pilares pode impedir o crescimento do negócio.

A mentoria facilita a construção de um plano de aperfeiçoamento. Ela pode indicar modelos de gestão, focar e buscar a resolução precisa de problemas.

Quando um time não é bem gerido, ele não progride e tende à estagnação.

4 – Economizar de Recursos

Acredita que sua empresa está desperdiçando recursos? Não sabe mais como cortar gastos? Certamente um mentor terá algumas ideias de como fazer isso a partir do como ele faz no seu próprio negócio.

Além disso, otimizar os processos de gestão, por exemplo, economiza o recurso mais importante: o tempo. Por que esperar 10 anos para obter o resultado que almeja se, com o direcionamento certo, você pode chegar lá em 5 anos?

5 – Conexão com o público

Num contexto extremamente competitivo, onde novas ideias surgem a cada segundo, com toda a certeza o foco, cada vez mais, é o consumidor. De nada adianta melhorar todos os processos, entender o mercado, criar um produto escalável se ele não atende a expectativa do cliente.

Milhares de ideias brilhantes podem se perder por não encontrar ou não se conectar com o seu público. A visão mais experiente do mentor e, principalmente, sua capacidade de inspirar muitas pessoas, pode ser absorvida para gerar mais empatia com o consumidor. O relacionamento com o cliente é peça fundamental para o sucesso.

Benefícios em contratar um mentor de vendas

Levar um mentor de vendas para empresa é uma forma de acelerar os processos de aprendizagem dos líderes e da equipe de vendedores. A presença de um mentor pode inspirar o time a vender mais e melhor. Além de motivação, a presença de um especialista em vendas é importante para orientar as pessoas a superarem desafios profissionais e do mercado.

Além disso, o mentor de vendas pode te ajudar a aumentar a produtividade, melhorar a comunicação, gerar resultados e aplicar ferramentas práticas que realmente contribuam para os processos e te permitam colher os frutos do desenvolvimento.

O mentor de vendas ajuda os profissionais a atingirem o máximo potencial através de orientação e metodologias. 

Então, esse especialista te ajudará a enxergar problemas e desafios que você mesmo não conseguiu visualizar. Ou seja, é um olhar externo comprometido com o desenvolvimento da empresa.

Por que um mentor de vendas?

O mentor de vendas tem o espírito de um vendedor de alta performance. E o que isso quer dizer? Isso significa que ele possui muita capacidade técnica. Portanto, sabe aplicar as táticas essenciais em todas as etapas das vendas. Assim, as falhas na abordagem, prospecção, fechamento, contorno de objeções e pós-venda diminuem.

Além disso, os vendedores costumam ser mais competitivos que os outros funcionários da empresa. E, essa característica pode te ajudar, pois você contará com o auxílio de outro profissional com visão estratégica.

O sucesso de quem teve um mentor de vendas

Como você pode ver, certamente ter um mentor de vendas aumenta os resultados positivos de um negócio, já que por meio dele é possível aprender e ter a experiência de bons profissionais da área como parâmetro. 

Isso foi o que aconteceu com a empresa especializada em móveis para escritórios, a “Escritolândia”, após ter passado por uma reunião estratégica com um mentor de vendas. 


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Mas, antes disso, vamos contextualizar um pouco a história deles. 

O gestor da Escritolândia, Ivan Nascimento, começou a trabalhar desde cedo ao lado de seu pai. Ele tinha 14 anos quando, juntos, começaram um negócio. Cerca de um ano depois, nasceu a Escritolândia.

No começo houve dificuldades, como em todas as empresas, mas foi um momento de muito aprendizado para o Ivan. Ele teve a oportunidade de, ainda jovem, entender sobre esse mercado e adquirir experiência e conhecimento. 

Em 2003 o pai de Ivan faleceu; esse foi um período difícil e desafiador. Depois disso, Ivan resolveu manter vivo o sonho da Escritolândia e continuou a buscar por mentorias e especializações que o ajudassem a melhorar como dono. 

A empresa continuou a se desenvolver ao longo dos anos, mas em fevereiro de 2019, por meio de indicações, conheceu o Instituto de Especialização em Vendas (IEV), o que foi um divisor de águas para o negócio dele. 

Após passar por uma reunião estratégica e ser mentorado por um time de especialistas em vendas, ele viu a Escritolândia crescer como nunca. De acordo com o Ivan:

“As mudanças foram percebidas através do crescimento e do desenvolvimento. Os colaboradores passaram a colocar uma energia maior em cima dos resultados. O resultado do ano passado foi o melhor da história: Tivemos, em 2019, o melhor resultado da minha empresa!

Nossa trajetória começou em 1991 e nunca tivemos um resultado tão bom! Surpreendentemente, no mês de outubro, não só tivemos o melhor mês da história, como também o melhor ano da história.”

IEV e os mentores de vendas

O IEV é a maior escola de vendas do Brasil. Desde de 2014, vem formando diferentes profissionais do setor comercial e revolucionando os resultados das empresas em todo o país. 

Com olhar de profissionais experientes, os professores e mentores auxiliam os empreendedores a venderem mais e melhor, ou seja, otimizar os resultados. Com menos esforço, menos tempo e a mesma quantidade de funcionários, você consegue obter resultados melhores.

No IEV, nós detectamos os principais pontos a serem trabalhados na sua gestão comercial, oferecendo as melhores soluções em vendas do Brasil. Nosso fundador Victor Vieira e seus sócios, Raul Candeloro e Marcelo Caetano, te ajudam a se tornar um especialista, com base em suas experiências de sucesso em vendas e gestão. Além disso, contamos com um time de mentores para alunos e franqueados.

Fale com um dos especialistas e tenha uma reunião estratégica com um mentor de vendas, que te ajudará a melhorar todos os processos comerciais.

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